Os narcisistas são mestres manipuladores, muitas vezes trabalhando nos bastidores para garantir o controle sobre seus círculos sociais. Uma estratégia fundamentalmente empregada é isolar os indivíduos e criar um ambiente de confusão e desconfiança.
A razão subjacente a este comportamento é o seu desejo por poder e controle de elementos essenciais para a sua frágil autoestima e identidade. Quando as pessoas dentro de sua esfera de influência começam a se comunicar livremente, a teia de mentiras e manipulação corre o risco de se desfazer.
O medo da unidade
No centro da mentalidade de um narcisista está uma insegurança profunda. Apesar de sua grandiosidade e aparente autoconfiança, ele é altamente vulnerável a críticas, rejeição e exposição. Seu mundos social e emocional é construído sobre ilusão e engano, muitas vezes através da manipulação de fatos e emoções.
Quando amigos, familiares ou colegas do narcisista comparam histórias ou compartilham insights, começam a ver as inconsistências no comportamento e nas narrativas. A ideia de que outros possam unir-se contra ele ou expor as suas tácticas é assustadora.
Portanto, ele trabalha ativamente para evitar isso, desencorajando a comunicação aberta entre os indivíduos e promovendo uma atmosfera de desconfiança. Isto leva-nos a duas estratégias fundamentais para manter as pessoas isoladas e sob controle: dividir e conquistar e triangulação.
Dividir e conquistar
Dividir e conquistar é uma estratégia narcisista clássica que envolve a criação de divisões entre indivíduos ou grupos para evitar a unidade. O narcisista explora as inseguranças, medos e mal-entendidos das pessoas para criar uma barreira entre elas.
Nas relações pessoais, um narcisista pode elogiar uma pessoa enquanto critica outra, fazendo-a sentir-se superior ou inferior. Essas manipulações emocionais criam uma dinâmica competitiva onde os indivíduos sentem que devem disputar a aprovação do narcisista, em vez de se verem como aliados.
Triangulação
A triangulação é outra ferramenta de manipulação que os narcisistas usam para controlar relacionamentos. Ela envolve trazer uma terceira pessoa para uma dinâmica de duas pessoas, de modo a criar tensão, confusão e competição.
O narcisista atua como o intermediário, controlando o fluxo de informações e mantendo todos dependentes para maior clareza e verdade. Ele criará mal-entendidos ou aumentará os conflitos, de modo a manter o foco longe de si mesmo e nas questões interpessoais.
Como os narcisistas causam conflitos?
Fofocas e rumores
Os narcisistas espalham informações falsas ou exageradas sobre as pessoas próximas para semear a discórdia. Eles dizem a cada pessoa uma versão diferente dos eventos ou compartilham informações privadas com outras pessoas de uma forma que cria tensão.
Por exemplo, o narcisista pode dizer a um amigo que outro está falando pelas costas, fazendo-o questionar o relacionamento. Ao plantar sementes de dúvida, ele garante que as pessoas não se comuniquem diretamente e resolvam mal-entendidos.
Vitimismo
Os narcisistas são famosos por se apresentarem como vítimas em qualquer conflito. Eles podem dizer à pessoa A que a pessoa B os prejudicou de alguma forma, suscitando simpatia e apoio. A pessoa A torna-se então uma aliada involuntária na vingança do narcisista contra a pessoa B.
Essa tática não só conquista a simpatia e atenção como também semeia discórdia entre A e B, garantindo que eles não se unam para comparar notas ou expor o verdadeiro papel do narcisista no conflito.
Falsas narrativas
Outra forma de os narcisistas causarem conflitos é tecendo narrativas inteiramente falsas sobre situações ou pessoas.
Leia também:
Por exemplo, se dois amigos começarem a discutir algo que o narcisista disse, o narcisista distorcerá os fatos e os acusará de conspirar contra eles. Isso cria paranoia e confusão, criando uma cunha entre pessoas que de outra forma poderiam ter se ligado sobre suas experiências compartilhadas com o narcisista.
Retenção de informações
Os narcisistas prosperam no controle do fluxo de informações. Ao compartilhar seletivamente detalhes com uma pessoa, mas negando-os de outra, eles criam um desequilíbrio no conhecimento.
Por exemplo, num ambiente familiar, o narcisista pode contar a um irmão sobre uma decisão familiar crítica, mas não informa o outro. Quando o irmão deixado de fora descobre que foi excluído, é provável que se sinta magoado e culpe o outro irmão, sem perceber que o narcisista estava por trás da manipulação.
Colocando as pessoas umas contra as outras
Os narcisistas alimentam ativamente a rivalidade entre as pessoas que mantém contato. Eles podem dizer à pessoa A que a pessoa B não gosta deles ou está tentando miná-los de alguma forma. Ao mesmo tempo, eles dizem à pessoa B exatamente o oposto.
O foco muda das manipulações do narcisista para a crescente hostilidade entre os dois indivíduos.
Fingindo neutralidade
Uma tática narcisista clássica é fingir que eles são neutros em um conflito que criaram. Ele encoraja duas pessoas a discutirem ou competirem, agindo ao mesmo tempo como se estivesse acima da briga.
Por exemplo, encorajar dois colegas de trabalho a entrarem em conflito por causa de um projeto, alimentando sutilmente as inseguranças de cada um. Quando o conflito inevitável surge, o narcisista desempenha o papel de mediador, ao mesmo tempo em que desfruta secretamente do poder que tem sobre a situação.
Ciúme e inveja
Os narcisistas frequentemente criam ciúme e inveja comparando as pessoas umas com as outras. Eles podem elogiar as conquistas de uma pessoa na frente de outra, fazendo com que a segunda pessoa se sinta inadequada ou inferior.
Por exemplo, elogiar excessivamente um amigo e, sutilmente, denegrir outro. O amigo que se sente excluído provavelmente ficará com ciúmes e, em vez de ver a manipulação do narcisista, direcionará sua frustração para o outro amigo.
Palavras finais
Os narcisistas prosperam em manterem as pessoas divididas, isoladas e confusas. Sua necessidade de controle os leva a usarem estratégias manipuladoras como dividir e conquistar, e triangulação para garantir que ninguém em suas vidas fale abertamente e compare histórias.
Ao empregar táticas como fofocas, brincadeiras com vítimas, narrativas falsas e ciúmes, eles promovem o conflito e a desconfiança entre pessoas que, de outra forma, poderiam se unir contra eles.
A melhor defesa contra a manipulação de um narcisista é a comunicação aberta. Quando as pessoas estão cientes das táticas do narcisista e começam a falar aberta e honestamente, o controle do narcisista começa a corroer.
Uma vez que as pessoas na vida do narcisista reconhecem esses padrões e compartilham suas experiências, o narcisista enfraquece, e sua teia de mentiras entra em colapso.
Últimas postagens
Deixe um comentário