Enquanto o Transtorno bipolar é um transtorno de humor, caracterizado por altos e baixos, o Transtorno de personalidade narcisista surge da negligência infantil, levando os indivíduos a inflacionarem excessivamente as suas capacidades, de modo a compensar os sentimentos de inadequação.
Quanto aos sintomas, tanto o Transtorno bipolar quanto o Transtorno de personalidade estabelecem metas excessivamente elevadas e são impulsivos, embora continuem a ser problemas de saúde mental separados.
Por outro lado, uma área crítica de distinção entre as duas patologias é que, para pessoas bipolar, sintomas como energia e grandiosidade são vistos especificamente em episódios de humor elevado, enquanto o narcisismo representa um estilo de personalidade subjacente que perdura ao longo do tempo.
Ou seja, enquanto no Transtorno de personalidade narcisista os sintomas são estáveis, no bipolar eles são episódicos.
Relações interpessoais
Ambos os indivíduos experimentam um impulso na socialização durante períodos de mania ou hipomania. No entanto, as motivações podem diferir.
Embora os indivíduos narcisistas tenham um bom grau de charme pessoal e habilidades usadas para manipular os outros, a fim de satisfazer as próprias necessidades, esses aspectos interpessoais não são necessariamente inerentes à bipolaridade.
Sono
Indivíduos com transtorno bipolar e transtorno de personalidade narcisista podem compartilhar horários de sono reduzidos, mas à medida que os dias passam, eles reagem de maneira diferente.
Embora as pessoas com transtorno bipolar cuja duração basal do sono seja de oito horas durmam apenas quatro ou cinco horas todas as noites, elas despertam com a sensação de energia e não de fadigam. Isso pode durar de uma a duas semanas antes que a privação de sono eventualmente alcance o indivíduo e comece a impactar negativamente seu funcionamento.
Em contraste, se um indivíduo com transtorno narcisista estiver excitado e altamente envolvido em algum esforço, suas necessidades de sono diminuem por um breve período, mas mostrarão evidências de fadiga.
Ausência de empatia
A ausência de uma forte capacidade de empatia é uma das características marcantes da personalidade narcisista. Também podemos ver algo semelhante na bipolaridade, embora seja em grande parte uma função dos sintomas episódicos que interferem na conexão empática.
Porém, mais uma vez, devido à natureza episódica dos sintomas bipolares, a falta de empatia tende a durar pouco.
Mudanças de humor
Mudanças de humor ocorrem em pessoas com Transtorno de personalidade narcisista, mas muitas vezes são uma resposta a críticas, decepções ou depressão que as levam a enfrentarem desconfortavelmente a sua própria vulnerabilidade.
Para aqueles com Transtorno bipolar e Transtorno de personalidade narcisista, episódios de depressão, se aceitos como parte de um diagnóstico bipolar, ajudam uma pessoa narcisista a se distanciar de sentimentos de insuficiência.
Ambos começam na mesma idade
Outra conexão entre Transtorno bipolar e o Transtorno de personalidade narcisista é que ambos têm uma idade de início semelhante.
O Transtorno bipolar começa a se apresentar no adolescência tardia ou início da idade adulta, enquanto os traços de Transtorno de personalidade narcisista também começam a se apresentarem na mesma época, geralmente no início da idade adulta.
Tratamentos
Pessoas com Transtorno bipolar podem se beneficiar de medicamentos, incluindo estabilizadores de humor e antidepressivos, e terapia.
Leia também:
A terapia tem ajudado aqueles com Transtorno de personalidade narcisista, embora às vezes esses pacientes a rejeitem, uma vez que implica em sentimentos de inadequação, que eles lutam para evitar. Abrir-se a um Psicólogo pode deixá-lo vulnerável, o que também será difícil de aceitar.
Perguntas frequentes
Existe ligação entre bipolar e narcisismo?
Embora o Transtorno bipolar e o Transtorno de personalidade narcisista sejam dois diagnósticos distintos de saúde mental, existe uma ligação entre eles, incluindo sintomas de estabelecimento de metas excessivamente altas e impulsividade.
Outras características compartilhadas incluem a falta de empatia, deficiências de sono e mudanças de humor.
Qual a diferença entre os dois?
Um indicador é o impacto da falta de sono. Indivíduos com Transtorno bipolar e Transtorno de personalidade narcisista compartilham horários de sono encurtados, mas seus níveis de energia serão diferentes.
Por exemplo, quando uma pessoa com Transtorno bipolar em fase maníaca que passou a dormir de oito horas de sono para quatro ou cinco, ela vai acordar sentindo-se energizada e não fatigada. Isso pode continuar por duas semanas antes que o indivíduo comece a sentir privação de sono de uma maneira que impacte seu funcionamento diário.
Essas condições podem ser evitadas?
Não há nenhuma maneira conhecida de prevenir o Transtorno bipolar ou o Transtorno de personalidade narcisista.
Se você está preocupado com narcisismo em crianças, a terapia pode ajudá-lo a compreender o papel dos eventos adversos na infância e outros fatores que contribuem para características narcisistas.
Alguém pode ter ambas as condições ao mesmo tempo?
Sim. Transtorno bipolar e Transtorno de personalidade narcisista são duas condições de saúde mental diferentes, mas os sintomas podem ocorrer simultaneamente.
Pessoas que vivem com personalidade narcisista normalmente não apresentam episódios repentinos de humor. Em vez disso, a condição significa viver com uma auto-imagem inflada persistente, um senso de direito e uma necessidade de louvor e admiração.
É possível conviver tanto com o transtorno bipolar quanto com os sintomas do transtorno de personalidade narcisista.
As pessoas com bipolaridade não têm empatia?
Enquanto as pessoas com Transtorno bipolar podem exibir uma falta de empatia quando no meio de um balanço de humor maníaco ou hipomaníaco, esta é geralmente uma condição episódica.
Pessoas com transtorno bipolar também podem exibir falta de empatia, mas tende a ser um sintoma episódico de mania ou depressão interferindo na conexão empática. Em qualquer extremidade do continuum de humor, onde se está experimentando forte depressão ou forte elevação do humor, a força dos sintomas acompanhantes pode interferir na capacidade de empatia.
Palavras finais
O Transtorno de personalidade narcisista e o Transtorno bipolar são duas condições distintas de saúde mental, mas podem co-ocorrer.
Somente um profissional de saúde mental pode fornecer um diagnóstico preciso, que inclui um olhar mais atento sobre comportamentos específicos, fontes de sofrimento e pensamentos e atitudes persistentes.
Tanto o Transtorno bipolar quanto o Transtorno de personalidade narcisista podem ser tratados, embora as pessoas com narcisismo tenham menos probabilidade de procurar apoio porque não conseguem vincular seu sofrimento aos seus próprios comportamentos.
Últimas postagens
Deixe um comentário