Cabeçalho site

Conteúdos sobre narcisismo, borderline e saúde emocional. Psicólogo online com ética e empatia.

O que é e como lidar com pessoas passivo-agressivas?

Início » O que é e como lidar com pessoas passivo-agressivas?

O que é e como lidar com pessoas passivo-agressivas?

Uma pessoa passivo-agressiva tem dificuldades de expressar diretamente os sentimentos negativos, como raiva ou aborrecimento


Idioma:

Uma pessoa passivo-agressiva tem dificuldades de expressar diretamente os sentimentos negativos, como raiva ou aborrecimento.

Seus comportamentos costumam ser difíceis de identificar e sabotam os relacionamentos domésticos, sociais e profissionais.

Em vez de ficarem visivelmente zangadas, elas projetam sua hostilidade na esperança de ferir e confundir o alvo.

A maioria de nós terá de lidar com as agressões passivas de outras pessoas, seja na vida pessoal ou profissional: um colega de quarto que deixa um bilhete inocente, mas repreensivo, sobre o único copo que não foi lavado, por exemplo, ou o relatório de um colega fica “esquecendo” de terminar.

Resmungar ou ficar com raiva apenas coloca a pessoa passivo-agressiva na defensiva, resultando em desculpas ou negação de qualquer responsabilidade.

Por outro lado, existem maneiras saudáveis ​​de enfrentar a agressão passiva e lidar com conflitos de relacionamento.

Como saber?

O comportamento passivo-agressivo assume a forma de palavras (como culpar os outros ou dar desculpas) ou ações (por exemplo, tratar alguém com silêncio).

Em vez de ter conversas abertas e honestas sobre como se sente injustiçada, a pessoa usa dicas, silêncio, negação e outras táticas sutis para comunicar seu descontentamento.

Expressão indireta da raiva

Uma pessoa passivo-agressiva nega que sente raiva para evitar um confronto direto e sentimentos desconfortáveis.

Dicas em vez de ser direto

Uma pessoa passivo-agressiva é mestre em insinuar seus sentimentos sem expressá-los diretamente.

Ela faz referência a um incidente anterior falando sobre uma situação semelhante e como se sente em relação a esse incidente.

Suspiros e beicinhos

Uma pessoa passivo-agressiva expressa verbal e visualmente seu descontentamento de maneiras que indicam claramente sua infelicidade, como suspirar, fazer beicinho ou ficar de mau humor, mas não consegue realmente lidar com isso de maneira significativa.

Atitude de poucas palavras

Uma pessoa passivo-agressiva age de forma taciturna em vez do confronto direto.

Essa tática normalmente ocorre simultaneamente com a negação de que algo está errado.

Procrastinação de tarefas

Uma pessoa passivo-agressiva expressa seu descontentamento procrastinando e deixando de cumprir as tarefas como forma de resistência silenciosa contra algo que a deixa infeliz.

Sentimentos de injustiça

Uma pessoa passivo-agressiva expressa que frequentemente se sente injustiçada, subestimada e desvalorizada.

Quando pressionados a dar exemplos, recorre a outras táticas para não entrar em confronto direto.

Elogios indiretos

Uma pessoa passivo-agressiva faz elogios indiretos como forma de magoar outra pessoa e sob o pretexto de manter uma conexão amigável.

Agressões físicas em objetos

Uma pessoa passivo-agressiva bate portas, move coisas ruidosamente ou usa outros meios físicos para transmitir seu ponto de vista sem palavras.

Tratamento do silêncio

Uma pessoa passivo-agressiva pode pune outra pessoa encerrando toda a comunicação em vez de abordar o problema diretamente.

Ressentimentos da conversa direta

Uma pessoa passivo-agressiva ressente-se daqueles que querem ter uma conversa direta, quando ela própria está disposta a “deixar as coisas passarem”.

Ela aprendeu que o conflito é assustador, imprevisível ou imaturo e que as emoções devem ser engolidas.

Alguns exemplos

Uma pessoa passivo-agressiva costuma dizer algo como “Claro, ficaria feliz em fazê-lo!”. No entanto, o que ela faz é meditar e reclamar enquanto executa a tarefa.

Ela também pode fazer algo aparentemente gentil, mas é oposto aos desejos de outra pessoa.

Por exemplo, se você disser a um colega de trabalho que está tentando perder peso, a pessoa passivo-agressiva lhe trará um bolo no dia seguinte.

Aqui estão alguns sinais de alerta que sinalizam uma pessoa passivo-agressiva:

  • Ressentir-se ou opor-se abertamente às instruções dos outros, embora ainda possam fazer o que lhe é dito;
  • Atrasar uma tarefa solicitada por outra pessoa ou cometer erros intencionais;
  • Ter uma atitude sarcástica ou argumentativa;
  • Reclamar rotineiramente de se sentir subestimado;
  • Criticar os outros.

Exemplos incluem:

No relacionamento

A pessoa passivo-agressiva em um relacionamento dá ao seu parceiro um tratamento silencioso se ele disser ou fizer algo que magoa.

No trabalho

A pessoa passivo-agressiva chega atrasada a uma reunião simplesmente porque não gosta do horário agendado por seu chefe.

Também inclui minar a compreensão ou experiência dos outros com frases como “Como eu já te disse…” ou “Você compreende o que estou dizendo?”

No jeito de falar

A pessoa passivo-agressiva faz elogios indiretos e declarações condescendentes ou sarcásticas, como dizer: “Você pareceria mais profissional sem essas tatuagens” ou “Seria bom ter tanto tempo livre quanto algumas outras pessoas”, em vez de lidar de frente com sentimentos e problemas.

Frases usadas

Essas são 10 frases comuns que servem como um alerta que uma pessoa é passivo-agressiva:

Não estou bravo

Negar sentimentos de raiva é um comportamento passivo-agressivo clássico.

Em vez de ser franco e honesto quando questionado sobre seus sentimentos, a pessoa passivo-agressiva insiste: “não estou bravo”, mesmo quando está fervendo por dentro.

Tudo bem, Tanto faz

Ficar de mau humor e afastar-se das discussões são estratégias primárias da pessoa passivo-agressiva.

Leia também:

Como a agressão passiva é motivada pela crença de uma pessoa de que expressar a raiva diretamente só piorará sua vida, a pessoa passivo-agressiva usa frases como “tudo bem” e “tanto faz” para expressar a raiva indiretamente.

Estou indo!

Pessoas passivo-agressivas são conhecidas por atender verbalmente a uma solicitação, mas atrasando comportamentalmente sua conclusão.

Se sempre que você pede a seu filho para limpar o quarto, ele diz alegremente: “tudo bem, estou indo”, mas não aparece para completar a tarefa, é provável que ele esteja praticando a bela arte passivo-agressiva da submissão temporária.

Eu não sabia que você queria dizer agora

Por outro lado, pessoas passivo-agressivas são mestres na procrastinação.

Embora todos nós gostemos de adiar tarefas desagradáveis ​​de vez em quando, pessoas com personalidades passivo-agressivas recorrem à procrastinação como forma de frustrar os outros e/ou escapar de certas tarefas sem ter que recusá-las diretamente.

Você só quer que tudo seja perfeito

Quando a procrastinação não é uma opção, uma estratégia passivo-agressiva mais sofisticada é realizar as tarefas em tempo hábil, mas de maneira intencionalmente ineficiente.

Quando confrontado, ele defende o trabalho, contra-acusando os outros de terem padrões rígidos ou perfeccionistas.

Achei que você soubesse

Pessoas passivo-agressivas expressam sua raiva secretamente, optando por não compartilhar informações quando isso pode evitar um problema.

Ao alegar ignorância, a pessoa defende a inação, ao mesmo tempo que sente prazer com os problemas e a angústia do inimigo.

Claro, ficaria feliz

Você já esteve em uma situação de atendimento ao cliente em que um funcionário aparentemente preocupado ou uma operadora de telefonia super educada garantiu que seu problema seria resolvido?

