Geralmente, as pessoas são criadas para acreditar que ser bom para os outros é a única maneira verdadeira de ser. É verdade, claro, mas algumas pessoas interpretam mal o que isso realmente significa.
Aprendemos que nosso valor próprio vem de nossas ações em relação aos outros. Fazendo bem = eu sou bom. Fazendo mal = Eu sou ruim. Não importa se sua versão de “ruim” envolva apenas dizer não, estabelecer um limite e permanecer firme nele.
Os narcisistas armam armadilhas?
Os narcisistas jogam? São assim tão astutos e maliciosos? Quem lhes ensina essas habilidades manipuladoras?
Narcisistas são pessoas que sofrem de Transtorno de Personalidade Narcisista. Um transtorno caracterizada por um senso de identidade inflado, mas, no fundo, é uma síndrome de total insegurança, e pessoas inseguras empregam táticas sorrateiras para ganhar atenção e amor.
Os narcisistas, no fim, só querem um saco de pancadas. Querem um servo. Eles querem receber um amontoado de elogios e outras palavras de afirmação. E eles sabem como manipular a pessoa sensível e desavisada.
O que predomina nas relações narcisistas?
Narcisistas jogam. É um jogo de gato e rato. Eles têm muitas ferramentas em seu repertório, como o gaslighting, o love bombing, a negligência e o abuso emocional.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais os narcisistas destrói sua autoestima e seu valor próprio.
Comportamento dualista
O comportamento dualista pode ser percebido em muitos relacionamentos, não apenas nos narcisistas. Esta ferramenta é um pesadelo, e se caracteriza pelo ciclo de love bombing, tratamento silencioso e hoovering.
No início, o narcisista faz o love bombing, com intensas quantidades de amor – e depois se retira. Assim, ele cria um efeito nas suas vias neurais que estabelece as bases para a vítima ficar “viciada” nele.
Depois vem o tratamento silencioso, ou o comportamento passivo-agressivo. Não sabes o que fizeste de errado. Tudo estava bem antes. Será que deves fazer as coisas de forma diferente e esforçar-te mais?
Por fim, vem o abuso narcisista para corroer seu senso de identidade. Seus hobbies são colocados em segundo plano, você para de falar com amigos e familiares. Você se isola. E é assim que o narcisista te destrói de dentro para fora.
Mudanças constantes nas regras do jogo
Os narcisistas treinam suas vítimas para antecipar todas as suas necessidades e fazer exatamente o que querem. Eles roubam seu valor próprio, autoestima, isolam você de amigos e familiares, enquanto você persegue sua aprovação.
Se as coisas parecem estar indo um pouco bem demais, espere que eles puxem o tapete debaixo de seus pés. Os narcisistas não gostam da vítima pelo que ela é, mas sim pelo que ela faz.
Isso pode parecer uma coisa confusa de se ouvir para a maioria dos empatas, mas pessoas saudáveis e seguras gostam de você pelo que é, não pelo que fazes por elas.
Leia também:
Campanhas de difamação
É preciso dizer que uma das piores maneiras pelas quais um narcisista planeja destruir você é pela sua posição na sociedade e aos olhos de sua comunidade, amigos e familiares.
Imagine que você finalmente abriu os olhos para o abuso do narcisista – e, a propósito, muitas pessoas não sabem que estão sendo abusadas; principalmente porque não estão cientes de como são os relacionamentos saudáveis e seguros.
Um narcisista não suporta ser descartado. Então ele começará a mentir e a espalhar mentiras chocantes sobre você. A esta altura, o narcisista já tem todos os seus amigos e familiares no bolso.
E de alguma forma as pessoas realmente acreditam no narcisista. Não importa o que VOCÊ disser sobre ele! É algo chocante e angustiante de se passar vítimas de abuso narcisista.
Tipos comuns de manipulação
O narcisista não age por falta de compreensão dos danos que está causando ao parceiro. Em vez disso, eles são indivíduos sem capacidade de sentir empatia e um sentimento de superioridade em relação a todos ao seu redor.
As táticas comuns de manipulação usadas pelos narcisistas incluem:
Pequenos comentários
No início do relacionamento, pequenos comentários negativos são frequentemente ditos de forma dissimulada. Esses comentários podem parecer triviais, mas estão estabelecendo as bases para a aceitação de níveis mais altos de negatividade no futuro.
- Você realmente não quer dizer isso…
- Você não pode levar a sério sobre…
- Não é sua culpa você não entender…
- Você é tão sensível sobre…
“Estava só brincando.”
Não é incomum que um parceiro diga algo que acha engraçado quando é doloroso. Os narcisistas não fazem isso por acidente, mas sim como uma forma estratégica de ferir e traumatizar.
Eles tentam transformar a enxurrada contínua de comentários ofensivos em uma piada ou acusar o outro de níveis irracionais de sensibilidade.
“O problema é seu.”
Uma das táticas mais comuns usadas para ferir e machucar é projetar os problemas no parceiro. Isso muitas vezes transparece em afirmações como:
- Você não se importa comigo; é tudo só sobre você;
- Você tem que estar no controle de tudo;
- Você é paranóico;
- Você está enganado;
- Não valorizas esta relação;
- Tens esse erro;
- Você não está se lembrando disso com exatidão.
Os narcisistas também manipulam retendo informações específicas e agindo como se a vítima tivesse esquecido.
Palavras finais
Os narcisistas são pessoas perigosas. Eles planejam destruir você. Eles querem acabar com você para que se torne um fantoche estúpido, obedecendo a todos os seus comandos e antecipando todas as suas necessidades.
Neste artigo, examinei algumas maneiras como os narcisistas planejam destruir você. Também demos uma olhada no que é hoovering. Os narcisistas empregam armadilhas para deixar você preso em suas tocas, para nunca mais ver seus entes queridos.
Últimas postagens
Deixe um comentário