Qualquer pessoa que já tenha se envolvido com um psicopata, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, sabe do que ele gosta: causar dano a outras pessoas.
Mas não se engane, ele também tem vários pontos fracos.
Infelizmente não existe um botão mágico que possamos apertar para parar um psicopata e, mesmo que houvesse, não seria recomendado.
Ele nunca muda seus padrões de comportamento e nunca desistirá depois que uma “batalha de vontades” começar.
Contudo, conhecer seus pontos fracos serve para nos afastar de sua esfera de influência e de qualquer relacionamento com ele, de um modo a nos mantermos íntegros e ilesos.
A seguir estão os principais pontos fracos de um psicopata:
Invejar qualidades que ele não tem
Se mais pessoas souberem disso durante a fase de sedução com um parceiro psicopata, poderão evitar muitos problemas. As qualidades podem ser quaisquer coisas como:
- Dinheiro;
- Riqueza;
- Prestígio;
- Habilidades sociais;
- Bom humor;
- Carisma;
- Popularidade;
- Sucesso nos negócios e;
- Círculo social.
Quando o psicopata percebe que não consegue espelhar essas qualidades, a inveja e o ódio aparecem. Assim, se sentirá inclinado a destruir essas características em seu alvo.
O motivo da inveja é: “se eu não posso ter isso, então não vou deixar você ter”.
Em suma, ele odeia a bondade nos outros porque ele próprio não a possui, e percebe depois de um tempo que nunca poderá ter.
É por isso que ele ataca qualquer coisa e qualquer pessoa que seja boa, de forma a confundi-la.
Submeter-se ao poder de outra pessoa
Esse é o maior ponto fraco de um psicopata. Por ser sedentos por poder, sua vida consiste na antecipação de domínios e na afirmação de uma superioridade sobre os outros, antes que sejam controlados e dominados.
A vida é uma luta pelo poder, e ele precisa vencer para se sentirem bem. Portanto, uma fraqueza fundamental é quando outro o domina e o força à submissão.
Isso acontece com psicopatas de nível hierárquico mais baixo no local de trabalho, que estão submetidos aos superiores.
O psicopata é um excelente discípulos da dinâmica mestre-escravo porque precisa encontrar o poder que lhe foi negado.
Por outro lado, fica muito feliz em dar esse tipo de tratamento às pessoas que estejam abaixo deles na hierarquia do trabalho.
Ser derrotado ou desmascarado
O psicopata é um indivíduo arrogante, que se considera superior, despreza o mundo e os outros com um frio distanciamento.
Isso significa que outro ponto de fraqueza de um psicopata é quando alguém o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele.
Ele realmente odeia sere “derrotados”, e odeia ser desmascarado em um sentido mais geral. São indivíduos muito competitivos que gostam de dominar e vencer o tempo todo, independentemente de como estão tratando os outros.
Geralmente não se recomenda entrar em uma “batalha de vontades” com um psicopata, uma vez que ele é implacável em seu desejo de destruir a autoestima de alguém, caso seja alvejado.
Uma vez que alguém começa uma batalha de ego com ele, nunca haverá uma trégua.
Leia também:
Quando não consegue manipular ou controlar
O psicopata não gosta de pessoas que vêem através de sua loquacidade, do seu charme superficial, de suas tendências manipuladoras.
Esse tipo de pessoa mais perceptiva e menos superficial costuma ser chamada de empática.
Ele imediatamente desenvolverá antipatia por essa pessoa, pela razão óbvia de que ela conhece as suas verdadeiras intenções, em contraste com as pessoas mais apáticas que são mais facilmente enganadas.
Esse ódio por pessoas fortes e empáticas, que não toleram a falsidade, leva o psicopata a tramar implacavelmente contra elas. Isso muitas vezes se desenrola na forma de uma tríade sociopata-empata-apática.
Uma dinâmica especialmente comum em locais de trabalho, onde o psicopata coopera com pessoas apáticas para convencê-las a ficarem contra o empata.
Da mesma forma, em relacionamentos românticos, o psicopata ficará ativamente irritado por alguém com fortes limites, autorrespeito e que não tolera nenhum de seus disparates.
Ele frequentemente despreza e abandona as pessoas com limites saudáveis e respeito próprio, porque percebe que essas pessoas são alvos “difíceis”, e que não aceitam seu comportamento provocativo.
Estar com alguém que é indiferente a ele
O psicopata adora atenção, mas a nuance que muitas pessoas não percebem aqui é que ele não se importa se isso é uma atenção positiva ou negativa.
Ele apenas se preocupa em receber muita atenção, mesmo que essa seja a forma de alguém o odiar.
É por isso que o desapego e a indiferença são tão cruciais para quem busca superar relacionamentos tóxicos com um psicopata.
Se alguém estiver direcionando energia negativa para ele na forma de raiva ou ódio, ainda assim estará alimentando a fome por atenção.
O ponto fraco de um psicopata é atingido quando alguém não se importa mais com ele ou com o que fez.
Essa indiferença o tortura ativamente porque sinaliza que ele perdeu o controle psicológico sobre as outras pessoas.
É por isso que abandonar relacionamentos com um psicopata é tão crucial para uma recuperação adequada, assim como evitar ter outros tipos de contato com eles.
É preciso agir como se nunca tivessem existido.
Vulnerabilidade à exposição
Apesar de todas as suas manipulações e enganos, é verdade que o psicopata sempre pode ser descoberto e eventualmente exposto.
Suas mentiras, maquinações e jogadas acabam perdendo a força, à medida que as pessoas começam a ignorar o charme loquaz, fazer mais perguntas e cruzar referências com outras.
O ponto fraco de um psicopata a esse tipo de exposição se dá porque todo seu charme e carisma são, fundamentalmente, um tipo de personalidade baseada na vergonha.
Geralmente, chega-se a um ponto em que ele é expulso de certas áreas ou empregos porque seu comportamento tóxico agora é óbvio para todos, incluindo aqueles que foram anteriormente acolhidos por ele.
Então ele muda de local e reinicia em outro lugar, com exatamente os mesmos comportamentos manipulativos de antes, mas agora com novos alvos.
Só não espere que ele aprendam algo com isso, mas pelo contrário, ele apena construirá uma máscara ou fachada ainda mais convincente para manipular melhor da próxima vez, e em outro local.
Últimas postagens
Deixe um comentário