Triangulação narcisista é um termo usado para descrever a tática de alterar a dinâmica de uma conversa. Duas pessoas em uma discussão ou desacordo incluem uma terceira, criando um triângulo. Isto é frequentemente usado em situações de conflito para desviar parte da tensão para a terceira pessoa ou reforçar um lado do argumento.
Ela também se caracteriza como uma técnica usada por pessoas com traços narcisistas para controlar e manipular outros ao seu redor, seja na família, nos relacionamentos, nas amizades ou no local de trabalho. Apesar de suas consequências negativas para quem a vivencia, existem maneiras de gerenciá-la ou evitá-la.
A triangulação é uma estratégia útil para neutralizar tensões e conflitos. No entanto, também é utilizada de forma prejudicial para manipular, controlar situações ou para exacerbar conflitos. As três funções da triangulação incluem:
- O perseguidor: a pessoa narcisista neste papel é normalmente vista como a instigadora. Ela usa ameaças, culpas, críticas, ataques pessoais ou linguagem dura/agressiva para estabelecer quem é o “malfeitor”;
- A vítima: neste caso, o narcisista se apresentará como indefeso e que precisa de resgate. Ao fazer isso, ele desvia a responsabilidade de suas próprias palavras e ações para outra pessoa;
- O salvador: como salvador, o narcisista consertará, “suavizará as coisas” e possivelmente aceitará a responsabilidade por seus sentimentos ou comportamentos, de modo que suas vítimas se sintam culpadas.
Quem usa triangulação narcisista?
A triangulação narcisista não é incomum e pode ser observada em muitos tipos diferentes de relacionamentos, como relacionamentos entre pais e filhos, parceiros românticos, amizades e no local de trabalho. Ela é usada intencionalmente é caracterizada como uma manipulação ou tática de controle.
Alguns destes podem ser sinais de Transtorno de personalidade narcisista, embora também ocorram em indivíduos com Transtornos de personalidade borderline ou antissocial. A triangulação como forma de manipulação ou controle é frequentemente vista em relacionamentos emocionalmente abusivos, nos quais o agressor pode ter traços de narcisismo.
Exemplos de triangulação narcisista
A triangulação narcisista pode e acontecerá em qualquer relacionamento, especialmente aqueles que ele não tem como evitar. Por exemplo, os laços familiares não mudam, mas ele pode deixar de ser amigo de alguém quando o seu controle for restringido.
Entre pais e filhos
Um pai narcisista usa os filhos na triangulação quando a parceira se afasta, se desvincula ou o abandona. Ele trabalha para comprar o amor do filho e fazer a mãe parecer ou se sentir mal.
Em muitos casos, esta forma de triangulação narcisista é usada para forçar a progenitora a voltar a fazer as coisas que deveriam ser feitas. Exemplos de triangulação narcisista entre pais e filhos incluem:
- Oferecer guloseimas ou indulgências que o outro pai não permite ao filho;
- Convencer a criança de que aquele que saiu é o único culpado por quaisquer desentendimentos;
- Ignorar as regras e limites razoáveis do outro progenitor, possivelmente estabelecendo eles próprios regras e limites irracionais;
- Recusar-se a comunicar diretamente com o outro progenitor, passando informações através da criança;
- Desabafar e expressar suas emoções sobre o outro progenitor aos filhos para incutir sentimentos negativos;
- Perguntar sobre a vida do outro progenitor através da criança para usar essa informação contra o outro progenitor.
Entre irmãos
Outra maneira comum do narcisista triangular dentro de sua família é colocar os irmãos uns contra os outros. O narcisista fará isso para sentir que têm controle dentro de sua família e encorajará o filho a buscar sua aprovação.
Esta forma de triangulação narcisista também acontece com um irmão narcisista colocando um dos pais contra outro irmão ou vice-versa. Exemplos de triangulação narcisista entre irmãos incluem:
- O pai designa um filho como filho “perfeito” ou “favorito” (o filho de ouro ) e o outro irmão como “filho problema” (o bode expiatório da família ) que deve alterar seu comportamento para obter a aprovação dos pais;
- Alternar qual criança recebe o foco de afeto e aprovação dos pais para fazer os irmãos sentirem que competem pelo amor dos pais.
Nas famílias
A triangulação narcisista também ocorre dentro das famílias, transformando-a numa estrutura familiar narcisista. O narcisista usa seu poder e controle para manipular sistematicamente. Ele também emprega essa tática para estabelecer superioridade. Exemplos de triangulação narcisista nas famílias incluem:
- Uma mãe narcisista concentra-se nos problemas comportamentais da filha e compara-a constantemente ao filho, enquanto o pai tenta ajudar a corrigir o comportamento;
- Uma avó narcisista critica constantemente seu parceiro, compartilhando como ele é maltratado para receber elogios e conforto de outros membros da família;
- Uma sogra narcisista coloca o filho na posição de “escolher” entre “ela e o cônjuge”, falar negativamente dele ou ignorar seus limites;
Nos relacionamentos românticos
A triangulação narcisista em relacionamentos românticos é muito comum. Normalmente, o narcisista usará a triangulação para se assegurar do afeto e da devoção do parceiro, bem como para garantir que mantenha o controle do relacionamento. Exemplos de triangulação narcisista em relacionamentos românticos incluem:
- Compartilhar com um parceiro que seu ex não os deixa em paz ou quer voltar a ficar juntos para que o parceiro o tranquilize ou se comporte de determinada maneira;
- Ligar para a mãe do companheiro e reclamar do quanto o filho o maltrata ou é injusto no relacionamento;
- Trazer um amigo em comum para uma discussão e pedir a esse amigo que escolha um lado enquanto o prepara para escolher o lado do próprio narcisista.
No local de trabalho
A triangulação narcisista é típica em um local de trabalho porque oferece uma forma passivo-agressiva de equilibrar o campo de jogo, manipulando as interações dos colegas de trabalho. Lidar com um chefe narcisista é uma situação particularmente complicada, pois ele já detém mais poder do que o empregado. Exemplos de triangulação narcisista no local de trabalho incluem:
- O chefe comparar publicamente um funcionário com um membro mais produtivo da equipe;
- O chefe pedir a opinião de um funcionário ao tomar uma decisão comercial final onde dois funcionários estão debatendo, em vez de tomarem a decisão sozinhos;
- Um colega de trabalho contando ao chefe que outro funcionário não merece um papel de liderança, de modo a garantir essa posição para si;
- Fofocar com um colega de trabalho que outra pessoa o tratou mal, para que esse colega o defenda no futuro;
- Um colega de trabalho triangulando com o chefe para fazer com que outro funcionário seja repreendido.
Nas amizades
Um narcisista também fará triangulação em suas amizades e relacionamentos sociais, de modo a distrair uma pessoa de sua mudança de comportamento após o término da fase inicial da amizade. Amigos narcisistas são difíceis de detectar porque conseguem esconder suas tendências. Exemplos de triangulação narcisista em amizades incluem:
- Comparar-se com outros amigos de uma pessoa;
- Procurar o elogio de um amigo e a garantia de que ele é superior aos outros amigos;
- Agir com direito a passar um tempo com um amigo ou fazer com que esse amigo escolha entre ele e outros amigos;
- Mencionar passar tempo com amigos “melhores” para fazer com que o amigo persiga sua atenção e carinho.
Por que os narcisistas usam a triangulação?
Pessoas narcisistas frequentemente apresentam os seguintes sintomas:
- Necessidade de atenção e admiração;
- Necessidade de aprovação de outras pessoas;
- Autoestima exagerada ou deflacionada, ou flutuações entre as duas;
- Falta de empatia ou interesse pelas necessidades dos outros;
- Acreditar que são superiores e acreditar que tem direito a tratamento especial.
Essas características levam as pessoas com narcisismo a usarem táticas de manipulação e controle para atender às suas necessidades, sem qualquer preocupação com o bem-estar dos outros. Isto ocorre dentro do papel de perseguidor, usando agressão e hostilidade para controlar por meio do medo ou para demonstrar aos outros porque esta pessoa está errada.
Um narcisista usa o papel de vítima para ganhar simpatia, atenção e carinho, o que lhe permite sentir-se especial e superior. Este papel também o ajuda a desviar qualquer responsabilidade por uma discussão ou erro, potencialmente forçando outros a assumirem a culpa.
Leia também:
Narcisistas também não lidam bem com críticas ou culpas, então usam a triangulação para proteger seu ego e manipular outros para aceitarem responsabilidades.
Como lidar?
Existem várias maneiras de lidar com a triangulação narcisista, que variam dependendo do relacionamento que você tem com a pessoa.
Reconheça quando a triangulação está acontecendo
O primeiro passo para mudar a triangulação narcisista é reconhecer quando você é puxado para ele. Compreender que esta é uma tática de manipulação ajuda a liberar um pouco da culpa que ele coloca. Revise as interações com um indivíduo de confiança ou com um Psicólogo.
Aceite seu papel na triangulação
Você provavelmente já desempenhou algum papel dentro de uma dinâmica de triangulação narcisista em algum momento de um relacionamento, e pode ter havido momentos em que você estava ou não consciente.
Lembre-se de que esta é uma ferramenta de manipulação e que pessoas com traços narcisistas são mestres na manipulação. Você não pode mudar o passado, mas pode decidir como se envolverá no futuro, incluindo em quais papéis de um triângulo você se envolverá ou não.
Tenha uma conversa direta e privada
Destacar diretamente a triangulação narcisista é estressante, especialmente quando o narcisista semeia divisão intencionalmente. Lembre-se de que ele usa essa tática para obter controle da pessoa ou situação.
Falar com ele em privado sobre o seu comportamento elimina parte da possibilidade de procurarem aprovação e defesa dos espectadores. Também mostra ao narcisista que você não está disposto a se envolver nessa dinâmica.
Responda, não reaja
Às vezes, ter uma conversa privada e direta não é suficiente para fazer um narcisista parar de tentar atraí-lo para um triângulo relacional. Você não deve se envolver ao reforçar que não participará da triangulação.
Neste caso, o silêncio é a forma mais ruidosa de comunicar esta fronteira. Aprender e praticar frases para desarmar um narcisista, ou ensaiar mentalmente esta situação de antemão, também vai ajudá-lo a manter esse limite no momento.
Defina seus próprios limites
Você pode ter evitado participar ativamente da triangulação narcisista, mas isso não significa que ele ainda não falará sobre você com as outras pessoas.
Estabelecer limites saudáveis com alguém que você vê regularmente é desafiador, mas isso vai ajudá-lo a lidar melhor com a situação. Os limites a serem definidos com um narcisista incluem:
- Sair de situações em que você fica sozinho com eles;
- Ignorar comentários que pretendem atrair você;
- Evitar compartilhar informações pessoais;
- Não entrar em situações sem a presença de pessoas de confiança que o entendam e apoiem.
Fortaleça seus próprios apoios
A triangulação narcisista afeta gravemente sua autoestima e bem-estar emocional. O apoio é crucial ao lidar com esta situação e manter-se emocional e mentalmente estável. Trabalhe no cultivo intencional de uma rede de amigos e comunidades validadores, como amigos, familiares, vizinhos ou indivíduos que compartilham interesses semelhantes aos seus.
Qualquer pessoa que o apoie e não o coloque em triângulos prejudiciais ou que o julgue será ótimo.
Saiba quando sair do relacionamento
Infelizmente, o narcisismo é um diagnóstico vitalício difícil de tratar, a menos que ele esteja disposto a trabalhar diretamente na forma como está contribuindo para a triangulação. Se esse relacionamento afetar sua saúde mental e seu funcionamento, talvez seja hora de terminá-lo.
Preparar-se para terminar e o que esperar no final deste relacionamento vai ajudá-lo a lidar com esta situação desafiadora.
Encontre um Psicólogo
Ter um Psicólogo ao seu lado é fundamental ao lidar com a triangulação narcisista. O propósito do Psicólogo é ajudá-lo a reconhecer padrões relacionais e descobrir mudá-los. Escolher um Psicólogo que vai ajudá-lo a se recuperar do abuso narcisista é um bom ponto de partida.
Palavras finais
Lidar com a triangulação narcisista é estressante e exaustivo, mas você não está sozinho. Conversar com um Psicólogo ou entrar em contato com um amigo ou familiar de confiança fará uma grande diferença em como você se sente, bem como ajudá-lo a estabelecer os limites necessários para viver uma vida saudável e equilibrada.
Últimas postagens
Deixe um comentário