Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Outros » Como voltar a confiar no parceiro depois de uma mentira?

Como voltar a confiar no parceiro depois de uma mentira?

Uma mentira nem sempre marca o fim dos relacionamentos. Isso não quer dizer que voltar a confiar não será uma coisa fácil de se fazer.

Como voltar a confiar no parceiro depois de uma mentira?

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


A mentira é provavelmente o exemplo mais óbvio de um devastador engano nos relacionamentos românticos. Mas, mesmo as mas banais podem machucar e deixar você se perguntando como confiar em seu parceiro novamente.

Independentemente do motivo pelo qual seu parceiro foi desonesto, qualquer mentira — pequena ou grande — abala a nossa sensação de segurança e leva a problemas de confiança.

O básico de qualquer relacionamento saudável é a confiança. Para que qualquer romance prospere, ela e a comunicação aberta são necessárias. Sem essas duas coisas, o conflito certamente surgirá. Essa tensão provoca sentimentos de ansiedade ou estresse, prejudicando ainda mais o relacionamento.

A boa notícia é que uma mentira nem sempre marca o beijo da morte nos relacionamentos. Isso não quer dizer que voltar a confiar não será uma coisa fácil de se fazer. Para além do óbvio “sinto muito” ou “prometo que não farei isso de novo”, reconstruir as fundações requerem esforço e comprometimento de ambos os lados.

Se você não tem certeza por onde começar, considere essas maneiras práticas de reconstruir a confiança em seu relacionamento após um caso de mentira, mas um passo de cada vez.

Permita-se ficar irritado, decepcionado ou chateado

Mesmo uma mentira relativamente pequena é capaz de desencadear um turbilhão de emoções como raiva, confusão, insegurança ou tristeza. Porém, por mais tentador que seja deixar de lado esses sentimentos dolorosos, o primeiro passo para avançar é abraçá-los de frente.

A imagem apresenta uma pintura ou obra de arte de uma pessoa com a mão no rosto. As partes visíveis incluem cabelo penteado para trás e uma orelha, com os dedos repousando suavemente na bochecha e na têmpora. A paleta de cores é quente, composta principalmente por tons de marrom e bege.

Isso significa chorar pelo tempo que você precisar, ou apenas aproximar-se dos seus sentimentos desconfortáveis, observando-os com curiosidade e compaixão.

Seja como for que você processe sua reação às mentiras do seu parceiro, o importante é reconhecer que não há uma maneira “errada” de sentir. Lutar contra suas emoções só vai impedi-lo de seguir em frente.

Fale sobre o que aconteceu

Pode haver dezenas de perguntas ruminando em sua cabeça: Por que ele mentiu para mim? Como é que ele pode fazer isto? O que mais está a esconder? Essas dúvidas são completamente normais, e é importante que você obtenha todas as respostas necessárias.

Não vai ser uma conversa fácil, e a ideia de confrontar seu parceiro parece avassaladora. Falar sobre a mentira exige muita paciência e vulnerabilidade de ambos os lados.

Talvez você não queira ouvir os detalhes, ou não esteja pronto para reconhecer o quanto doeu quando ele revelou suas dificuldades. Mas, depois que o choque inicial e a dor diminuírem, ambos precisarão serem honestos um com o outro e discutirem o elefante na sala, ou então esta questão será inevitavelmente a fonte de conflitos futuros e intermináveis.

Ouça-o com calma o máximo que puder

Ninguém quer ouvir desculpas de um mentiroso. Afinal, o que poderia justificar meses de mentira ou mesmo mentira por omissão?

Mas, quando seu parceiro eventualmente explicar as razões por trás de sua desonestidade, dê o seu melhor e resista ao desejo de interromper ou discutir com ele.

Isto pode ser extremamente difícil, mas manter a calma ajudará uma conversa difícil a ser um pouco mais suave. Além disso, evitará que você seja excessivamente acusatório, o que só o impedirá de lhe dizer a verdade no futuro.

A imagem mostra duas pessoas sentadas uma em frente à outra, envolvidas em uma conversa. A pessoa à esquerda está vestindo uma blusa branca com um cardigã rosa e jeans, enquanto a pessoa à direita está usando uma camisa cinza e tem um relógio no pulso esquerdo. Eles estão sentados em um ambiente interno que parece ser uma sala de estar, com iluminação suave e decoração moderna, incluindo cortinas leves e plantas em vasos.

Se você não tem certeza de como responder em uma situação como essa, é melhor se concentrar no uso de linguagem não defensiva. Por exemplo, expresse suas frustrações com declarações que comecem com “eu”, como “eu me sinto magoado com o que você fez” ou “eu não sei se posso confiar em você novamente,” em vez de “você não se importa com meus sentimentos” ou “você não pode ser confiável.”.

Você pode não gostar de todas as respostas que ouvir, e não importa o que seu parceiro diga, a mentira que ele contou não desculpará nenhum de seus comportamentos acusatórios. Então, permaneça aberto e ouça o lado deles da história. Expresse o seu tão calmamente quanto puder, promovendo assim uma comunicação saudável e honesta.

Leia também:

Observe quaisquer mudanças

Se seu parceiro pediu desculpas sinceras por sua desonestidade, então agora é hora de seguir em frente. Preste atenção às mudanças em seu comportamento. Os ajustes comportamentais podem ser graduais e sutis.

Além disso, prestar atenção aos seus esforços para consertar os danos (ou a falta deles) vai ajudá-lo a determinar se ele está realmente comprometido com a mudança ou se é hora de reavaliar o relacionamento.

Não importa que tipo de mentira seu parceiro tenha contado, assumir a responsabilidade pelos erros e compartilhar sentimentos abertamente são essenciais para reconstruir a confiança.

Resista à tentação de espioná-lo

Se o seu parceiro está realmente, realmente arrependido, ele também estará disposto a seguir suas palavras com ações tangíveis. Você provavelmente espera que ele entregue seu telefone e mostre todas as suas mensagens, ou compartilhe a localização 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal, eles violaram a sua confiança, então é justo, certo?

Compartilhar senhas ou espiar por cima do ombro quando ele estiver nas redes sociais pode parecer a solução perfeita, mas é provável que faça mais mal do que bem no longo prazo.

Bisbilhotar telefones celulares desconstrói a confiança: é mais provável que a vigilância constante termine em um rompimento, aumentando os sentimentos de ansiedade, desconfiança e frustração. Passar dias, semanas ou até meses questionando e monitorando as ações e o paradeiro do seu parceiro pode parecer justo, mas não é um ótimo começo para reconstruir a confiança.

A imagem mostra duas pessoas sentadas em um bar. Uma delas parece estar segurando um smartphone perto do rosto, possivelmente tirando uma foto ou protegendo o rosto da câmera. A outra pessoa está de perfil, voltada para a primeira. Há um copo com um líquido âmbar, presumivelmente cerveja, na mesa à frente deles. Ao fundo, há outra pessoa e prateleiras de bar com várias garrafas.

Foque em estabelecer algumas novas expectativas sobre o que você precisa dele para restaurar a confiança e garantir que também esteja confortável com seus pedidos. Manter um olhar atento sobre ele ou questionar constantemente sua lealdade não é o caminho.

A vontade de monitorar de perto o comportamento do seu parceiro faz sentido, mas se tornará um problema se continuar afastando-o ou duvidando dele enquanto estiver tentando ser confiável.

Se concentre no futuro

Pode haver momentos em que as coisas estão indo bem, e do nada você se lembra da mentira e outra discussão começar. É normal ruminar sobre a mentira. Mas, depois de algum tempo, insistir no passado apenas aprofundará as feridas e impedirá que vocês possam confiar um no outro novamente.

Se você está seriamente comprometido em superar a mentira, o perdão é necessário. Não, isso não significa esquecer os erros e absolvê-lo de qualquer responsabilidade. Mas depois de conversar e processar o que quer que tenha acontecido, seu próximo objetivo deve ser melhorar as coisas daqui para frente.

Você pode planejar noites para reacender a chama que se perdeu, ou agendar check-ins semanais ou mensais para resolver quaisquer dúvidas ou preocupações persistentes.

Lembre-se de que é um trabalho em andamento

Agora, para a pergunta de um milhão de dólares: quanto tempo demorará para finalmente confiar nele novamente? A realidade é que, mesmo que siga cada etapa deste artigo, provavelmente ainda terá dias em que duvidará das intenções dele ou ficará acordado à noite.

Não é um processo linear. A confiança pode ser reconstruído, mas não é tão simples quanto receber um pedido de desculpas, perdoá-los e pronto, aí está a confiança novamente.

Se você ainda tem dificuldade em confiar em seu parceiro, mesmo depois de ele ter demonstrado à você por palavras e ações das quais ele realmente sente muito, será necessário ver um profissional de saúde mental ou participar de terapia de casal.

Isso facilitará a comunicação e oferecerá ferramentas para superar a mentira. O que você está passando é um processo que inevitavelmente terá altos e baixos, e é importante lembrar que mesmo que a mentira em si seja irreversível (o que é feito é feito), você e seu parceiro podem controlar como abordarão as coisas daqui para frente, e possivelmente sairão da experiência ainda mais fortes.

Abuso narcisista (14) Depoimentos (5) Descarte narcisista (7) Gaslighting (6) Ghosting (5) Hoovering (7) Love bombing (7) Macacos voadores (6) Narcisismo (160) Narcisista maligno (7) Narcisista oculto (8) Narcisista vulnerável (6) Outros (242) Passivo-agressivo (5) Raiva narcisista (5) Suprimento narcisista (5) Tratamento (8) Triangulação (7)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *