Tanto empatas quanto os narcisistas entendem as motivações de outras pessoas para fazer algo, e isso se deve à alta inteligência emocional. Ou seja, ambos têm empatia cognitiva, o que significa que eles podem ler outras emoções.
Um narcisista vai ler sobre as vulnerabilidades de outras pessoas e usá-lo para seu próprio benefício egoísta. Em comparação, um empata aproveitará a energia dos outros num esforço para ajudar no seu melhor bem-estar.
O que os atrai?
O que realmente une esses dois é que eles espelham suas sombras. Mas não de uma forma saudável, como o espelhamento de chamas gêmeas. As chamas gêmeas espelharão aspectos uns dos outros para crescerem como juntas.
O empata é atraído pelo narcisista pois este último estará, é claro, usando uma máscara e mostrando o que acredita que o empata quer ver. O empata, por sua vez, verá as falsas qualidades e esperanças dentro do narcisista. Lembre-se de que os empatas são como esponjas de energia, mas desejam curar os outros.
É precisamente isso que os narcisistas veem e anseiam, pois precisam de atenção e anseiam que alguém os ajude. Porém, na realidade, eles acabam desviando a energia do empata para seu próprio benefício e drenando-os.
A maioria dos empatas, enquanto em um vínculo de trauma ou codependência, ainda não aprendeu a amar a si mesmos adequadamente, pois sentem que é uma coisa egoísta de se fazer. Portanto, faltam-lhes limites saudáveis, dos quais o narcisista aproveita ao máximo.
Motivos pelos quais permanecem juntos
Uma das maiores razões pelas quais empatas e narcisistas são atraídos um pelo outro é porque um narcisista se sente atraído para a natureza amorosa e compassiva de um empático.
Lembre-se que a maioria dos narcisistas tiveram infâncias difíceis, onde ou não receberam amor e cuidado suficientes ou foram colocados em um pedestal e regados com atenção desnecessária. Assim, aprenderam que não podem fazer nada de errado. De qualquer forma, a infância deles abriu o caminho para relacionamentos tóxicos.
Por outro lado, um empata será atraído para os aspectos de carisma e confiança do narcisista, pelo menos no início. Eventualmente, chegarão a um ponto em que desprezarão o comportamento, mas muitas vezes apenas quando chegar a hora de se curar.
Os narcisistas costumam serem bonitos e fazerem um esforço extra para sê-lo. Geralmente apresentam riqueza material ao empático no início. Às vezes, uma riqueza roubada de de outro empata, mas nem sempre é o caso.
Os empatas agradam às pessoas. Eles normalmente aprendem desde tenra idade a ler a energia do ambiente. Então, quando havia caos, faziam os pais rirem ou ficarem felizes para que o ambiente se acalmasse. Isso faz com que o pequeno empático se sinta seguro. Assim, nos relacionamentos, um empata fará o mesmo com seu parceiro.
Como se curar da relação tóxica?
O relacionamento é tóxico para ambas as partes, então o que acontece quando alguém finalmente escapa de um relacionamento ligado ao trauma ou codependente com um narcisista?
Leia também:
Os empatas internalizam tudo. Em algum momento, essas emoções e sentimentos voltarão e se manifestarão em seu físico, mental, espiritual e emocional. O narcisista fará o oposto e projetará tudo no empata, culpando-o pelo relacionamento.
Auto-compaixão
Uma das melhores maneiras de se curar após um rompimento com um narcisista é tratar-se com autocompaixão. Sobreviveste a uma relação tóxica e precisas de tempo para se curar. Mostre a si mesmo a mesma compaixão que você deu ao narcisista quando defendeu seus comportamentos.
Trabalhe para construir proteção em torno de sua aura e aprender quando está segurando emoções ou sentimentos que não são seus.
Limites saudáveis
Como um empata, você deve aprender a estabelecer limites saudáveis para que, da próxima vez, não atraia outro narcisista. Uma das razões pelas quais empatas e narcisistas são atraídos um pelo outro é que nenhum deles tem limites.
Faça uma lista do que você vai e não vai aturar em um próximo relacionamento, mas não apenas apenas “em um relacionamento.” Defina limites para como você vai deixar as pessoas se aproximarem de você em geral. Você precisa que as pessoas respeitem seu espaço.
Mas, falando sério, se você não gosta de sinais literais, escreva algumas das coisas que não tolerará de outras pessoas, incluindo também relacionamentos platônicos.
Às vezes, você precisa se isolar por um tempo para realmente se encontrar. Depois de estar em um relacionamento codependente e tóxico com um narcisista, você perde sua identidade. Então, dê-se o tempo que precisar.
Dessa forma, você terá limites saudáveis quando estiver pronto para sair no mundo do namoro novamente. Você vai atrair alguém que te respeita e te ama em vez de querer usá-lo porque os limites irão repelir um narcisista.
Auto-cuidado
A próxima coisa que você deve fazer é desenvolver uma rotina de autocuidado. Outra grande razão pela qual empatas e narcisistas são atraídos um pelo outro é que o empático raramente tem uma prática de autocuidado.
Uma boa rotina de autocuidado fará com que o foco volte para você. Você aprenderá quem é e quais são suas necessidades. Assim, poderá trabalhar em suas coisas internas, curando sua criança interior e aumentando sua vibração.
O autocuidado pode ser básico. Encontre algo que faça você se sentir amado e faça isso todos os dias. Pode ser meditação, ioga, registro no diário ou até mesmo corrida! Depois de estabelecer uma rotina de autocuidado, você se recuperará muito mais rápido.
Últimas postagens
Deixe um comentário