Você já se perguntou por que seu Psicólogo não responde às suas perguntas? Ou por que ele às responde com outras perguntas? Mais importante ainda, qual é o objetivo?
Brincar com perguntas durante uma sessão de terapia online é uma parte importante do trabalho, mas sem alguma transparência quanto ao por que isso é importante pode acarretar em confusão e desanimo.
Entender porque perguntas são feitas precisa ser um processo colaborativo e exploratório, e não uma tarefa de “gato e rato”.
Ele está buscando entender sua dúvida
Às vezes, você faz perguntas sobre si, sobre a terapia, sobre o que deve fazer em uma determinada situação, e o Psicólogo o responde fazendo outra pergunta.
Ele faz isso para esclarecer uma situação. Isso ajudará a extrair outras questões e preocupações que você não verbalizou, mas que estão implícitas na dúvida inicial.
Se ele conseguir esclarecer a natureza da pergunta, poderá dar-lhe uma resposta honesta e direta.
Ele quer descobrir a “pergunta por trás da pergunta”
Quando os pacientes fazem perguntas mais pessoais, como se é casado, onde mora, etc., o Psicólogo tem a sensação de que a pergunta não é realmente sobre essa questão.
Em vez disso, a pergunta é sobre algo muito mais profundo, como:
- “Você se identifica comigo?”;
- “Você entende o que estou passando?”;
- “Você me entende de uma forma realmente profunda?”
- “Estou ansioso, portanto você é capaz de me entender?”;
- “Você vai gostar de mim?”;
- “Você vai me rejeitar se não tivermos algum ponto em comum?”
Na terapia online, o Psicólogo quer chegar à pergunta por trás da pergunta, porque isso o ajuda a entender o que realmente te preocupa.
Se ele entender o que realmente preocupa um paciente, poderá tornar a terapia mais eficaz e mais útil.
Ele quer te “ensinar a pescar”
Existe aquele velho ditado: Dê um peixe a alguém e ele comerá por um dia. Ensine alguém a pescar, ele comerá para o resto da vida.
Quando os pacientes fazem perguntas ao Psicólogo eles esperam respostas imediatas porque precisam resolver rapidamente um problema.
Leia também:
Podemos pedir conselhos aos nossos amigos, familiares e entes queridos. Às vezes seguimos esse conselho, apenas para perceber mais adiante que ele não nos ajudou.
Para você aprender como se alimentar, o Psicólogo vai incentivá-lo a realmente refletir sobre sua dúvida. Às vezes, a própria questão é parte do problema.
Talvez você não esteja fazendo as perguntas certas, e o Psicólogo quer ajudá-lo a fazer perguntas muito mais profundas sobre o problema.
Ele se sentiu desconfortável
Em alguns casos, o Psicólogo não se sente confortável em responder determinadas perguntas, pois isso desvia o foco de você e do seu problema.
Um bom Psicólogo será honesto e te informará. Ele ou ela dirá: “Entendo que há razões pelas quais você está me fazendo essa pergunta, e certamente deveríamos passar algum tempo conversando sobre quais são as razões. Mas, no momento, não me sinto confortável em respondê-la.”
Ele quer se focar em você
O Psicólogo sempre quer colocar o foco em você e, no máximo, no relacionamento. A interação e o relacionamento que vocês estabelecem é uma grande fonte de informação.
Mas, em última análise, a decisão de qualquer terapia recai sobre você se comprometendo a fazer mudanças.
Palavras finais
Estes são os principais motivos pelos quais seu Psicólogo não responde diretamente às suas perguntas durante a terapia.
É importante deles é o mais aceitável para você, qual o deixa mais desconfortável e a qual você é aberto.
O que quero dizer é que a forma como você se relaciona com seu Psicólogo ao explorar suas questões precisa ser semelhante à terapia em geral.
A terapia deve tirar você da sua zona de conforto e, ao fazê-lo, expandi-la. E isso, por si só, é um grande motivo pelo qual seu Psicólogo não reponde diretamente à sua pergunta.
Últimas postagens
Deixe um comentário