Se você está envolvido com um narcisista, então está bastante acostumado com as mentiras dele. Pode ser muito desconcertante que alguém minta o tempo, principalmente por alguém que pretende cuidar de você.
Quando o narcisista mente, ele está tentando parecer dominante, acreditando que contar inverdades o fará parecer mais inteligentes que outras pessoas. Ter ao seu lado uma vítima a quem possa mentir proporciona-lhe um suprimento narcisista constante.
Mas, você já questionou se um narcisista sabe que não está dizendo a verdade ou se acredita em suas próprias histórias? Se sim, muitos outros também. Como regra geral, um narcisista sabe que está mentindo quando:
- Muda a história com base em com quem ele está falando;
- Fica na defensiva quando é questionado;
- Usa explicações excessivamente detalhadas;
- Culpa os outros para desviar a atenção de si;
- De repente, tem uma memória seletiva quando pego em flagrante.
Neste post, explicarei cada um deles para ajudá-lo a entender como um narcisista sabe que está mentindo.
Mudanças na história
Um sinal de que um narcisista sabe que está mentindo é quando ele muda sua história dependendo de com quem está falando.
Por exemplo, imagine que ele está tentando evitar a responsabilidade por um erro no trabalho. Para um colega, ele poderia dizer, “Fiz o relatório na hora certa, mas o computador travou e perdi tudo.”, enquanto para outro, ele pode reivindicar, “Eu estava esperando informações de outra pessoa, e ela nunca me deu.”
Ele ajusta sua mentira para se adequar à pessoa com quem fala e garantir que esteja usando a versão mais crível. Se ele realmente acreditasse em suas próprias palavras, não haveria necessidade de trocar de história; a verdade não muda com base no público.
Ficar na defensiva
Outra indicação de que um narcisista sabe que está mentindo é o quão defensivo ele se torna se alguém questionar sua história.
Por exemplo, se um narcisista contar a um amigo, “Estive na academia ontem à noite,” mas o amigo sabe que a academia estava fechada, o narcisista pode reagir com raiva ou ressentimento, dizendo algo como, “Você está me chamando de mentiroso? Não acredito que você não confia em mim!”
A reação exagerada do narcisista ao ser questionado é um sinal revelador de que ele está ciente de que não estão dizendo a verdade. Se ele estivesse confiante em sua honestidade, um simples esclarecimento ou prova seria suficiente, em vez de uma explosão emocional destinada a fazer a outra pessoa recuar.
Desculpas detalhadas
O narcisista muitas vezes elabora desculpas muito detalhadas e específicas para reforçar as suas mentiras.
Por exemplo, se ele está mentindo sobre onde estava em uma determinada noite, ele pode não apenas dizer, “Eu estava fora com amigos.”. Em vez disso, ele elabora uma história detalhada como, “Estive na casa do Michel até às 21h. Assistimos ao jogo e ele fez seu famoso churrasco. Você sabe como ele sempre fala sobre aquela receita.”
Leia também:
Esta elaboração deliberada de uma mentira, completa com detalhes desnecessários, indica que ele está ciente de que não está dizendo a verdade. Uma resposta simples e honesta normalmente não requer tal elaboração.
Culpar os outros
Quando um narcisista mente e sente que pode ser pego, ele também pode transferir a culpa para outras pessoas. Isto indica que ele sabe que a sua declaração é falsa e está a procura de uma forma de não ser responsabilizado.
Por exemplo, se um narcisista afirma que estava atrasado porque o projeto em que vocês trabalharam juntos demorou muito e você sabe que isso não é verdade, ele pode dizer rapidamente “Bem, se o João tivesse nos enviado os números a tempo, eu não estaria atrasado.”
Essa manobra mostra que o narcisista entende que sua afirmação original é falsa, pois está preparado com uma explicação alternativa que elimina a culpa pessoal.
Memória seletiva
Um sinal revelador de que um narcisista sabe que está mentindo é quando convenientemente afirma ter uma memória seletiva sobre eventos ou conversas específicas.
Por exemplo, se ele é confrontado sobre uma promessa mas não a cumpriu, responderá com, “Não me lembro de dizer isso,” ou “Minha lembrança dessa conversa é um pouco confusa.”. No entanto, ele parecem ter uma excelente lembrança de detalhes se ela se adaptar à sua narrativa ou defesa.
Esta memória seletiva é estratégica, permitindo-lhe evitar a responsabilização pelas suas mentiras.
Os verdadeiros problemas de memória não afetariam seletivamente apenas as situações em que deveriam ser corrigidos ou expostos.
Palavras finais
Muito obrigado por reservar um tempo para ler este artigo e espero sinceramente que você tenha achado isso útil.
Agora, estou ansioso para ouvir seus pensamentos e experiências. Você já encontrou esses comportamentos com um narcisista conhecido? Em caso afirmativo, que medidas tomou para manter a sua realidade?
Ou talvez você esteja buscando conselhos sobre como lidar com uma situação com um narcisista que está tendo de enfrentar atualmente. De qualquer forma, compartilhe seus pensamentos e perguntas deixando um comentário a seguir.
Últimas postagens
Deixe um comentário