Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

O que fazer quando as coisas não saem conforme planejamos?

Início » Outros » O que fazer quando as coisas não saem conforme planejamos?

O que fazer quando as coisas não saem conforme planejamos?

A decepção é natural quando as coisas não saem conforme planejamos. Expressar sentimentos e evitar a culpa ajudam a nos sentirmos melhor.


Idioma:

Perda de emprego, problemas de saúde e término de relacionamento. Às vezes, as coisas simplesmente não saem conforme planejamos e é natural sentir-se desapontado quando isso acontece.

Embora o tempo cure as frustrações, ocasionalmente teremos dificuldades em superar as mágoas do passado. Nesse momento precisaremos de alguma estratégia de enfrentamento.

O que está feito está feito, mas ainda há o que fazer quando as coisas não saem conforme planejamos.

Dê espaço para as emoções

O primeiro passo para lidar com momentos difíceis e a decepção é reconhecer os sentimentos.

Raiva, tristeza, frustração e pesar acompanham a decepção. Nenhum desses sentimentos são fáceis de se experimentar, mas reconhecê-los significa permitir-se experimentá-los.

Pratique a autocompaixão

Pode levar algum tempo para se curar, então não se apresse.

Ofereça a si mesmo compaixão, e fale gentilmente enquanto sente e processa o que está chegando até você. Lembre-se que fez o melhor que pôde com o conhecimento e os recursos que tinha na época.

Ainda assim, outros fatores interferirão em seus planos.

Por isso também é uma boa ideia aprender a lidar com a incerteza, porque, sim, às vezes não importa o quanto você planeje, as coisas não darão certo.

Entre em contato com sua rede de suporte

Uma ótima maneira de obter uma nova perspectiva sobre o que aconteceu é consultar pessoas próximas.

Você pode perguntar a eles como gerenciam as próprias decepções. A intensidade da decepção diminui quando sabemos que não estamos sozinhos, e que os outros também lutam com os mesmos sentimentos.

Leia também:

Nem todo mundo vai perceber que seus planos não funcionaram. Deixar que as pessoas próximas saibam por que isso é tão difícil para você permite que eles o apoiem.

Exercite a autorresponsabilidade

É útil reconhecer como nossas ações contribuem para o resultado, embora existam algumas coisas sobre as quais não temos controle.

Autoresponsabilidade não significa assumir a culpa pelo que não sai como planejado, mas avaliar o que, se alguma coisa, poderia ter sido feito de forma diferente.

O que não fazer?

Não fuja de como está se sentindo e não evite a decepção. Aprenda a aceitá-la como uma emoção que é capaz de administrar.

Também evite:

  • Culpar os outros;
  • Distrair-se das emoções;
  • Envolver-se em hábitos que reforçam o escapismo;
  • Trabalhar excessivamente;
  • Beber e usar outras drogas.

Quando procurar ajuda?

Ruminar sobre os erros do passado ou o que aconteceu vai impedi-lo de chegar a um lugar de aceitação.

Se seus sentimentos começarem a interromper sua capacidade de funcionar diariamente, é melhor buscar o apoio e a orientação de um Psicólogo.

A terapia pode ajudá-lo com:

  • Honrar seus sentimentos;
  • Reformular e reavaliar eventos;
  • Encontrar aceitação;
  • Seguir em frente

Palavras finais

Quando as coisas não saem conforme planejamos, é natural sentir raiva, tristeza, frustração e pesar.

Dê espaço para seus sentimentos, de modo à canalizá-los de forma produtiva, avaliar seu papel no que aconteceu e procurar o apoio de um Psicólogo caso sinta que isso está afetando seu humor e comportamento.

Abuso narcisista (15) Depoimentos (5) Descarte narcisista (7) Gaslighting (7) Ghosting (5) Hoovering (7) Love bombing (8) Macacos voadores (6) Narcisismo (175) Narcisista maligno (7) Narcisista oculto (8) Narcisista vulnerável (6) Outros (247) Passivo-agressivo (5) Raiva narcisista (5) Suprimento narcisista (5) Tratamento (8) Triangulação (7)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *