Conviver com um narcisista não é algo fácil, mas há algumas regras que você seguir para tornar o dia-a-dia menos problemático e conflituoso.
Aqui estão as 11 coisas que você não deve fazer com um narcisista:
Julgar sua aparência
A aparência é tudo para o narcisista. Ele trabalha duro para apresentar uma fachada de superioridade e certeza, além de gostar de manter os outros na dúvida e esconder as próprias fragilidades.
É importante lembrar que o narcisista é profundamente inseguro, e sua fachada é projetada para esconder um vazio interior.
Podemos ter compaixão pela dor do narcisista, mas não nos deixar enganar por seus fingimentos.
Compartilhar informações demais
Quanto mais informações pessoais você der a um narcisista, mais munição ele terá para usar contra você.
Como o narcisista precisa se sentir no controle, ele vai usar qualquer coisa que você compartilhar para humilhá-lo ou manipulá-lo, principalmente quando estiver mais vulnerável ou necessitado.
Seja criterioso sobre o que você diz à ele.
Justificar seus pensamentos, sentimentos ou ações
O narcisista gosta de fazer com que os outros se questionem. Ele faz isso por meio de perguntas direcionadas, agindo como se você precisasse se explicar à ele.
Reconheça essa estratégia pelo que ela é: uma tentativa de prejudicá-lo emanipulá-lo.
Um mantra de autoajuda útil é a palavra JADE, que significa: Justificar, Argumentar, Defender ou Explicar. Você não precisa explicar ou justificar seus sentimentos ou pensamentos.
Além disso, discutir ou se defender de um narcisista é contraproducente. Ele está mais interessado em vencer, e não em ouvir.
Minimizar a disfuncionalidade
O comportamento egoísta do narcisista e a fome de atenção sugam a energia das pessoas ao seu redor.
Com o tempo, pessoas próximas ficam cansadas ou entorpecidas, e não conseguem registrar o quão prejudicial à saúde é o seu comportamento.
Enganar, manipular e humilhar os outros é prejudicial à saúde e errado.
Às vezes, é melhor deixar um comportamento infantil ou provocativo passar sem fazer comentários, mas isso não significa que você deve deixar de entender como isso é prejudicial à saúde.
Fazer o narcisista assumir a responsabilidade
O narcisista raramente se desculpa ou admite a culpa. Ele pensa que tem um status especial, maior estatura e mais direitos do que as outras pessoas.
Ele não tem interesse na igualdade, ou em assumir o que faz, além de receber o crédito. Esperar que os narcisista assuma a responsabilidade por ações negativas é uma perda de tempo.
Se você quiser apontar o papel dele em um problema, tudo bem, mas faça isso porque você precisa dizê-lo, não porque espera que ele ouça ou valide suas preocupações.
Querer que ele compartilhe valores e visão de mundo
Se você espera que o narcisista tenha compaixão, diga a verdade ou compartilhe os holofotes, ficará repetidamente desapontado.
Ele apenas vê os outros como fontes de gratificação, não como iguais; usa palavras como ferramentas ou armas mais do que como verdade; e tem uma fome sem fim de atenção.
Tudo isso vem de um senso instável de identidade. Saber disso vai libertá-lo de falsas expectativas e permitir que estabeleça limites de acordo.
Leia também:
Tentar vencê-lo em seu próprio jogo
Pode ser tentador, mas lembre-se: a maioria dos narcisistas passa a vida aperfeiçoando sua campanha de auto-engrandecimento.
Muitos deles realizam mais ações manipulativas em uma semana do que a maioria das pessoas durante todo o ano.
O narcisista tem um medo mortal de perder, de se sentir inferior e de ser exposto ou humilhado.
Como resultado, dedica muita energia para manter sua imagem e cultivar fontes de estímulo ao ego, geralmente às custas dos outros.
Tentar vencê-lo em uma guerra de palavras, vingar-se ou adotar suas técnicas é como um amador enfrentando um profissional experiente.
Levar suas ações para o lado pessoal
O narcisista tira vantagem de quem pode. Ele trata as pessoas mais próximas de forma especialmente negativa, mas poucos são imunes às suas humilhações e manipulações.
Se você levar o que ele faz para o lado pessoal, lhe concederá um espaço extra em sua mente e psique. E é exatamente isso que o que os narcisista deseja.
Ser maltratado por um narcisista é doloroso e errado, mas ele tem como alvo qualquer pessoa que cruze seu caminho. Não é nada pessoal, mas apenas o que ele faz.
Exigir empatia ou justiça
O narcisista geralmente é incapaz de ter empatia, pois ela se baseia no pressuposto de que os outros são dignos, iguais e merecem atenção e compaixão.
Isso soa como algo em que uma pessoa narcisista que você conhece acredita?
Seu senso de direito faz com que sinta poucos motivos para jogar limpo ou retribuir. Sua grandiosidade o leva a ver os outros como inferiores e indignos de compaixão.
Em vez de esperar igualdade ou reciprocidade de um narcisista, concentre-se em respeitar a si mesmo.
Exigir que ele mude
Pessoas com um estilo narcisista forte raramente muda.
Ele alterará alguns comportamentos ao longo do tempo, mas a dinâmica subjacente que o impulsiona existirá para o resto da vida.
O narcisista vê o outro como ameaça ou vítima em potencial, e está preso em uma busca sem fim por atenção e aprovação.
Em vez de esperar que o narcisista mude, aceite quem ele é e concentre-se em como cuidar de si mesmo quando estiver perto dele.
Subestimar o seu poder
O narcisismo é uma profunda distorção do senso de identidade de uma pessoa, e sua vida é infinitamente sobre como obter suprimentos: atenção, sucesso, riqueza, poder, controle, conquista sexual e muito mais.
Ele só quer ser alimentado, e nada é mais importante do que isso.
Esse impulso é tão poderoso que o narcisista trai aqueles que estão próximos a ele quando lhes convém. E é contra isso que você estará lutando.
Palavras finais
Podemos ter compaixão pelas feridas profundas e limitações da pessoa narcisista.
No entanto, isso não significa permitir que ele o machuque ou o use. É sua responsabilidade e direito se concentrar na melhor forma de cuidar de autocuidado.
Isso não é narcisismo, isso é uma vida saudável!
Últimas postagens
Deixe um comentário