Narcisismo saudável soa como um termo impróprio e estranho. Afinal, pode haver quantidade saudável de alguns dos atributos mais desafiadores do transtorno, como exploração, noção de direito ou falta de empatia?
Na verdade, o termo é sobre como você se vê em relação aos outros.
Então, é possível ter um autoconceito positivo e uma quantidade saudável de interesse próprio, sem que isso ultrapasse limites.
O termo “narcisismo saudável” é usado para se referir ao comportamento egoísta e egocêntrico necessário para a sobrevivência, embora o melhor seria chamar isso de “autoabsorção saudável”.
O que é?
Narcisismo é um chavão popular que vem carregado de coisas ruins, mas isso pode não contemplar o quadro completo.
Uma pessoa que age de acordo com seu próprio interesse pode não ser um narcisista.
Por outras palavras, um comportamento egoísta que se apresenta de maneira ponderada e não maliciosa é considerado “narcisismo saudável”. Os traços incluem:
- Autoimagem positiva;
- Autoestima elevada;
- Ampla autoconfiança e;
- Nível aceitável de auto-importância
De onde vem esse conceito?
O conceito de narcisismo saudável existe há mais de um século, embora ainda não exista um consenso sobre isso.
Sigmund Freud primeiro cunhou “narcisismo primário”, referindo-se ao impulso primordial que os humanos têm em relação à autopreservação.
Ele via isso como uma parte natural da psique humana, apenas problemática quando levada ao extremo.
Na década de 1930, o psicanalista Paul Federn usou “narcisismo saudável” para se referir ao amor próprio, e na década de 1970, a ideia ganhou força quando o psicanalista Heinz Kohut descreveu o “narcisismo normal” como parte do processo de amadurecimento.
Ele sugeriu que as crianças que têm suas necessidades atendidas desenvolvem uma autoestima e uma autoconfiança saudáveis.
Os sinais
“Narcisismo saudável” não é um termo clínico, e quando se fala sobre ele, está se referindo as qualidades e aspectos positivos do narcisismo.
Embora isso ainda não seja uma representação precisa, já que qualquer interpretação narcisista de traços de personalidade saudáveis é, por definição, doentia, eis o que significa quando se pensa em narcisismo saudável:
- Capacidade de traçar limites saudáveis;
- Comunicação assertiva;
- Valer-se de suas qualidades positivas para formar relacionamentos;
- Sentimentos positivos sobre si mesmo;
- Orgulho de suas habilidades e realizações.
Onde é a fronteira?
Embora o narcisismo seja um termo popular muito usado, apenas um profissional de saúde mental consegue um diagnóstico preciso.
Alguns têm apenas alguns traços, tornando o transtorno um espectro.
Leia também:
Embora qualquer expressão saudável de sintomas associados ao narcisismo não caia tecnicamente no espectro, muitos se referem a esses sintomas como “narcisismo saudável”.
Veja como identificar a diferença entre narcisismo doentio e “narcisismo saudável”:
Narcisismo saudável | Narcisismo doentio |
---|---|
Você se sente orgulhoso de falar sobre suas realizações em uma entrevista de emprego. | Você costuma falar sobre os outros em um jantar para se gabar de suas realizações. |
Você defende a si mesmo em um relacionamento romântico enquanto considera as necessidades de outra pessoa. | Você manipula seu parceiro para atender às suas necessidades, achando difícil simpatizar com o que ele sente. |
Você pergunta a um amigo se ele pode oferecer orientação sobre como escrever um artigo. | Você finge ser amigo de alguém por causa de seus recursos e conexões. |
Você tenta reparar relacionamentos quando magoa outras pessoas. | Você acredita que seus comportamentos são justos e que os outros estão errados. |
Você agradece quando os outros elogiam sua aparência ou trabalho. | Você sempre busca novas maneiras de receber a validação dos outros. |
O que causa?
O estilo de personalidade e nível de narcisismo vêm de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
No entanto, é comum que crianças pequenas tenham um processo de desenvolvimento em que se preocupam apenas em atender às suas próprias necessidades.
Elas vêem as coisas apenas de sua própria perspectiva durante um tempo, e isso é perfeitamente normal e esperado.
A criança se torna mais equilibrado à medida que cresce e começa a formar um senso melhor de si mesmo e de sua relação com os outros.
Esse processo varia para cada indivíduo, pois a genética e o ambiente também desempenham papéis cruciais.
Em alguns casos, a genética e o ambiente impedem que uma criança saia dessa fase de desenvolvimento. Ela acaba levando estratégias de enfrentamento disfuncionais para a idade adulta.
Os estilos de cuidado parentais estão ligados a traços narcisistas, como em lares onde os cuidadores são mais permissivos em relação aos filhos.
Palavras finais
O narcisismo é um traço de personalidade representado pela alta autoestima e autoimportância.
Embora, por definição, o narcisismo descreva uma expressão doentia desses traços, alguns se referem a expressões saudáveis de auto-absorção, como narcisismo saudável.
O narcisismo saudável não é um termo oficial, mas é uma maneira útil de descrever um comportamento que é tabu na sociedade, como priorizar seu próprio interesse.
A ideia do narcisismo saudável é que você atenda suas necessidades de maneira não exploradora ou autoritária.
Você é capaz de desenvolver uma alta autoestima e um senso de valor próprio, sem rebaixar os outros.
Se você não tem certeza se seus comportamentos retratam traços narcisistas saudáveis ou não, fale com um Psicólogo.
Ele vai ajudá-lo a se conhecer melhor e desenvolver um equilíbrio saudável de comportamentos egoístas e altruístas.
Últimas postagens
Deixe um comentário