Atualmente a Psicologia concorda que a linguagem do amor pode ser expressa de 5 maneiras diferentes:
- Atos de serviço;
- Palavras de afirmação;
- Dar e receber presentes;
- Toque físico e;
- Passar um tempo de qualidade.
Normalmente uma pessoa prefere um tipo de linguagem do amor a outro. Por exemplo, palavras de afirmação podem ser mais significativas para um parceiro do que receber um presente.
Uma pessoa que reconhece a linguagem do amor preferida do seu parceiro irá melhorar o relacionamento.
Por exemplo, digamos que as linguagens do amor sejam como “as ferragens em uma ponte” que conecta duas pessoas.
Para ser vista e admirada, a ponte deve ser estruturalmente sólida, de modo a suportar a conexão entre dois pontos. Se a ponte não for estável, a ferragem será irrelevante.
Embora a teoria da linguagem do amor seja destinada a melhorar um vínculo romântico, um relacionamento sem uma base saudável é incapaz de sustentar os belos adornos.
Atos de serviço
Na mente do narcisista, você é subserviente a ele – e não o contrário. Um narcisista adora distorcer essa linguagem de amor em seu benefício.
Ele vai levar você à culpa por querer que ela pratique atos de serviço – tanto que a vítima continuará a servir com a expectativa do narcisista, mas viver com vergonha interna por desejar que o narcisista faça o mesmo.
E isso será tão inesperado e tão bem-vindo pela vítima que o apreço permanecerá, e o narcisista manterá o controle.
Palavras de afirmação
Indivíduos que se identificam com essa linguagem de amor desejam ouvir daqueles com quem se envolvem que estão fazendo um bom trabalho ou são, em outras palavras, uma boa pessoa.
Como um narcisista só sabe como menosprezar um indivíduo até a submissão, essa maneira de expressar e receber amor simplesmente nunca acontecerá.
Esse condicionamento garantirá que suas necessidades sejam sempre atendidas porque ele sabe que a vítima anseia por ouvir essas coisas.
Dar e receber presentes
O narcisista sabe como guardar a realização de sua linguagem de amor para momentos específicos, como dar presentes apenas em momentos em que sentem que seu domínio está ameaçado.
Da mesma forma, se você sentir alegria em dar aos outros, seus presentes a um narcisista nunca serão apreciados. Ele sempre terá algo negativo a dizer ao recebê-los.
Toque físico
Os narcisistas adoram quando chegam a entender que esta é a linguagem do amor do parceiro.
Tudo o que eles fazem tendem a acontecer a portas fechadas e, portanto, o toque físico deve ser evitado em público.
Ao expressar amor dessa forma apenas em momentos íntimos, o narcisista faz com que a vítima se sinta especial. Faz tudo parte do jogo.
Leia também:
Tempo de qualidade
Não existe tempo de qualidade genuína gasto numa parceria narcisista. Qualquer tempo gasto com ele é usado como uma tentativa de ganhar e manter o controle.
O narcisista vive em constante estado de defesa, que foi aprendido muito cedo na vida. Quando estava na presença de outras pessoas quando criança, aprendeu a manter a guarda erguida e a tentar “ganhar” a todo custo.
Isto leva a uma imensa confusão por parte da parceria, que inevitavelmente tentará repetidamente fazer com que o tempo passado juntos seja bom. Repetidamente, essa expectativa será obliterada.
Empatia e responsabilidade
Empatia e responsabilidade são como “as porcas e parafusos” de um relacionamento. Uma pessoa que possui essas características geralmente é capaz de manter a proximidade com o parceiro.
Quem compreende a experiência e a perspectiva do outro muitas vezes evita que ele se sinta sozinha em sua situação.
A pessoa também se sentirá conectada à um parceiro que “entende”.
Um parceiro que continuamente falha em reconhecer a experiência emocional do outro, como um narcisista, pode não ter empatia.
O déficit de empatia pode ser aparente quando uma pessoa compartilha um sentimento com o parceiro e ele não se importa em ouvir.
Muitas vezes, esse parceiro narcisista se torna ultra-defensivo e contra-ataca injustamente.
A pessoa é punida por expressar um sentimento de que o parceiro não gosta, e é acusada pelo narcisista de algo não relacionado ao conflito em questão.
Usando a linguagem do amor para explorar alguém
Alguém que está em um relacionamento sem empatia e responsabilidade não será capaz de sustentar a proximidade emocional.
Ele frequentemente opera de forma egoísta e manipula o parceiro.
Embora o conceito de linguagens do amor contribua com maneiras de preservar e intensificar um relacionamento, pode ser infrutífero se houver ausência de proximidade emocional.
Sem empatia e responsabilidade, a linguagem do amor será irrelevante.
Além disso, um parceiro narcisista, egoísta e manipulador vai abusar do paradigma da linguagem do amor para camuflar a incapacidade de estar autenticamente próximo.
Palavras finais
Quebrar as maneiras pelas quais um narcisista usa a linguagem de amor de um parceiro contra ele ajuda a trazer à luz o quão insatisfatório é realmente este tipo de relacionamento.
Os abusadores adoram reter as coisas que suas vítimas desejam. Ao fazer isso, o narcisista recebe suprimentos associados à sua própria forma de expressar “amor.”
Últimas postagens
Deixe um comentário