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Como cobrar pacientes que não pagam o Psicólogo?

Dinheiro sempre foi um tabu na profissão de Psicologia. Como lidar com pacientes que não pagam? Como o Psicólogo pode evitar a inadimplência?


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Cobrar pacientes em psicologia é uma tarefa difícil. Muitas barreiras podem impedir o pagamento, incluindo estresse financeiro, confusão ou discrepâncias, cobranças excessivas e esquecimento.

Mas, mesmo que esses erros sejam compreensíveis, ter de cobrar pacientes em Psicologia sempre causa uma dor de cabeça no ciclo de faturamento e, em última análise, afetam os resultados financeiros.

A boa notícia é que os atrasos nos pagamentos não estão totalmente fora de controle.

O Psicólogo pode superar todas essas barreiras com a aplicação de alguns conceitos simples, éticos, eficazes e que ajudarão a receber pagamentos mais pontuais.

Em vez de levar horas de trabalho adicional para serem implementadas, muitas dessas estratégias exigem apenas pequenos ajustes na forma como a prática funciona.

Enviando lembretes

Antes de cobrar um pagamento atrasado, é importante lembrar o paciente de suas dívidas, seja por email ou correio normal.

Cerca de 36% das pessoas preferem receber lembretes de atrasos de pagamento por e-mail.

O envio de lembretes de pagamento não apenas incentivará o paciente a pagar, mas também servirá como prova de que ele estava ciente de sua responsabilidade.

Os lembretes de pagamento informam sobre o serviço que ele recebeu e o valor devido.

Oferecendo descontos

Muitos dos pacientes podem estar atrasando o pagamento porque não conseguem pagar suas contas integralmente.

Eles também podem estar esperando até o próximo contracheque para cuidar do aluguel, das contas e dos mantimentos.

Portanto, pode-se oferecer aos pacientes um plano no qual consigam pagar suas contas gradualmente e ao longo de vários meses.

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No entanto, em vez de começar com a maior quantia em dinheiro como primeiro pagamento, é melhor começar com uma quantia menor, mediante descontos.

Se o Psicólogo for capaz de demonstrar compreensão em momentos de necessidade, conseguirá manter sua base de pacientes intacta e a consciência limpa.

Permitindo múltiplas opções de pagamento

Além de ser claro em todas as comunicações sobre como o paciente deve pagar pelas sessões de terapia, é importante também oferecer mais de uma forma de pagamento.

Códigos QR, pagamentos online e soluções mais modernas como o PayPal garantirão que paciente tenha uma opção de pagamento.

A tarefa de aprender novas tecnologias é uma barreira por si só, portanto, ao oferecer opções familiares, o Psicólogo consegue aumentar suas chances receber um pagamento.

Solicitando educadamente

Ao entrar em contato com pacientes sobre pagamentos atrasados, é fundamental saber que ainda não se conhece as circunstâncias da inadimplência.

Ao abordar o paciente pela primeira vez, é importante dar o benefício da dúvida.

Gentilmente, o Psicólogo deve lembrar o paciente de que o pagamento está vencido e oferecer-lhe uma última chance de pagar antes de incorrer em multas por atraso.

Se um paciente não responder aos pedidos de pagamento, o Psicólogo pode ligar para ele. Um telefonema será mais direto e permitirá que se tenha um diálogo aberto sobre a situação.

Palavras finais

Com a tecnologia ajudando na adaptação de novos desafios, é fundamental aproveitar esses recursos e atender aos desejos e necessidades dos pacientes.

Contudo, uma forma de reduzir o problema de inadimplência é pedir aos pacientes que paguem adiantado. Isso eliminará quaisquer possíveis problemas de falta de pagamento.

Também é possível cobrar uma porcentagem adiantada em vez de solicitar o pagamento integral.

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