Quando dois narcisistas se apaixonam, a tendência é que o relacionamento seja transacional. Isto é, ambos precisam um do outro para satisfazer suas necessidades de auto-inflação e auto-imagem. Ambos tentarão manipular um ao outro e não aceitarão que estejam sendo manipulados porque pensam que são inteligentes ou poderosos demais para isso.
Na maioria das vezes, o “amor” que sentem é a experiência de ter as suas próprias necessidades satisfeitas pela outra pessoa. Contanto que ambas as partes consigam o que desejam, o relacionamento poderá durar anos.
Dois narcisistas juntos são, na verdade, muito melhor do que uma pessoa não narcisista namorando uma pessoa narcisista, já que ele drena a outra pessoa por causa de sua necessidade de admiração e elogios constantes.
Então, quando se pensa que duas pessoas narcisistas namorando é uma receita para o desastre, nem sempre é o caso.
Quais os sinais?
Embora pareçam perfeitos para os outros, um casal narcisista apresenta muitos conflitos devido à priorização das suas próprias necessidades em detrimento das do outro.
Aqui estão outros sinais de um casal narcisista:
- Constante necessidade de admiração e atenção;
- Falta de empatia em relação aos sentimentos um do outro;
- Comportamento competitivo para ofuscar um ao outro;
- Concentrar-se em suas próprias conquistas durante as conversas;
- Relacionamento frágil devido à priorização das necessidades individuais em detrimento da compreensão mútua.
Desafios enfrentados
Casais narcisistas podem parecer inicialmente compatíveis, ambos sem desejar atenção e validação. No entanto, à medida que o relacionamento avança, estes desafios tornam-se evidentes, dificultando a capacidade de manter uma ligação saudável e gratificante.
Aqui estão alguns desafios comuns enfrentados por dois narcisistas que se apaixonam:
Lutas pelo poder
Numa relação entre dois narcisistas, ambos os parceiros competem constantemente por domínio e controle, levando a conflitos e lutas de poder sem fim.
Falta de empatia
Nenhum dos parceiros do casal narcisista demonstra empatia genuína pelos sentimentos e necessidades do outro, resultando em distância emocional e mal-entendidos.
Competitividade
Quando dois narcisistas se apaixonam, sempre haverá uma sensação de competitividade.
Leia também:
A natureza competitiva dificulta a cooperação e o trabalho em equipe, pois priorizam as conquistas individuais em detrimento do bem-estar do relacionamento.
Busca por atenção
Ambos exigem atenção e admiração constantes, levando a uma conexão superficial baseada em estímulos do ego, em vez de intimidade emocional genuína.
Montanha russa emocional
O relacionamento entre casais narcisistas oscila entre altos e baixos extremos, pois a autoestima de cada parceiro é frágil e depende de validação externa.
O namoro está destinado ao fracasso
Um relacionamento entre dois narcisistas começará muito bem porque será como uma competição sobre qual deles consegue seduzir o outro primeiro. Mas, estará fadado ao fracasso porque eles sempre buscam novidades, ou a próxima melhor coisa.
Então, haverá uma fase de love bombing muito forte, repleto de momentos “instagramáveis”, encontros e presentes grandiosos, intimidade e outros momentos espontâneos. Mas, assim como qualquer outro relacionamento narcisista, essa fase desaparecerá para dar lugar à desvalorização.
Perguntas frequentes
É bom quando dois narcisistas se apaixonam?
Embora pareça que dois narcisistas se entenderiam, o relacionamento deles é muitas vezes alimentado pelo egocentrismo, levando a lutas pelo poder e turbulência emocional. No longo prazo, isso é emocionalmente desgastante e carece de uma conexão emocional genuína.
Os casais narcisistas duram muito tempo?
Os casais narcisistas parecem fortes superficialmente, mas seu relacionamento é construído sobre o ego, carecendo de verdadeira intimidade emocional. Embora permaneçam juntos por vários motivos, a conexão subjacente é muitas vezes superficial e instável.
Dois narcisistas se atraem?
Sim, dois narcisistas podem se sentir atraídos inicialmente devido à familiaridade de seu comportamento.
No entanto, a relação será marcada por lutas de poder e falta de profundidade emocional, tornando difícil manter uma ligação saudável e gratificante.
Palavras finais
Então, dois narcisistas se apaixonam? Sim! As semelhanças entre dois narcisistas faz com que se sintam atraídos um pelo outro. Eles podem encontrar consolo em estar com alguém que tenha o mesmo sistema de valores que eles.
As expectativas de um relacionamento são diferentes entre pessoas narcisistas e não narcisistas. E essa diferença se tornar causa de muitos atritos e insatisfações posteriormente. No entanto, quando um narcisista está em um relacionamento com outro narcisista, ele também traz alguns benefícios.
Últimas postagens
Deixe um comentário