Ao permanecer em um relacionamento com um narcisista, você provavelmente experimentará alguns bons momentos. Às vezes, ele parecerá estar em sintonia com suas necessidades, te deixando cativado por um charme sedutor. Você até se convence de que ele é gentil e atencioso, e que os maus comportamentos não são representativos de quem ele é.
Se você está lidando com um narcisista, é fundamental entender que qualquer expressão de empatia é apenas fingimento. Portanto, não o deixe enganá-lo, fazendo-o pensar que ele é genuinamente atencioso. Ele aprende a fingir empatia. Caso contrário, ele nunca conseguiria o que quer.
Narcisismo e empatia
Quando alguém tem narcisismo, ou pelo menos mostra características dele, é improvável que seja capaz de sentir uma verdadeira empatia, pois a sua falta é um dos critérios diagnósticos.
Na sua essência, os narcisistas acreditam que a vulnerabilidade é um sinal de fraqueza. Eles não se importam com as emoções dos outros e farão parecer que não são afetados emocionalmente pelos outros.
Como o narcisista finge empatia?
Para compensar a falta de empatia, os narcisistas precisam fazer um show. Eles devem parecer gentis, atenciosos e capazes de se relacionar emocionalmente com as pessoas.
Se os narcisistas não aprendessem a fingir empatia, as pessoas não gostariam de interagir com eles. Então, usam as táticas a seguir para parecerem que se preocupam profundamente com os outros.
Espelhamento
Os narcisistas estudam outras pessoas para aprenderem como elas funcionam. Eles aprenderão sobre seus pontos fortes, fracos, preferências e valores. Depois, espelham suas características para parecerem que são semelhantes a você.
Ao espelhar, o narcisista cria a ilusão de ter a capacidade de empatia. Por meio do espelhamento, ele parecerá empático e, portanto, ganhará sua confiança. Isso o coloca na posição perfeita para se tornar uma vítima do abuso narcisista.
Empatia seletiva
Os narcisistas não sentem empatia genuinamente por dentro, mas aprendem a fingir observando outras pessoas. No nível cognitivo, eles entendem que devem ter alguma compaixão por aqueles que sofrem.
Infelizmente, tudo isso é falso, e o narcisista faz isso porque serve a um propósito. Ao fingir que se preocupa com suas lutas, ele pode conseguir o que quer. Você notará que os narcisistas só mostram traços empáticos quando têm algo a ganhar com eles. Eles podem confortá-lo quando você estiver deprimido, mas apenas porque querem pedir um favor.
Dessa forma, a empatia do narcisista é inteiramente seletiva. Eles fazem um show quando precisam de algo de você, mas não porque se importam.
Respostas roteirizadas
Como os narcisistas não sentem inerentemente pelos outros, eles têm que aprender empatia por meio da observação. Com o tempo, memorizam os tipos de coisas que outras pessoas dizem ao demonstrarem empatia genuína.
Não há nada de genuíno nessas respostas. Eles estão simplesmente regurgitando coisas que ouviram os outros dizerem.
Leia também:
Vendo através da falsa empatia
Cair na falsa empatia do narcisista só o deixará ferido e cheio de arrependimento. Se você cair em seus truques, pensará que ele é confiável e gentil. Você lhe dará o coração, apenas para ser decepcionado quando ele continuamente te maltratar.
Felizmente, as estratégias a seguir podem ajudá-lo a ver através da empatia falsa:
Procure padrões
Pessoas genuinamente altruístas se apresentarão consistentemente como gentis, atenciosas e prestativas. Elas mostrarão empatia mesmo quando não tiverem nada a ganhar.
O narcisista quer ser visto como um cara legal, então você também pode notar que ele tende a mostrar empatia quando isso lhe traz reconhecimento público positivo. Alguns podem até participar de atividades filantrópicas para parecerem generosos e altruístas.
Analise o quadro geral
Quando você dá uma olhada nos outros comportamentos do narcisista, verá que a empatia dele é uma fachada. Talvez ele seja ocasionalmente empático quando há algo a ganhar. No entanto, isso é apenas parte da história.
Em vez de focar apenas nos momentos em que são gentis, considere a totalidade de seu caráter. Que outras características eles têm?
Ao considerar o quadro geral, você descobrirá que a empatia realmente não se encaixa com as outras características do narcisista. Poderá até notar que há momentos em que ele é exatamente o oposto dos empáticos.
Confie em seu intestino
Depois de observar um narcisista que está fingindo empatia, você pode sentir que algo simplesmente não está certo. Ouça sua intuição quando isso acontecer.
Preste muita atenção se seu instinto lhe disser que algo está errado. Em seguida, avalie os outros comportamentos para confirmar suas suspeitas.
A importância de prosseguir com cautela
Um narcisista pode enganar fazendo-o pensar que ele é capaz de verdadeira empatia, mas não é. Quando você se apaixona pelas táticas dele para fingir empatia, provavelmente depositará confiança e até se comprometerá com um relacionamento de longo prazo.
Com o tempo, à medida que os comportamentos sombrios do narcisista vierem à tona, você começará a questionar tudo em que acreditou. Você descobrirá que o narcisista não era genuíno e gentil. A crueldade dele virá à tona.
Ouça seu instinto e avalie o narcisista sobre quem ele é no geral. Dessa forma, não será vítima da fachada de empatia. Não deixe que demonstrações ocasionais de bondade o induzam a acreditar que ele é capaz de realmente se importar com você.
Últimas postagens
Deixe um comentário