Cobrar pacientes em psicologia é uma tarefa difícil. Muitas barreiras podem impedir o pagamento, incluindo estresse financeiro, confusão ou discrepâncias, cobranças excessivas e esquecimento.
Mas, mesmo que esses erros sejam compreensíveis, ter de cobrar pacientes em Psicologia sempre causa uma dor de cabeça no ciclo de faturamento e, em última análise, afetam os resultados financeiros.
A boa notícia é que os atrasos nos pagamentos não estão totalmente fora de controle.
O Psicólogo pode superar todas essas barreiras com a aplicação de alguns conceitos simples, éticos, eficazes e que ajudarão a receber pagamentos mais pontuais.
Em vez de levar horas de trabalho adicional para serem implementadas, muitas dessas estratégias exigem apenas pequenos ajustes na forma como a prática funciona.
Enviando lembretes
Antes de cobrar um pagamento atrasado, é importante lembrar o paciente de suas dívidas, seja por email ou correio normal.
Cerca de 36% das pessoas preferem receber lembretes de atrasos de pagamento por e-mail.
O envio de lembretes de pagamento não apenas incentivará o paciente a pagar, mas também servirá como prova de que ele estava ciente de sua responsabilidade.
Os lembretes de pagamento informam sobre o serviço que ele recebeu e o valor devido.
Oferecendo descontos
Muitos dos pacientes podem estar atrasando o pagamento porque não conseguem pagar suas contas integralmente.
Eles também podem estar esperando até o próximo contracheque para cuidar do aluguel, das contas e dos mantimentos.
Portanto, pode-se oferecer aos pacientes um plano no qual consigam pagar suas contas gradualmente e ao longo de vários meses.
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No entanto, em vez de começar com a maior quantia em dinheiro como primeiro pagamento, é melhor começar com uma quantia menor, mediante descontos.
Se o Psicólogo for capaz de demonstrar compreensão em momentos de necessidade, conseguirá manter sua base de pacientes intacta e a consciência limpa.
Permitindo múltiplas opções de pagamento
Além de ser claro em todas as comunicações sobre como o paciente deve pagar pelas sessões de terapia, é importante também oferecer mais de uma forma de pagamento.
Códigos QR, pagamentos online e soluções mais modernas como o PayPal garantirão que paciente tenha uma opção de pagamento.
A tarefa de aprender novas tecnologias é uma barreira por si só, portanto, ao oferecer opções familiares, o Psicólogo consegue aumentar suas chances receber um pagamento.
Solicitando educadamente
Ao entrar em contato com pacientes sobre pagamentos atrasados, é fundamental saber que ainda não se conhece as circunstâncias da inadimplência.
Ao abordar o paciente pela primeira vez, é importante dar o benefício da dúvida.
Gentilmente, o Psicólogo deve lembrar o paciente de que o pagamento está vencido e oferecer-lhe uma última chance de pagar antes de incorrer em multas por atraso.
Se um paciente não responder aos pedidos de pagamento, o Psicólogo pode ligar para ele. Um telefonema será mais direto e permitirá que se tenha um diálogo aberto sobre a situação.
Palavras finais
Com a tecnologia ajudando na adaptação de novos desafios, é fundamental aproveitar esses recursos e atender aos desejos e necessidades dos pacientes.
Contudo, uma forma de reduzir o problema de inadimplência é pedir aos pacientes que paguem adiantado. Isso eliminará quaisquer possíveis problemas de falta de pagamento.
Também é possível cobrar uma porcentagem adiantada em vez de solicitar o pagamento integral.
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