Os homens narcisistas também são misóginos? Eles são mais propensos à odiarem as mulheres?
Sim, os homens narcisistas tendem a atacar com mais frequência as mulheres do que qualquer outro grupo (incluindo homens e mulheres homossexuais).
Embora os narcisistas queiram manter sentimentos de superioridade e poder sobre todas as pessoas, eles estão particularmente empenhados em demonstrar atitudes patriarcais e subordinar mulheres heterossexuais.
A relação
“Trolls” misóginos que visam mulheres online também fazem parte de um grupo maior de narcisistas que mostraram ter altos níveis de psicopatia, sadismo e maquiavelismo.
Isso não é uma novidade para uma mulher que foi perseguida pela internet, e submetida a ameaças de violência, críticas sobre sua aparência e inteligência, ou basicamente por existir em uma rede social.
E não são adolescentes valentões, mas adultos que obtém prazer desviante ao tentar humilhar e machucar mulheres.
Muitos assassinos em massa do sexo masculino também demonstraram ter um histórico de violência doméstica contra as mulheres.
Esse histórico de violência pode ajudar a neutralizar as inibições naturais para se uma cometer violência.
Em outras palavras, esposas e namoradas são boas práticas de “tiro ao alvo” pelo homem narcisista misógino.
Você está namorando um homem narcisista misógino?
Dada a sobreposição entre misoginia e narcisismo, existem alguns sinais que apontam para o fato de que você pode estar namorando um narcisista.
Os sinais mais comuns incluem:
Senso inabalável de direito sexual
Os homens narcisistas misóginos se sentem no direito aos corpos das mulheres, e estes são frequentemente do tipo que pressionam, coagem ou secretamente as manipulam para antecipar aspectos físicos do relacionamento, desde o início.
Ele mostra ressentimento e até mesmo tentativas forçadas quando seus avanços são rejeitados.
Desconfie de qualquer parceiro que a pressione para ter uma relação íntima desde o início.
Embora esse senso de direito possa ser mais comum do que nunca na cultura moderna, a recusa em respeitar seus limites quando você os comunica é sinal de alerta de que você está lidando com alguém tóxico.
Perseguição e assédio
Todos os narcisistas, independentemente do sexo, são capazes de perseguir e assediar suas vítimas. Isso porque qualquer forma de rejeição, mesmo que seja simplesmente por incompatibilidade, causa o que é chamado de “ferida narcísica”, resultando em raiva.
Leia também:
Os homens narcisistas misóginos gostam especialmente de insultar as mulheres que os rejeitam, degradando seus atributos físicos e desejo sexual.
Ao namorar alguém novo, nunca revele seu endereço e evite usar seu número de telefone real, se possível. Envie mensagens por meio de outro aplicativo de mensagens.
É importante ter uma noção de quem é uma pessoa antes de dar a ela acesso total a onde você está, e como pode ser encontrada.
Muitos stalkers tiram proveito de qualquer informação pessoal que você fornece para assediar suas vítimas depois que eles são rejeitados.
Embora seja normal que homens e mulheres tenham internalizado os papéis de gênero até certo ponto em uma sociedade patriarcal, fique atento a crenças prejudiciais que qualquer parceiro de namoro parece muito empenhado em defender e reforçar.
Isso pode ser explícito, como alguém que acredita que as mulheres não deveriam trabalhar, ou fica furioso quando ela tenta se impor.
Alguns homens abusivos se disfarçam de feministas e “caras legais” quando, na verdade, estão apenas tentando convencer de sua credibilidade.
Confie em ações mais do que palavras:
- Como o seu parceiro reage quando você afirma seus limites e diferentes crenças?
- Ele valida você ou se torna desdenhoso?
- Como ele lida com a rejeição?
- Ele costuma se gabar do “cara legal” que é, e discursar ou delirar sobre as mulheres que o rejeitaram no passado ou ele parece levar isso na esportiva?
Como ele responde às suas conquistas?
O homem narcisista misógino com inveja patológica costuma ter ciúme das conquistas de suas parceiros, porque isso ameaça seu senso de superioridade e de controle.
Ele vai um passo além: se sente profundamente emasculado quando vê sua parceira alcançando seus objetivos, porque isso rompe seu estereótipo da “mulher submissa”.
Tal atitude não se limita apenas aos narcisistas: tem se mostrado lamentavelmente comum, mesmo entre homens altamente educados que podem não estar cientes dessas atitudes inconscientes.
Outra coisa a observar é como seu parceiro aborda as questões de justiça social: Ele rejeita ou minimiza a situação das mulheres, alegando que os homens sofrem tratamento igualmente horrendo ou ainda pior?
Uma coisa é abordar os problemas da sociedade que afetam os homens, mas outra coisa é continuar a invalidar as desigualdades e realidades sistêmicas que as mulheres em todo o mundo enfrentam todos os dias (desde o assédio nas ruas até os crimes de honra).
Um homem (ou mesmo mulher) que se recusa a reconhecer o tratamento desigual das mulheres na sociedade provavelmente não é alguém com quem você será compatível no longo prazo.
O narcisismo não é exclusivo de nenhum gênero, mas é importante observar que a misoginia pode ser uma característica do narcisismo.
Últimas postagens
Deixe um comentário