A pessoa com uma personalidade narcisista está associada à uma lista de características, como arrogância, necessidade de admiração excessiva e um grandioso senso de auto-importância.
Porém, aprender a dizer não para um narcisista é fundamental.
O que nem sempre é revelado é que ele também é muito sensível e não saber lidar facilmente com rejeição ou crítica. Portanto, ao dizer “não”, é útil considerar as quatro dicas a seguir.
Esteja bem preparado
Seu “não” será criticado e desafiado, e o narcisista tentará insultá-lo quando não fizer o que ele quer.

Pense em todas as razões pelas quais o narcisista discutirá com você, de modo à fazer com que mude a opinião ou decisão.
Encene a conversa antecipada com um amigo ou membro da família.
Peça-lhes que digam o que você espera que o narcisista dirá quando receber um “não”. Em seguida, explique que sua resposta ainda é um “não”. Se tiver uma justificativa clara e que não seja pessoal, diga-a.
Nunca diga que a razão é porque o narcisista é uma pessoa difícil. Apontar as falhas de caráter é muito pior do que não dizer nada.
Não há necessidade de dar uma explicação ao dizer não para ninguém.
Seja objetivo
Permanecer calmo e objetivo deixará o narcisista a ficar menos indignado.
As emoções são contagiosas, incluindo as positivas e calmas. É possível praticar isso também em uma dramatização, como descrito anteriormente.
Leia também:
O narcisista é motivado emocionalmente, e vai tentar deixá-lo também emocionalmente motivado para se sentir em um terreno comum, especialmente se o seu “não” for perturbador.
Ao ser objetivo, você comunica que não há nada de errado com o seu “não”. O tom de voz e a linguagem corporal comunicarão isso tão bem, ou até melhor, do que quaisquer outras palavras específicas que usar.
Isso mostrará que você não acredita que haja algo de errado em dizer “não”, sendo apenas uma parte normal da vida.
Mantenha o respeito
O narcisista quer desesperadamente ser respeitado.
Encontre algo genuíno para a qual possa dizer palavras respeitosas. Não exagere ou minta com a intenção de manipular o narcisista.
Apenas mencione com naturalidade a palavra “respeito” durante a conversa.
Isso ajudará a resistir ao desejo de insultá-lo, bem como a responder calmamente às provocações dele quando disser não.
Seja persistente e mantenha a postura
O narcisista tentará fazer você mudar de ideia. Sinta-se à vontade para repetir seu “não” calmamente, quantas vezes forem necessárias, e então encerre a conversa ou mude de assunto.
Não dê a ele a oportunidade de discutir ou persuadi-lo a mudar de ideia. Demonstre confiança e indique que você não mudará sua resposta, até que ele desista.
Afinal, você tem o direito de dizer “não” a qualquer um.
Contudo, também reconheça que haverá consequências com as quais precisa lidar. Se não se sentir seguro em dizer “não”, procure ajuda ou evite a completamente a situação.

Não há problema em sair de uma conversa sem que o narcisista se sinta bem com o seu “não”. Ele terá que viver com isso, e geralmente o faz.
Palavras finais
Exerça o direito de dizer não à um narcisista ou a qualquer outra pessoa.
Está gostando do conteúdo? Dê o primeiro passo em direção ao seu bem-estar emocional
Essas quatro dicas ajudarão a minimizar o incômodo que um narcisista causará ao ouvir que você não fará o que ele quer. Estar preparado te manterá calmo e direto, fazendo com que o narcisista aceite o seu “não” sem ficar tão chateado.
Ao ser respeitoso e persistente será capaz de encerrar a conversa e seguir adiante, sem mudar de ideia e ceder.
É claro que, se o seu “não” escalar o narcisista para um comportamento perigoso, fisicamente, financeiramente, ou de outra forma, busque a assistência de outra pessoa, como um Psicólogo, advogado, ou a polícia.
O narcisista têm uma personalidade muito sensível à rejeição e a crítica. Apenas faça o melhor que puder e esteja preparado.
Deixe um comentário