Pais narcisistas são antagonistas relacionais, que compulsivamente prejudicam seus filhos para obter um senso de controle e superioridade.
Mesmo quando estão lançando uma luz idealizadora sobre eles, uma forma de manipulação está acontecendo, por meio de bajulação e elogio.
Como sociedade, não gostamos de admitir que eles são capazes desse comportamento com seus filhos, mas o fato é que o abuso e a negligência fazem parte da condição humana, e os narcisistas são precisamente o tipo de pessoa que machucam e traumatizam os outros, especialmente os mais vulneráveis.
É importante entender que eles existem na sociedade e nas famílias.
Para funcionar em sociedade, aprendem a mascarar seu ciúme, a falta de empatia, o oportunismo egoísta e o complexo de superioridade.
Embora os pais narcisistas, especialmente os do tipo dissimulado, sejam bastante habilidosos em esconder sua crueldade e até sinalizar virtude para estranhos, eles prejudicam seus filhos como se fosse algo natural.
Aqui estão as maneiras comuns pelas quais pais narcisistas prejudicam seus filhos, o que eles fazem intencionalmente e colateralmente como consequência de não se importar com o dano que causam:
Recompensando a obediência e punindo a desobediência
Os pais narcisistas recompensam a obediência e a conformidade de seus filhos por meio de elogios e privilégios, e punem a liberdade de expressão e opiniões divergentes por meio de julgamento, raiva e rejeição.
Desvalorizando os interesses e pontos fortes
A menos que os interesses e pontos fortes de seus filhos reflitam seus próprios valores ou lhes dêem o direito de se gabar, os pais narcisistas ignoram ou difamam ativamente as paixões dos filhos.
Patologizando as respostas emocionais
Um dos aspectos mais prejudiciais da paternidade narcisista é a raiva e o ressentimento em relação às necessidades naturais de dependência e respostas emocionais dos filhos, que eles enquadram como egoísmo e/ou fraqueza.
Normalizando a raiva e a vergonha
Profundamente traumatizante para filhos de pais narcisistas é viver em uma atmosfera de raiva e vergonha normalizada, que provoca hiperativação do sistema nervoso a longo prazo, interfere no desenvolvimento saudável, prepara o cenário para problemas de saúde agudos e crônicos, e acrescenta trauma geracional.
Projetando o conflito interior
No centro da personalidade narcisista está uma divisão entre o eu interior envergonhado e vulnerável, e a personalidade supervalorizada.
Como pais, eles normalmente projetam essa dualidade interior em seus filhos, vendo um como uma extensão de seu eu idealizado e o outro como uma extensão de um eu sombrio e reprimido.
Em lares com uma criança, ela experimentará uma oscilação contínua entre idealização e degradação;
Alienando seus relacionamentos
Os pais narcisistas se envolvem em campanhas contínuas de comparação, triangulação e difamação para alienar os relacionamentos de seus filhos com o outro pai, irmãos, família extensa e círculo social.
Distorcendo seu senso de realidade
O objetivo é minar a percepção por meio de mentiras e distorções. Pais narcisistas distorcem o senso de realidade de seus filhos com a mesma naturalidade com que respiram.
Leia também:
Eles fazem isso para diminuir sua confiança e controlar o que eles pensam e sentem.
Forçando a adultização
É comum que os pais narcisistas forcem seus filhos em direção a papéis de adultos para atender às próprias necessidades.
Crianças exploradas são tratadas como terapeutas, solucionadores de problemas, enfermeiras, melhores amigos, e a lista continua.
Incentivando a infantilização
Em contraste com a adultificação, alguns pais narcisistas encorajam a dependência e o desamparo nos filhos para manter o controle, sentirem-se necessários e superiores, e obter atenção e simpatia dos outros.
Desresponsabilizando os filhos
Os pais narcisistas muitas vezes mimam e salvam os filhos favoritos das consequências, como uma extensão de seu próprio senso de direito especial e/ou porque é mais fácil para eles.
Abandonando em momentos de necessidade
Por outro lado, pais narcisistas abandonam seus filhos em momentos de vulnerabilidade e necessidade genuína, porque veem isso como fraqueza ou porque não se importam o suficiente.
Não ensinando habilidades para a vida
A menos que ensinar seus filhos os faça se sentirem importantes, os pais narcisistas negligenciam a necessidade de ensinar habilidades para a vida.
Muitas vezes, julgam duramente os filhos por suas dificuldades resultantes em lidar com eles quando adolescentes e adultos.
Manipulando financeiramente
para a maioria das pessoas o dinheiro representa a sobrevivência, e os pais narcisistas o usam para controlar seus filhos, por meio de presentes, pagamentos e herança.
Normalmente eles alternam entre generosidade e retenção da quantia.
Palavras finais
Os narcisistas podem ser pais terríveis, perigosos e traumatizantes, mas eles não estão impedidos de ter filhos.
Isso também não significa que eles carecem de todas as boa qualidades, mas a maioria alterna entre coisas boas e ruins.
Então, o que fazemos com os narcisistas entre nós? Geralmente não podemos mudá-los.
Mas podemos educar nossos filhos sobre o que é o narcisismo, o trauma e fornecer uma alfabetização emocional, de modo quebrarem o ciclo para as próximas gerações.
Cada um de nós deve fazer a sua parte.
Últimas postagens
Deixe um comentário