Muitas pessoas acreditam que os olhos são janelas para a alma. De certa forma, isso é verdade; seus olhos guardam muita emoção e expressão.
Se você ocultasse o rosto de uma pessoa e deixasse apenas os olhos, provavelmente ainda poderia dizer se ela estava preocupada, com raiva, ansiosa ou feliz.
Além das emoções, o que mais os olhos de uma pessoa lhe dizem? Eles poderiam dizer se são bons ou ruins? Eles poderiam até dizer se eles são psicopatas?
Mídias como livros, TV e filmes costumam usar frases como “olhos malucos” para descrever um psicopata. Esteja você ciente disso ou não, essas noções fazem-nos pensar que é possível identificar um psicopata através de atributos físicos específicos.
O que são olhos de psicopata?
Provavelmente, você já ouviu a frase “Ele tem olhos psicopata”. Às vezes como uma piada, outras vezes muito a sério.
Quando alguém diz que uma pessoa tem olhos psicopatas, normalmente não se refere a nenhuma característica física como forma ou cor. Em vez disso, se refere a atributos como piscar lentamente ou ter um olhar frio e sem emoção.
Outra crença comum é que os psicopatas fazem contato visual intenso e prolongado. Imagine alguém olhando com muita intensidade, quase como se estivesse avaliando você.
Esse olhar inabalável pode ser bastante perturbador. Por outro lado, imagine alguém evitando totalmente o contato visual, fazendo-o parecer astuto ou desconfortável.
No entanto, atribuir essas características a personalidades ou diagnósticos específicos baseia-se em estereótipos que colocam as pessoas em posições injustas e embaraçosas.
O que um olhar denuncia?
Você já olhou nos olhos de alguém e sentiu que poderia ler a mente dela? Isso acontece especialmente com os entes queridos. Você pode pegar muitas pistas emocionais nos olhos de uma pessoa que você conhece bem.
As emoções
Se o seu amigo se aproxima de você cheio de emoção, você já pode ver os olhos dele brilhando antes de falar.
Quando feliz, seus olhos provavelmente brilharão, mesmo que você não esteja rindo ou sorrindo muito. Por outro lado, quando estás zangado ou triste, eles tendem a parecer um pouco mais escuros e intensos.
Condições de saúde
Além das emoções, com certas condições, você também pode dizer o estado de saúde física de uma pessoa através de seus olhos.
E também não é só cor. O tamanho das pupilas também desempenha um papel; por exemplo, suas pupilas dilatam quando você está embriagado.
Leia também:
Sinais de desonestidade
Algumas pessoas acham que procurar contato visual é uma maneira fácil de apanhar uma pessoa numa mentira.
Curiosamente, o conceito de manter contato visual varia entre diferentes culturas. Em muitas culturas asiáticas, evitar o contato visual é realmente um sinal de respeito, especialmente quando se fala com uma pessoa mais velha ou alguém de autoridade.
Não julgue alguém pelo olhar
As primeiras impressões são uma excelente maneira de filtrar rapidamente quem você gostaria de deixar entrar em sua vida e quem você prefere manter à distância.
Se você não bebe álcool, é compreensível querer evitar a pessoa que parece ter sempre um copo na mão em uma festa. Mas demitir uma pessoa porque você acha que ela tem “olhos malucos” é injusto e, sem trocadilhos, míope.
Quando você olha nos olhos de uma pessoa e faz um julgamento rápido, você está confiando no seu instintos e preconceitos, que nem sempre são precisos.
Só porque alguém tem olhos intensos ou incomuns não significa que seja perigoso ou indigno de confiança. Quando você faz isso, você cai na armadilha dos estereótipos e reduz uma pessoa complexa a uma característica única, muitas vezes negativa, que não é justa ou precisa.
Um lembrete
Você não gostaria que alguém o julgasse por causa de suas características físicas. Nunca é bom ser julgado por coisas que você não pode controlar.
Os indivíduos rotulados como tendo olhos psicopatas geralmente exibem intensidades específicas em um olhar que podem deixar os outros inquietos. No entanto, isso por si só é insuficiente para um diagnóstico.
Portanto, integrar o comportamento ocular com avaliações psicológicas abrangentes é necessário para a compreensão dos traços de personalidade.
Embora você possa considerar o contato visual como um sinal de confiabilidade, outros podem considerá-lo rude. Por exemplo, o contato visual direto no Japão pode ser considerado conflituoso ou desrespeitoso.
O mesmo se aplica a algumas culturas do Oriente Médio, onde o contato visual prolongado entre homens e mulheres que não estão relacionados pode ser visto como inadequado.
A realidade é que não existe uma característica física única que defina um psicopata. Eles vêm em todos os formatos e tamanhos.
Palavras finais
É impossível aprender tudo o que você precisa saber sobre o caráter e o mundo interior de uma pessoa através de seus olhos. Tentar fazer isso só resultará em mais danos do que benefícios.
As pessoas são complexas e únicas, e a única maneira de obter uma imagem completa de quem são é fazendo o trabalho árduo de conhecê-las.
Últimas postagens
Deixe um comentário