Cabeçalho site

Conteúdos sobre narcisismo, borderline e saúde emocional. Psicólogo online com ética e empatia.

Ghosting: o que é, porque dói e o que fazer a respeito?

Início » Ghosting: o que é, porque dói e o que fazer a respeito?

Ghosting: o que é, porque dói e o que fazer a respeito?

Ghosting é o sumiço repentino de alguém que se relacionava com você. Se isso acontecer, deixe-o ir com sua imaturidade e covardia.


Idioma:

Você está em um relacionamento e de repente, sem nenhum aviso, o parceiro desaparece. Nenhuma ligação, nenhuma mensagem de texto, nenhum contato pelas redes sociais, nenhuma resposta às mensagens.

Provavelmente seu parceiro não deixou a cidade as pressas por causa de uma emergência familiar, e também não está morto por aí.

Ele simplesmente terminou o relacionamento sem se preocupar em explicar ou mesmo te avisar. Você foi vítima de um ghosting.

Por que alguém comete o ghosting?

Por que alguém simplesmente desaparece da vida de outra pessoa, em vez de planejar, no mínimo, uma conversa para terminar o relacionamento?

Você pode nunca saber ao certo porque foi vítima de um ghosting.

Pessoas com uma personalidade do tipo esquiva (aquelas que hesitam em formar ou evitam completamente apegos a outras pessoas) relutam em se aproximar de alguém devido a problemas de confiança e dependência.

Elas costumam usar métodos indiretos de terminar relacionamentos, e são mais propensas a cometer o ghosting como forma de se separar.

Já as pessoas que acreditam no destino, que pensam que os relacionamentos são feitos para acontecer ou não, são mais propensas a tolerar comportamentos de ghosting ​​do que pessoas que acreditam que os relacionamentos exigem paciência e trabalho.

Quem termina relacionamentos por meio do ghosting também já foi vítima dele.

Nesse caso, a pessoa sabe o que é ter um relacionamento terminado abruptamente, sem explicação, sem espaço para discussão.

Ela não parece mostrar empatia pelo outro, e pode ou não experimentar qualquer sentimento de culpa.

O que significa?

Ghosting não se limita a relacionamentos românticos. Relacionamentos informais de namoro, amizades e até relações de trabalho podem terminar com uma forma de ghosting.

Fazer o ghosting é uma forma de sair rápido e facilmente de um relacionamento.

Leia também:

Sem drama, sem histeria, sem perguntas, sem necessidade de fornecer respostas ou justificar qualquer comportamento, sem necessidade de lidar com os sentimentos de outra pessoa.

Embora o comportamento de ghosting beneficie a evitação de uma situação desconfortável e qualquer drama em potencial, quem o comete não tem a chance de melhorar suas habilidades de conversação e relacionamento para o futuro.

Assim, não há fechamento, evitando sentimentos profundos de incerteza e insegurança. Inicialmente, você se pergunta “o que está acontecendo?”

Quando você percebe que a outra pessoa terminou o relacionamento, você fica se perguntando por que, o que deu errado no relacionamento, o que há de errado com você, o que há de errado com ela, como você não previu isso?

O que fazer?

O ghosting dói; é uma rejeição cruel. É particularmente doloroso porque você fica sem justificativa, sem diretrizes de como proceder, e com um monte de emoções para resolver por conta própria.

Se você sofre de problemas de abandono ou autoestima, o ghosting pode trazê-los à tona.

Na era de uma tecnologia em constante avanço, é provável que o ghosting apareça de muitas formas e, se for esse o caso, a pessoa que agora está fisicamente ausente de sua vida ainda é bastante visível.

Como seguir em frente? Infelizmente, não há nenhuma solução mágica ou conselho comprovado para guiá-lo rapidamente na recuperação de um ghosting, mas há bom senso.

Evite lembranças de seu ex, pois elas farão com que emoções dolorosas ressurjam, e não o ajudarão a obter um fechamento emocional ou a entender por que terminaram.

Depois de parar de se torturar revisando fotos antigas, textos antigos, novas postagens em redes sociais e qualquer outra coisa que lhe dê o paradeiro atual do ex, tente encontrar uma nova distração.

Você precisa entender que, se o seu ex escolheu a estratégia de ghosting para terminar, então isso diz algo sobre ele e suas deficiências, em vez de indicar que o problema está em você.

Em outras palavras, seguir em frente o mais rápido é completamente possível.

Mantenha sua dignidade e o foco em sua própria saúde, felicidade e futuro, deixando o ex com as repercussões de sua própria imaturidade e falta de coragem.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a entenderem a saúde emocional!

Borderline (23) Depoimentos (6) Narcisismo (290) Outros (240)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *