O fato é que sim, o narcisista sente saudade depois que a relação termina, mas não da pessoa em si. A razão pela qual o narcisista sente saudade é porque o ex efetivamente deixou de ser uma fonte de suprimento para ele.
Uma das verdades mais devastadoras sobre terminar com um narcisista é descobrir, anos ou mesmo décadas depois, que tudo não passou de uma grande farsa. Ele não foi a pessoa que se pensava ser, e qualquer “amor” que ele mostrava não foi verdadeiro.
O narcisista pensa que tem direito absoluto, sempre que quiser e sem fazer perguntas. Pense nisso como uma transação.
A fase de idealização foi a compra, com a qual a pessoa concorda involuntariamente, sem saber que haviam condições vitalícias.
Aqui está o significado de quando um narcisista “sente saudade”:
- “Sinto saudade de alguém fazer todo o trabalho doméstico para mim.”;
- “Sinto saudade de fazer sexo com você.”;
- “Sinto saudade do dinheiro que você me deu.”;
- “Sinto saudade de como minha vida era fácil.”;
- “Sinto saudade da atenção que recebi com base no seu status.”;
- “Sinto saudade de ter um escravo pessoal.”;
- “Sinto saudade de como você me adorava .”;
- “Sinto saudade do poder que ganhei por ser capaz de controlar todos os seus movimentos.”;
- “Sinto saudade de ter acesso à energia da sua força vital sempre que eu exijo.”;
- “Sinto saudade dos itens materiais que poderia ter com você.”
Em outras palavras, “sinto saudade do que você me dá”, e não “sinto saudades sua como pessoa”.
Esperamos que o narcisista sinta saudade depois que a relação termina porque queremos que ele tenha algum tipo de remorso como resultado de seu comportamento.
No entanto, ele não tem a capacidade de sentir remorso.
Ele vai culpá-lo pelas mesmas coisas que fez para provocar o rompimento do relacionamento, mentir e reescrever o enredo, de modo que se apresente ao mundo como a pobre vítima, enquanto o ex que era o malvado.
É fácil pensar que o narcisista sente saudade depois que a relação termina em algum nível, já que o ex também pode estar com saudade dele, certo?
Mas, devido à natureza do transtorno, ele já cortou o acesso a recursos empáticos e emocionais dentro de si há muito tempo.
Seu falso eu não tem a capacidade de sentir nada autêntico, o que faria com que sentisse saudade como um ser humano totalmente autônomo.
É por isso que é tão importante, para o próprio bem-estar e para a capacidade de seguir em frente em uma vida saudável, focar em si mesmo e curar suas feridas internas.
Ele se arrepende?
Não, o narcisista não se arrepende de terminar a relação, com apenas uma exceção: quando não tem tempo de colocar as mãos em tudo o que era para ser dele, como sexo, dinheiro, propriedade, aclamação etc.
Se o relacionamento terminou devido a algo que ele fez, o arrependimento é por ter sido descoberto, mas nunca pela coisa em si.
Por exemplo, digamos que ele foi pego traindo. O narcisista não vai se arrepender da traição, mas se arrepender de não ter manipulado melhor.
Sentir arrependimento é assumir a responsabilidade por sua parte no rompimento. Como o narcisista nunca assumirá uma responsabilidade pessoal, também nunca sentirá arrependimento.
Leia também:
Ele não se arrepende de ter perdido você como pessoa, porque não se importa com você como pessoa.
Ele fica pensando no ex?
O narcisista certamente ainda pensará no ex se estiver entediado, precisando de mais suprimentos ou se sentindo vitimado.
Ele ficará com raiva do que aconteceu e sentirá a necessidade de justificar por que ele está certo e o ex está errado. Ele fará isso principalmente falando mal (e mentindo) para a família e amigos em comum.
Mesmo depois que o relacionamento chega ao fim, o narcisista ainda espera ser a pessoa mais importante do mundo.
Ele vai perseguir o ex nas redes sociais e tentar descobrir mais informações sobre ele, porque, no final das contas, precisa ouvir que o ex está péssimo sem ele.
Como ele se sente quando o ex segue em frente?
O narcisista não vai gostar nem um pouco quando o ex consegue seguir em frente, isso porque ele entende que não é mais o centro da atenção.
Caso contrário, o narcisista se sentirá muito especial e importante.
O narcisista também fica muito ciumento porque, para ele, o ex é o seu “brinquedo”. Ele ficaria mais do que feliz em ver o ex solteiro e infeliz pelo resto da vida, porque isso o faz se sentir mais superior.
Evitar contato machuca o narcisista?
Se o ex evitar contato com o narcisista, ele verá isso como uma rejeição, ou melhor, o ego dele considera isso uma rejeição direta de si mesmo.
O narcisista tem uma visão tão superior de si, que seu ego imediatamente revida com, “como você ousa me rejeitar. Na verdade, você é quem merece ser rejeitado.”.
Então, ele vai esperar o momento certo para puni-lo pela rejeição, seja atacando com raiva, ou um pouco mais adiante, com uma difamação pública.
O que realmente acontece é que, ao ignorar completamente o narcisista, o ex desencadeará uma lesão dentro dele.
E um dos seus medos mais profundo do narcisista é o de ser abandonado, ou rejeitado.
Assim, com uma rejeição, o ego pulará direto para o modo de sobrevivência e acreditará que precisa aniquilá-lo porque agora você é uma ameaça à sua realidade.
Portanto, evitar contato com o narcisista fere o seu ego mas não o deixa triste, como aconteceria com uma pessoa saudável.
Para o narcisista, o ex sempre será o culpado de tudo, portanto ele não merece ter nada na vida.
A melhor maneira de afastar de um narcisista é continuar e ser a versão mais feliz e saudável de si. Isso vai deixá-lo louco, mais do que qualquer outra coisa!
Últimas postagens