Se houver um narcisista em sua vida ou alguém que apresente características de um narcisista, é provável que você já foi vítima do tratamento silencioso.
O tratamento silencioso não é um momento utilizado pelo narcisista para organizar seus pensamentos ou refletir.
Ele não lhe dirá: “Posso ficar quieto por um ou dois dias enquanto penso no que está acontecendo, mas espero que possamos resolver isso juntos”.
O que exatamente é o tratamento silencioso?
A raiva nem sempre precisa ser representado por ataques violentos, gritos e palavrões ou abuso físico.
Essa tática é usada para exercer controle e obter uma resposta desejada sem ter que abordar diretamente o problema em questão.
Ao empregar o tratamento silencioso, os narcisistas visam manipular o estado emocional da vítima, afirmar sua autoridade e evitar assumir a responsabilidade por suas ações, perpetuando, em última análise, um ciclo de desequilíbrio de poder e turbulência emocional no relacionamento.
Nada é tão desgastante emocionalmente quanto alguém que para de interagir com você.
O aspecto de ignorar é intencional, e não há dúvida de que o narcisista aproveita cada segundo enquanto observa você se contorcer enquanto procura uma forma de contatá-lo.
Em público ou não, não importa
A parte mais desagradável do tratamento do silêncio é que não importa onde você esteja, seja em um ambiente público ou privado.
Se vocês estiverem em um espaço privado, como sua casa ou sozinhos, ainda assim será submetido ao tratamento silencioso se o narcisista achar que você o merece.
Ele só parará quando julgar que está pronto.
Por que é tão comum?
Vou explicar por que a arma favorita do narcisista é o tratamento silencioso.
Leia também:
- Eficaz: funciona sempre, criando altos níveis de ansiedade antecipatória na vítima;
- Flexibilidade: pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar e de repente, o que o torna uma ótima maneira de acabar com os dias mais agradáveis;
- Pode ser usado contra qualquer um: família, amigos, colegas de trabalho e até mesmo amigos. Se um narcisista quiser deixar sua marca silenciosa – ele pode, e fará isso;
- Inicia uma autorreflexão da vítima: “O que eu fiz de errado?” Isso muda o foco do problema para a vítima;
- A vítima pede desculpas por coisas que não fez: isso encanta o narcisista, que constantemente sente como se você devesse algo para ele.
Exemplos de tratamento silencioso
Exemplo 1
O exemplo mais comum de tratamento silencioso é entre um casal, onde o cônjuge pergunta se algo está errado ou se está tudo bem.
O cônjuge narcisista responde minimamente e diz que está tudo bem, ou permanece em silêncio.
O parceiro faz mais perguntas, mas elas não levam a lugar nenhum, deixando-o confuso e paranoico de que fez algo errado.
Assim, culpam-se por algo que nem aconteceu ou por não serem dignos de receber uma resposta saudável e comunicativa.
Exemplo 2
Você está em um evento social, conversando com pessoas que já conhece e tenha conhecido naquela noite.
Você está com seu cônjuge e quer causar uma boa impressão sendo alguém que se envolve e parece feliz e confiante. Ao olhar para seu cônjuge do outro lado da sala, ele deixa bem óbvio que há um problema.
Embora todos o cumprimentem e façam você se sentir bem-vindo, sua principal preocupação é saber que erros está cometendo.
Qual é o resultado final?
O tratamento silencioso está longe de ser uma forma justa de lidar com as emoções, mas o narcisista não conhece outra forma melhor.
Essa é a natureza do tratamento silencioso – e o motivo pelo qual o narcisista o considera uma arma tão poderosa.
Ninguém merece ser tratado dessa maneira – muito menos a pessoa que não fez nada de errado, e isso é algo que você deve lembrar se alguma vez for pego nos jogos mentais.
O tratamento silencioso é imprevisível, e se você entrar no jogo de se desculpar apenas para manter a paz e criar um ambiente mais feliz, estará assumindo o papel de vítima, deixando o narcisista se sentindo um vencedor.
Últimas postagens
Deixe um comentário