Superficialmente, o representante é cooperativo, mas cuidado com o sorriso irritado: no fundo, ele ou ela estará encaminhando sua solicitação para a lixeira.

Você se saiu muito bem

O elogio indireto é o meio socialmente aceitável pelo qual a pessoa passivo-agressiva o insulta profundamente.

Se alguém já te disse: “não se preocupe; você ainda pode usar aparelho, mesmo na sua idade” ou “há muitos homens por aí que gostam de mulheres gordas”, é provável que você saiba quanta “alegria” um elogio passivo-agressivo pode trazer.

Eu só estava brincando

Assim como os elogios indiretos, o sarcasmo é uma ferramenta comum de uma pessoa passivo-agressiva, mas de maneira socialmente aceitável.

Se você mostrar que está ofendido por um sarcasmo mordaz e passivo-agressivo, o contador de piadas hostil desempenhará seu papel de vítima, perguntando: “Você não aguenta uma piada?”

Por que você está tão chateado?

A pessoa passivo-agressiva é mestre em manter a calma e fingir choque quando os outros, desgastados por sua hostilidade indireta, explodem de raiva.

Na verdade, a pessoa tem prazer em fazer com que os outros percam a calma e depois questionar suas “reações exageradas”.

As pessoas sabem que são passivo-agressivas?

O comportamento passivo-agressivo decorre de raiva, tristeza ou insegurança subjacentes, das quais a pessoa pode ou não estar consciente.

Assim, muitas pessoas não percebem que estão sendo passivo-agressivas, pois o comportamento parecerá normal para elas, ou pensarão que ser passivo-agressivo é a melhor maneira de evitar ferir os sentimentos de alguém.

Qualquer pessoa pode se comportar de maneira passivo-agressiva de vez em quando. Mas se isso for um padrão, então há um problema.

Como lidar?

Se a agressão passiva de um amigo, familiar ou colega estiver te incomodando, seja direto sobre o que você quer ou precisa, sem rotular o comportamento dele como “passivo-agressivo”.

Usar declarações começando com “eu” são úteis. Por exemplo: “Eu não gosto quando você se atrasa para as reuniões. Isso me faz sentir que não é importante para você. Você poderia, por favor, chegar na hora certa daqui para frente?”

Às vezes, comportar-se de forma assertiva mostra à outra pessoa como se comportar dessa maneira também.

É provável que você tenha de continuar falando sobre suas necessidades a uma pessoa passivo-agressiva antes de ver alguma melhora na maneira como age.

Embora seja tentador reagir também sendo passivo-agressivo, expressar raiva ou frustração estimulará a pessoa a continuar se comportando da mesma maneira.

Demonstrar que você valoriza a perspectiva dela só ajudará se você estiver lidando com uma sensação subjacente de insegurança. No entanto, não se desculpe por ofensas infundadas ou as acalme de outra forma.

Se possível, limite o tempo que você passa na presença dela.

Mas, se você entender que o confronto é o melhor caminho a seguir, evite ser acusador enquanto explica calmamente como o comportamento faz você se sentir.

Ao lidar com uma pessoa passivo-agressiva, responsabilize-a por seu mau comportamento e não se desculpe por aquilo que não fez de errado.

Perguntas frequentes

A pessoa passivo-agressiva está ciente do que faz?

Muitas pessoas não percebem que estão sendo passivo-agressivas. O comportamento pode parecer “normal” para elas.

O tratamento silencioso é um comportamento passivo-agressivo?

Sim. O mesmo acontece com ser taciturno, atrasado, cínico e sarcástico.

Que tipo de personalidade tem o passivo-agressivo?

O comportamento passivo-agressivo não está associado a um tipo específico de personalidade, embora inclua certos comportamentos.

Também não é um transtorno de personalidade.

No entanto, o comportamento passivo-agressivo pode ser encontrado em pessoas com transtornos de personalidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a entenderem a saúde emocional!

Borderline (23) Depoimentos (6) Narcisismo (290) Outros (239)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *