Somos ensinados que a empatia é boa. E na maior parte é. Empatia é colocar-se no lugar de outras pessoas, aumentando nossa capacidade de coordenação com os outros para uma sociedade mais coesa.
A empatia fortalece os laços. E ao considerarmos as necessidades dos outros, esperamos que eles considerem as nossas. No entanto, como acontece com a maioria das coisas na vida, há uma desvantagem em se ter muita empatia.
Demonstração excessiva de amor
Pessoas em relacionamentos narcisistas passam por momentos difíceis. O narcisista geralmente é manipulador, frio e às vezes cruel. No entanto, muitas pessoas permanecem em relacionamentos narcisistas por anos.
Pessoas com excesso de empatia acreditam que devem amar mais o narcisista, pois isso vai curá-lo e transformá-lo em uma pessoa mais atenciosa. Mas, infelizmente, este nobre objetivo é quase sempre uma tarefa em vão.
Os narcisistas aproveitam-se desta dinâmica e a usam para cometer abusos. Eles sabem que podem escapar impunes se a vítima lhes demonstrar cada vez mais amor por seus comportamentos.
A maioria dos narcisistas não quer ser curado. Portanto, é provável que permaneçam “vitimas” para sempre enquanto forem continuamente alimentados.
Pense nos outros antes de si mesmo
A maioria das culturas cristãs ocidentais ensinam a pensar nos outros antes de si mesmo. E na maior parte tudo bem, especialmente quando se lida com pessoas não tóxicas. Mas isso é desastroso ao lidar com narcisistas, psicopatas e outros predadores.
Impor limites
Sim, é bom ser simpático com pessoas simpáticas. Mas depois de identificar uma pessoa tóxica que se aproveita, você precisa mudar de rumo. Limite sua empatia por essas pessoas. E não te sintas mal. Se elas estão constantemente se aproveitando da sua gentileza, então não merecem.
Os neurotípicos têm um mecanismo de equilíbrio natural em mente. E sinta-se compelido a retribuir, quando alguém lhe for dado. Porém, os narcisistas não fazem isso. Eles ficam felizes em tomar perpetuamente, sem devolver nada. Então VOCÊ tem que impor limites.
Ao mudar essa mentalidade, você nivela o jogo. Assim, as pessoas tóxicas não desfrutarão mais de uma vantagem injusta sobre você. E por causa disso, é menos provável que te tenham como alvo.
Opiniões de outras pessoas
Se você impor limites, os narcisistas poderão mobilizar seus macacos voadores, fazendo-se de vítimas e apresentar você como o bandido. É importante não deixar que as opiniões de outras pessoas o afetem.
Leia também:
Os narcisistas são seletivos com quem tiram proveito. Portanto, algumas pessoas nunca veem o lado feio do narcisismo. Isso significa que elas não têm ideia de como são tratadas.
A empatia é fluida
A empatia é naturalmente fluida, para nossa própria proteção. Quando um intruso invade nossa casa não podemos nos dar ao luxo de sentir pena dele. Sim, ele pode ser pobre, ou ter uma má educação. Porém, no momento, essas não são suas preocupações.
Sua preocupação é proteger a si mesmo e sua família. E qualquer pensamento sobre o pobre intruso irá comprometer isso. Então você deve diminuir sua empatia e lidar com a situação.
Diminuir a empatia permite que você coloque seus próprios interesses em primeiro lugar, para variar.
Em sociedade
Na sociedade enfrentamos problemas semelhantes. Embora seja bom ajudar os outros, há um limite que deve ser traçado para nosso próprio bem.
A maioria das pessoas concordaria que é certo proteger as pessoas vulneráveis em toda a sociedade. Mas, ao mesmo tempo, também é certo proteger a nós mesmos e à nossa família. Então temos um ato de equilíbrio. Permitimos que moradores de rua entrem em nossas casas para ajudá-los ou limitamos o acesso, para não arriscar a segurança da nossa família?
Não deixe que sua empatia seja explorada. Principalmente por pessoas que não te ajudariam se fosse ao contrário. Sua empatia é um presente para o mundo. Mas deve ser usado com cautela.
Palavras finais
Muitos narcisistas consideram-se superiores aos neurotípicos porque a empatia, para eles, é uma fraqueza a ser explorada. Como confrontar um ladrão durante a noite, você não pode se dar ao luxo de ser muito empático com todos. Especialmente narcisistas.
Depois de te terem esgotado, põem-te de lado para novas vítimas. E toda vez que são “recompensados”, eles se sentem incentivados a continuar o ciclo. Então, por que fazer parte disso?
Escolha sabiamente com quem você compartilha sua empatia. Aqueles que merecem podem desfrutar da sua natureza gentil. Mas aqueles que se aproveitam devem ser mantidos à distância. Eles transformam sua amorosa empatia carinhosa em algo tóxico. E, infelizmente, é você quem perde.
Últimas postagens
Deixe um comentário