Mesmo pessoas em relacionamentos felizes ocasionalmente se perguntam se o que vivem é amor ou ilusão. Essa dúvida geralmente aparece quando ficam desapontadas, magoadas ou se sentem traídas.
Os sentimentos românticos são capazes de distorcer nossas percepções.
Imaginamos que a pessoa tem qualidades que admiramos, sem qualquer evidência real que apoie isso.
No entanto, isso não significa necessariamente que o amor seja uma ilusão. O amor é real, gratificante e há coisas que você pode fazer para ser otimista em relação ao romance sem se enganar.
Por que há dúvidas se é amor ou ilusão?
Porque as pessoas descobrem que seus sentimentos por um parceiro romântico desapareceram com o tempo ou descobrem que a pessoa amada as enganou ou traiu.
Experiências como essas fazem as pessoas se perguntarem se o relacionamento é ou foi baseado em amor ou ilusão.
Então, se você não tem certeza de que o amor verdadeiro é real, ele parecerá uma grande ameaça às suas futuras possibilidades de felicidade.
O amor não é uma ilusão
Embora o amor romântico não seja uma necessidade, se você olhar ao seu redor, descobrirá que ele existe e está longe de ser uma ilusão.
Você verá casais que estão juntos há anos e casais que ainda se amam depois de comemorar aniversários de 50 anos.
Se você acredita que o amor romântico é apenas uma ilusão, então é importante descobrir mais sobre ele: um amor que é saudável, duradouro, e que incluem comprometimento, confiança, intimidade e paixão.
O amor é como uma dependência?
Sim, o amor fortalece as mesmas vias de recompensa baseadas na dopamina no cérebro que a dependência química. Isto é, qualquer comportamento que nos faça sentir bem envolve de alguma forma os mecanismos de recompensa.
Porém, ao contrário dos transtornos por uso de substâncias, o amor romântico promove maior atividade em áreas do cérebro envolvidas na cognição social (nossa capacidade de ter empatia com os pensamentos e sentimentos dos outros).
Isso sugere que ele nos torna melhores na compreensão das pessoas ao nosso redor.
O amor é cego?
Outra razão pela qual há dúvidas sobre se a relação é amor ou ilusão é que o amor nos faz ignorar as qualidades negativas de outra pessoa.
Ou seja, geramos imagens idealizadas e irrealistas dos parceiros românticos, e somos mais propensos a minimizar as falhas de uma pessoa quando as consideramos atraentes.
Leia também:
As opiniões excessivamente otimistas sobre as pessoas que amamos se tornam profecias autorrealizáveis.
Quando duas pessoas se veem de maneira positiva, elas serão mais capazes de resolver suas falhas e mudar para melhor. Com o tempo, o relacionamento cresce e se assemelha à versão idealizada.
O amor é passageiro?
Embora o amor mude com o tempo, ele não desaparece inevitavelmente. Ele é apenas um elemento obsessivo nos relacionamentos iniciais que diminui com o tempo.
Sentimentos de amor romântico e compromisso emocional são capazes de persistir no longo prazo.
Como se livrar do medo do amor ou ilusão?
Reconheça e aceite sentimentos dolorosos
Se você se convenceu de que o amor é uma ilusão porque sofreu uma dor emocional em relacionamentos e rompimentos anteriores, então precisa reconhecê-los antes de começar a reconstruir sua crença no amor.
Anote em um diário os pensamentos e sentimentos sobre suas experiências amorosas.
Reformule sua visão do amor
A dúvida sobre se um relacionamento é amor ou ilusão também se deve à visão irrealista do amor. O amor em si não é uma ilusão, mas algumas formas de pensar sobre ele é que são contraproducentes.
Pensar no romance em termos de encontrar a “alma gêmea” dificulta manter a crença no amor quando o parceiro revela suas imperfeições.
Portanto, enquadre mentalmente o amor como algo que você faz ou constrói, em vez de algo que você experimenta passivamente.
Faça uma verificação da realidade
Seja honesto consigo mesmo sobre o que e quem você realmente deseja e reconheça que a imagem em sua cabeça pode não ser igual a realidade.
Tenha uma conversa franca e aprenda mais sobre a verdadeira natureza da pessoa. Você pode descobrir que gosta ainda mais da pessoa real do que sua versão idealizada.
E, se você achar que a realidade não corresponde à sua expectativa, é siga em frente sem se apegar muito.
Palavras finais
Embora o desejo romântico leve algumas pessoas a fazer coisas tolas, o amor não deve considerado uma ilusão.
Se você acha difícil acreditar no amor, reformule seu pensamento sobre ele, vendo-o como uma escolha positiva e fazendo um esforço para adotar uma perspectiva otimista.
Últimas postagens
Deixe um comentário