Cabeçalho site

Conteúdos sobre narcisismo, borderline e saúde emocional. Psicólogo online com ética e empatia.

Faça este teste e descubra se você é um narcisista

Início » Narcisismo » Faça este teste e descubra se você é um narcisista

Faça este teste e descubra se você é um narcisista

Será que você é um narcisista? Como é possível descobrir a resposta? Esse simples teste por ser um indicativo que você tem esse transtorno.


Saber se alguém ou se você é um narcisista é de fundamental importância. Afinal, narcisistas são pessoas que aparecem em público para se mostrarem compassivas e generosas.

Muitas vezes parece ser desejável tê-las como amigo, e até mesmo como cônjuge.

  • Por um lado elas podem ser muito agradáveis ​​como companhia, mas por outro será que elas também são boas parceiras quando as opiniões divergem?
  • Você já tentou ser amigo de alguém que é totalmente egocêntrico?
  • Alguém que só escuta a si mesmo?
  • Um cônjuge que muda de assunto, fica na defensiva ou zangado com você quando tenta falar sobre as dificuldades que tem vivido?

O funcionamento narcisista, em sua essência, é um distúrbio de escuta. Pense nisso como uma escuta unilateral, com vários recursos que surgem como resultado.

O desejo de manter uma relação com alguém, seja de amizade ou romântica, pode rapidamente desaparecer quando ela parece não ver ou ouvir você, quando rejeita o que você diz e quando fica com raiva se você tentar expressar um ponto de vista.

O que saber?

Você provavelmente já ouviu o termo narcisista usado livremente. As pessoas costumam usá-lo para descrever ações ou comportamentos em uma situação.

Embora alguém possa demonstrar alguns comportamentos ou características narcisistas, isso não significa que tenha o transtorno.

O Transtorno de personalidade narcisista é um diagnóstico real de saúde mental e faz parte de uma lista de transtornos de personalidade descritos no DSM-5.

Ele geralmente ocorre com outras condições de saúde mental.

O transtorno de personalidade narcisista foi historicamente classificado como um transtorno de personalidade do grupo B com base no sistema de cluster DSM-IV-TR.

Outros transtornos de personalidade nesta categoria incluem transtorno de personalidade antissocial, transtorno de personalidade borderline e transtornos de personalidade histriônica.

Agora, os transtornos são mais tipicamente categorizados com base nos 5 domínios de características do DSM-5:

  • Afetividade negativa;
  • Destacamento;
  • Antagonismo;
  • Desinibição;
  • Psicoticismo.

Quão preciso é isso?

Este questionário NÃO é uma ferramenta de diagnóstico. Os transtornos de saúde mental só podem ser diagnosticados por profissionais de saúde.

As avaliações são um primeiro passo valioso para obter tratamento.

Muitas vezes as pessoas não procuram ajuda por medo de que suas preocupações não sejam legítimas ou graves o suficiente para justificar uma intervenção profissional.

Para quem se destina?

A seguir está uma lista de perguntas elaboradas para pessoas que têm pensamentos narcisistas e que acreditam serem incontroláveis.

As questões referem-se a experiências de vida comuns entre pessoas que foram diagnosticadas com Transtorno da personalidade narcisista.

Leia também:

Questionário

Quer saber se alguém ou se você é um narcisista? O questionário a seguir sugere seis dimensões para a avaliação. Pontue cada dimensão de 0 a 5, sendo zero para nunca e 5 para o tempo todo:

1. A opinião do outro não importa

O que eu quero e o que tenho a dizer é tudo o que importa quando converso. Quando tomo decisões, o que o outro quer, suas preocupações e seus sentimentos são meros sussurros, inconveniências e irrelevâncias. Quando discuto questões, minhas opiniões estão certas e as do outro estão erradas, ou então de pouca importância. Se o outro espera ter uma opinião, está me sinto prejudicado.“;

2. Quero sempre ser o centro da conversa

Eu sei mais, eu sei melhor. Sou mais interessante. Quando converso, é principalmente sobre mim. Em conversas, eu tomo a maior parte do tempo. Quase toda a minha conversa é sobre o que fiz ou sobre o que estou pensando. Se o outro começar a falar sobre si mesmo, eu o vinculo a algo em minha vida, de modo que o foco da discussão se volte novamente para mim. Não importa como você se sente; é tudo sobre mim.”;

3. As regras não se aplicam a mim

Posso ter casos amorosos, entrar em uma fila onde outros estão esperando, burlar meus impostos e ignorar as regras que me impedem de fazer o que quero. As regras são somente para outras as pessoas seguirem.”;

4. Odeio ser criticado

Posso criticar os outros e frequentemente o faço, mas se ele me criticar, estará ferindo meus sentimentos, então eu também o magoarei. Quando ele diz que está infeliz, é uma forma indireta de me criticar. Já que sou sempre o centro da conversa, os sentimentos do outro devem ser sobre o que tenho feito. Se ele está falando sobre seus sentimentos, mesmo que tenham sido gerados por situações no trabalho ou com amigos que nada têm a ver comigo, interpreto esses sentimentos negativos como uma crítica a mim.”;

5. Estou sempre certo

O outro está errado. Então, quando as coisas dão errado entre eu e outra pessoa, a culpa é sempre dela. Não espere que eu peça desculpas ou admita a culpa. Estou acima dos outros e acima de qualquer reprovação. Se o outro espera que eu diga como contribuí para um problema, ficarei bravo com ela.“;

6. Fico com raiva rápido, e é culpa do outro

Você me deixou louco. Você não me ouviu. Você me criticou. Você está tentando me controlar. Sua visão está errada. Então você precisa se desculpar, não eu. Se estou bravo, é porque estou frustrado com o que você está fazendo. Só estou bravo por sua causa.“.

Qual sua pontuação total?

  • Menor ou igual a 10: Intervalo saudável a médio;
  • De 11 a 17: Preste um pouco mais de atenção aos seus hábitos mais narcisistas e você poderá diminuir essa pontuação consideravelmente, com um esforço moderado;
  • De 18 a 24: Indica hábitos narcisistas significativos. Pode ser hora de fazer algumas mudanças sérias de hábito!
  • A partir de 24: Problemas sérios com narcisismo.

O que fazer?

O resultado final é que o “narcisismo” consiste basicamente em padrões de hábitos, e os hábitos podem ser mudados:

  • A consciência de suas próprias tendências narcisistas é o primeiro passo para capacitá-lo a perceber e corrigir comportamentos;
  • Aprender habilidades para se tornar um ouvinte melhor é o próximo passo.

Se alguém com quem você interage regularmente mostra padrões narcisistas, não cabe a você mudá-los.

Em vez disso, é melhor se concentrar em como você mesmo pode mudar o modo como se relaciona com essa pessoa.

A raiva promove a sensação de que “o que eu quero é sagrado e o que você quer é irrelevante”. É por isso que é tão vital que você mantenha a calma em conversas importantes.

Falar sobre questões delicadas de maneira calma e bem-humorada, sem discutir, tem as maiores chances de levar a entendimentos mútuos.

O ponto principal

Para uma vida mais feliz e relacionamentos mais gratificantes, especialmente se sua pontuação indicou algumas tendências narcisistas, você precisa aprender a dominar essas tendências com melhores habilidades.

Embora algumas pessoas sejam mais propensas ao narcisismo do que outras, ele geralmente não é um fenômeno fixo, como altura ou cor dos olhos.

Em vez disso, na maior parte do tempo, o narcisismo é um déficit de habilidades.

Aprimore suas habilidades de escuta e de tomada de decisão compartilhada e fique agradavelmente surpreso à medida que menos conflito e relacionamentos mais gratificantes fluem em sua direção.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a entenderem a saúde emocional!

Borderline (41) Depoimentos (6) Narcisismo (303) Outros (242)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *