Cabeçalho site

Conteúdos sobre narcisismo, borderline e saúde emocional. Psicólogo online com ética e empatia.

Narcisista vulnerável: sinais, causas e como lidar com um

Início » Narcisista vulnerável: sinais, causas e como lidar com um

Narcisista vulnerável: sinais, causas e como lidar com um

O narcisista vulnerável é difícil de identificar. Porém, com um pouco de atenção, os sinais se destacam e revelam as verdadeiras intenções.


Idioma:

O narcisismo vulnerável é um tipo de narcisismo mais difícil de identificar. Eles ​​tendem a serem mais introvertidos, e seus sintomas levam você a acreditar que lutam contra outro problema de saúde mental, como transtorno bipolar ou uma ansiedade severa.

Assim como os demais, no entanto, o narcisista vulnerável tende a desviar e culpar os outros.

Quais são os sinais?

Os narcisistas vulneráveis, também conhecidos como ocultos, são exatamente o oposto daquilo que você pensa quando ouve a palavra narcisista.

Ao contrário da forma comum, eles são muito mais sensíveis e não têm consciência de como afetam as emoções dos outros, além de muito introvertidos e de lutarem contra sentimentos de ansiedade e vergonha.

Emoções do tipo depressão, como retraimento e medo de abandono, juntamente com sentimentos de baixa autoestima são comuns.

Devido à alta volatilidade emocional, exibem grandes acessos de raiva e hostilidade, e culpam os outros em todas as situações.

Sinais de narcisismo vulnerável incluem:

  • Ter muitos amigos e um grande círculo social, mas ser incapaz de manter relacionamentos pessoais, românticos ou profissionais próximos devido à sua natureza egocêntrica;
  • Exigir muita atenção, dificultando a manutenção de relacionamentos. Nunca dando em um relacionamento, apenas tomando;
  • Preocupar-se tanto consigo mesmo a ponto de ser incapaz de se importar com as emoções dos outros, muitas vezes precisando que eles acalmem suas próprias emoções negativas;
  • Ter amigos ou relacionamentos em diferentes estágios da vida, como resultado de os tê-lo apenas para ganho pessoal;
  • Se eles não estão recebendo um impulso de ego em todos os relacionamentos, percebem qualquer nível de crítica tão duramente que desencadeia sentimentos de intensa vergonha;
  • Mesmo sendo introvertidos, eles não aplicam a si mesmos as mesmas regras que aplicam aos outros, e fazem do status a prioridade máxima.

Causas

Variáveis ambientais, traumas na infância, abuso, exploração sexual e genética desempenham influência no desenvolvimento de qualquer tipo de narcisismo.

As interrupções de um desenvolvimento saudável e descomprometido são o motivo pelo qual alguém desenvolve um transtorno de personalidade narcisista.

Experiências como dinâmica familiar manipuladora e reconhecimento excessivo ou insuficiente são um gatilho.

Essa imagem retrata uma pessoa segurando e controlando uma marionete. A marionete está vestida com uma camisa xadrez, gravata borboleta e macacão jeans, com a boca aberta em um sorriso. O fundo parece ser um espaço interior com textura de parede de tijolos. Essa imagem pode ser interessante ou relevante em discussões sobre controle, manipulação, arte performática ou entretenimento.

Ambientes domésticos inconsistentes ou emocionalmente voláteis também levam ao desenvolvimento desse transtorno de personalidade, à medida que alguém envelhece.

Qualquer extremo (muito ou pouco), seja elogio, admiração ou indulgência, também levam ao desenvolvimento de um tipo de narcisismo, como o narcisismo vulnerável.

A falta geral de equilíbrio e estabilidade é o que faz com que a homeostase interna dê errado, levando a uma série de problemas de saúde mental.

O cérebro de pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm menos massa cinzenta na parte que controla a regulação cognitiva e emocional, incluindo empatia e compaixão, dois traços comumente ausentes nesse transtorno.

Narcisismo vulnerável vs. narcisismo grandioso

Narcisismo vulnerável e grandioso são os dois principais subtipos.

Embora ambos compartilhem os mesmos traços de personalidade, eles apresentam esses traços de forma diferente.

Narcisista vulnerável

O narcisista vulneráveis ​​é mais difíceis de identificar.

Ele é introvertido e seus sintomas levam outras pessoas a acreditar que há outros problemas de saúde mental, como transtorno bipolar ou ansiedade severa.

Narcisista grandioso

O narcisismo grandioso é mais fácil de identificar porque são barulhentos, arrogantes e abertamente insensíveis às necessidades alheias.

Leia também:

Ele se manifesta em comportamentos extrovertidos que afetam os outros.

Eles têm empatia?

Pessoas com narcisismo vulnerável não têm empatia. Afinal, elas apresentam um nível intenso de foco em si mesmas, dificultando a consideração dos sentimentos dos outros.

Por outro lado, elas podem amar outras pessoas. No entanto, nos relacionamentos, demonstram comportamentos de:

  • Dependência;
  • Possessividade;
  • Temor à rejeição;
  • Agressividade;
  • Vitimização;
  • Busca excessiva por sinais de amor;
  • Aceitação.

3 dicas

Gerenciar uma situação com um narcisista vulnerável, estabelecer limites firmes, obter uma perspectiva de fora e não ceder às suas fachadas são ótimos lugares para começar.

Aqui estão outras três dicas para lidar com um narcisista vulnerável:

Coloque limites firmes desde o início

Estabeleça limites firmes e entenda que o narcisista tentará forçar e testar essas fronteiras.

A imagem mostra duas pessoas de frente uma para a outra, separadas por uma barreira vertical branca. A pessoa à esquerda parece ter cabelos loiros e está vestindo uma blusa rosa, enquanto a pessoa à direita tem cabelos castanhos e está usando uma camisa jeans.

Defini-las desde o início parece injusto para aqueles que têm um senso de identidade e simpatizam com os outros, mas lembre-se, o narcisista vulnerável aceitará tanto quanto você der, sem dar nada em troca.

Obtenha uma perspectiva imparcial da situação

Não se iluda pensando que seus esforços serão apreciados.

Conversar com um Psicólogo que tenha uma perspectiva imparcial ajuda a garantir que você tenha uma compreensão clara da situação.

Não caia na farsa dele

Se ele sentir que vai perder você e a atenção que recebe, o narcisista vulnerável fará o que for necessário para garantir que você fique por perto e volte aos mesmos hábitos.

Ele dará um show por um tempo até que esteja convencido de que vale a pena dar uma segunda chance, caindo de volta no mesmo ciclo de abuso narcisista.

Tratamento

Qualquer Psicólogo é capaz de conduzir uma terapia para o transtorno de personalidade narcisista, desde que tenha experiência.

Buscar orientação é um grande desafio para aqueles com o transtorno, devido às grandes lacunas na autoconsciência que não permitem que reconheçam áreas de autoaperfeiçoamento.

Como eles são tipicamente mais introvertidos e propensos a também ter um diagnóstico de ansiedade e/ou depressão, os narcisistas vulneráveis ​​são mais propensos a procurar ajuda.

Eles tentam encobrir suas vulnerabilidades com arrogância e bravata, mas no fundo, são extremamente sensíveis.

A imagem mostra uma pessoa sentada em uma poltrona bege, com os braços erguidos em um gesto relaxado ou triunfante. A pessoa está usando um terno escuro, camisa branca e gravata. Na cabeça, há uma coroa dourada.

Essa combinação de sensibilidade e insegurança os tornam muito difíceis de lidar, já que estão constantemente buscando segurança e validação, mas também são rápidos em ficar na defensiva e reagir com raiva quando se sentem ameaçados.

Dessa forma, os narcisistas vulneráveis ​​ainda exibem comportamentos que prejudicam os outros.

Mesmo quando não pretendem, essa personalidade manipula aqueles que amam.

Então, se você tem um narcisista em sua vida, proteja-se estabelecendo limites e fazendo pausas no relacionamento sempre que as linhas forem cruzadas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a entenderem a saúde emocional!

Borderline (23) Depoimentos (6) Narcisismo (290) Outros (239)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *