Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Terapia de casal: um guia para iniciantes

Início » Outros » Terapia de casal: um guia para iniciantes

Terapia de casal: um guia para iniciantes

Está precisando fazer terapia de casal? Não sabe por onde começar? Como encontrar o psicólogo certo? A terapia de casal vai funcionar?


Idioma:

Há alguns anos, durante uma sessão de terapia de casal, uma mulher comparava o seu casamento como dois astronautas flutuando no espaço, amarrados um ao outro: “Eu e meu marido nos ocupamos e preocupamos tanto com outras coisas que estamos nos separando sem perceber”.

Inclinei-me e disse: “O segredo é reconhecer quando a distância fica muito grande, e então puxar um ao outro de volta.”. Ela fez uma pausa e reconheceu: “É, então parece que a a terapia de casal é uma dessas formas de reaproximar os parceiros românticos.”

Sempre gostei dessa analogia.

Qual a melhor maneira de descrever um casamento do que duas pessoas se enrolando com cordas em gravidade zero, agitando os braços, e tentando se sincronizar?

Nesse cenário, a terapia de casal funciona como um controle de solo, que guia o casal.

Claro que isso é uma metáfora, e a realidade é bem diferente. Nesses momentos, o esforço conjunto para encontrar um Psicólogo de casais parece, na melhor das hipóteses, assustador.

Mas se você quiser resgatar o casamento, ou pelo menos tentar, então a terapia de casal será sua melhor oportunidade.

Veja como percorrer as partes mais difíceis do processo e ter certeza de que receberá a ajuda que precisa.

Qual a melhor hora?

O ideal é ir à terapia de casal mesmo quando não houver em uma crise real.

É o mesmo que frequentar periodicamente um médico, como forma de prevenção. Em teoria é excelente, mas como estamos todos muito ocupados, então só haverá uma preocupação quando alguma urgência aparecer.

Considere procurar a terapia de casal mesmo antes de ter um problema sério. Ela é um excelente recurso para:

  • Quando se está passando por uma crise no casamento;
  • Fortalecer alguma parte do relacionamento ou;
  • Fornecer apoio contínuo enquanto o casal vive junto.

Portanto, a terapia de casal também tem um caráter preventivo.

O casal estará em uma posição muito melhor se eliminar as maiores questões diretamente pela raiz, enquanto não estiverem brigando um com o outro.

Também não haverá a urgência adicional de encontrar um Psicólogo às pressas, o que é importante, já que provavelmente levará algum tempo para escolher alguém que combine com os interesses do casal.

Onde encontrar?

Esta pode ser a parte mais difícil. Prepare-se para dedicar tempo, talvez algumas algumas semanas ou mesmo meses, e visite alguns Psicólogos diferentes.

Antes mesmo de começar, converse com seu cônjuge sobre os fatores que são importantes para vocês:

  • Quais são os seus requisitos de localização e agendamento?
  • Vocês tem uma preferência de gênero?
  • Querem alguém com uma determinada formação cultural?
  • Algum de seus amigos conhece alguém?

Não se assuste se um Psicólogo indicado não tiver uma grande presença na internet.

Muitos deles conseguem negócios suficientes no boca a boca e estão ocupados o suficiente para não precisarem fazer anúncios, ou mesmo criar um site.

E, finalmente, mantenha a mente aberta.

Você pode ter uma ideia do tipo de Psicólogo que precisa, mas também permita-se ser surpreendido. Você realmente pode não saber como é estar no consultório com alguém até que esteja lá, conversando com ele.

Ambos devem se sentir confortáveis ​​e respeitados.

Quais os tipos mais comuns?

Muitos Psicólogos são treinados em diferentes tipos de terapia de casal, e irão adaptar seu tratamento de acordo com suas necessidades.

Existem muitas nuances dentro das escolas psicológicas, bem como toneladas de outros tipos de terapia, incluindo hipnose, certos tipos de terapia sexual e assim por diante, que podem ser úteis.

Leia também:

A ideia básica é que os casais aprendam a administrar os conflitos não resolvidos por meio de comunicação positiva, em vez de crítica, desprezo, defesa e bloqueio.

As sessões têm uma estrutura bastante específica.

Outra maneira de abordar o problema é aprender a estabelecer um sentimento de segurança emocional um com o outro.

Um Psicólogo de casais se concentrará em ajudá-lo a mapear suas necessidades emocionais específicas, e como o cônjuge pode atendê-las.

Como você deve imaginar, esse tipo de terapia é bastante aberta e um pouco menos estruturada, o que é útil para pessoas que não querem formas de atendimento muito rígidas.

Antes de visitar qualquer Psicólogo, pergunte se ele tem alguma especialidade e, em caso afirmativo, por que a escolheu.

Como se preparar?

Antes de consultar qualquer Psicólogo, você deve pegar o telefone e perguntar sobre seus honorários e sua experiência.

Enquanto você faz isso, certifique-se de que ele está devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia do seu Estado.

Não espere uma avaliação gratuita. A maioria dos Psicólogos pedirá que vocês dois venham e façam uma primeira sessão, pela qual deverão pagar.

E se um dos cônjuges não quiser?

Espera-se que os dois invistam tempo e dedicação à terapia, mas provavelmente haverá um que se dedica mais do que o outro.

Quando uma pessoa quer ir mais do que a outra, é importante deixar o parceiro ciente do quanto ela aprecia sua disposição de ir.

Também deve ficar claro que é uma oportunidade para dizer o que está pensando e expressar o que está sentindo.

Como saber se está funcionando?

Se um de vocês não se sentir confortável com a direção que a terapia de casal tomar, não desistam ainda.

Primeiro converse com o Psicólogo. É apenas fantasia pensar que vão ferir os sentimentos se disserem que estão desconfortáveis ou chateados com algo que o ele disse.

Um bom Psicólogo receberá bem essa informação, e não ficar na defensiva. Esse tipo de comunicação levará a conversas muito frutíferas.

É claro que alguns Psicólogos não vão se encaixar as suas necessidades, e tudo bem. É por isso que vocês precisam pesquisar um pouco antes de inciarem.

Que tipo de resultados esperar?

Mesmo o melhor Psicólogo não consegue salvar alguns casamentos.

Às vezes os casais procuram terapia sem ter certeza se querem que o relacionamento seja salvo. No entanto, o melhor é estar comprometido com o processo e trabalhar para melhorar o casamento.

No fina, todos ganham. Mesmo que o casamento não melhore, pelo menos estarão aprendendo algo com o processo.

Além disso, seja explícito sobre seus objetivos.

É uma boa ideia, nas primeiras sessões, descobrir um ou dois objetivos para trabalhar enquanto casal e, em seguida, fazer verificações periódicas ao longo do caminho para ver onde estão.

O progresso pode ser difícil de medir. Pode ser que um sentimento mude, ou que ocorra uma pequena mudança no comportamento. O importante é prestar atenção. Até mesmo o menor progresso é um progresso.

Abuso narcisista (15) Depoimentos (5) Descarte narcisista (7) Gaslighting (7) Ghosting (5) Hoovering (7) Love bombing (8) Macacos voadores (6) Narcisismo (174) Narcisista maligno (7) Narcisista oculto (8) Narcisista vulnerável (6) Outros (246) Passivo-agressivo (5) Raiva narcisista (5) Suprimento narcisista (5) Tratamento (8) Triangulação (7)


Comentários

2 respostas para “Terapia de casal: um guia para iniciantes”

  1. Avatar de Rosângela
    Rosângela

    Parabéns pela matéria
    Aprendi muito Como psicóloga

    Você faz supervisoes ?

    1. Obrigado pelo elogio! Sim, dou supervisões. Entre em contato para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *