Neste artigo compartilharei algumas das observações que fiz sobre como os narcisistas reagem às informações sobre o narcisismo.
Reações psicológicas
Indiferença
Os narcisistas vivem em uma bolha onde são oniscientes e especialistas em tudo, embora nunca tenham realmente estudado o comportamento humano nem, em muitos casos, tenham a capacidade de compreendê-lo com precisão.
Então eles não vêem nenhuma necessidade em aprender sobre si e preferem gastar seu tempo fazendo outra coisa.
Negação
Uma das características marcantes de pessoas narcisistas é que elas têm pouca ou nenhuma autoconsciência.
Como resultado, não se vêem como tendo esse traço e agindo de forma errada. Ou se vêem isso em algum grau, inventam várias justificativas para se sentirem justas em como se sentem e agem.
Como resultado, negam ou normalizam sua conduta.
Ilusão
O pensamento delirante está intimamente relacionado à negação e aos mecanismos de defesa.
Pessoas com fortes tendências narcisistas tendem a criar todos os tipos de histórias, observações, conexões e insights.
Para quem está familiarizado com a situação real ou que tem mais conhecimento e experiência em narcisismo, fica rapidamente evidente que essas narrativas não são baseadas na realidade e são apenas inventadas para justificar suas tendências bizarras.
Os narcisistas não se vêem como tal, mas sim como uma pessoa especial incompreendida e subestimada.
Leia também:
Projeção
Os narcisistas projetam com muita frequência.
Eles leem um artigo ou assistem a um vídeo sobre narcisismo e pensam que é sobre todos os outros, e não sobre eles.
Enquanto isso, é mais provável que a informação os descreva, a menos que também se cerquem de outras pessoas narcisistas.
Curiosidade maligna
Há um subgrupo de pessoas com fortes tendências narcisistas que gostam de aprender sobre psicologia e comportamento humano.
Não porque querem melhorar ou genuinamente ajudar os outros, mas por duas razões principais:
- Por status, onde esperam ser percebidos como inteligentes;
- Usar essas informações para se tornarem mais eficientes em serem narcisistas, manipuladoras, astutas e permanecerem impunes.
Reações emocionais
As pessoas narcisistas são incrivelmente frágeis e sensíveis, embora gostem de se posicionar como se fossem mais fortes que você.
Esta é uma máscara que usam para compensar todo o medo, insegurança, dúvida e auto-aversão que sentem.
Então, quando eles encontram uma informação sobre o narcisismo, imediatamente se sentem expostos, envergonhados, traídos ou atacados.
Além disso, geralmente levam as coisas para o lado pessoal e pensam que tudo é sobre eles. Sentem que o autor está falando sobre eles de forma pessoal. Principalmente se for de alguém que conhecem.
Em outras palavras, percebem isso como um ataque pessoal.
Está gostando do conteúdo? Dê o primeiro passo em direção ao seu bem-estar emocional
Sentimentos de profunda vergonha são frequentemente seguidos por raiva. Na psicologia, isso é chamado de raiva narcisista, ocasionado pela ameaça à autoestima.
Aqui eles também projetam, alegando que as pessoas que falam sobre narcisismo são excessivamente sensíveis, queixosas e reacionárias, ou que são os verdadeiros narcisistas.
Enquanto isso, eles próprios são facilmente afetados e agem automaticamente para gerenciar essas emoções avassaladoras, tentando justificá-las e normalizá-las enquanto desviam a atenção para outro lugar.
Reações comportamentais
Existem duas categorias principais de reações comportamentais dos narcisistas às informações sobre o narcisismo: agressivas e não agressivas.
Às vezes há uma sobreposição entre essas categorias.
As reações agressivas
Envolvem comportamentos antissociais e são direcionadas ao autor, ao público ou mesmo a outra pessoa que nada tem a ver com a informação.
Às vezes, as reações agressivas são ocorrências únicas, como um comentário desagradável, uma mensagem de ódio ou uma ameaça.
Alguns usam contas, números e endereços anônimos ou falsos, enquanto outros visam um confronto direto e intimidação.
Outras vezes as reações agressivas são contínuas, onde o narcisista continua atacando e perseguindo seu alvo.
Torna-se sua vingança pessoal, e inclui outras pessoas que ele convenceu a se virar contra você.
Reações não agressivas
Resultam na queda do narcisista em um estado depressivo e comportamento de busca de validação, onde tenta obter falsa validação daqueles ao seu redor.
Independente de quaisquer que sejam as reações do narcisista às informações sobre o narcisismo, elas raramente são saudáveis.
Geralmente são destrutivas, caóticas, dramáticas, delirantes e antissociais. Infelizmente a maioria dos narcisistas realmente não muda.
Na verdade, em muitos casos, eles só pioram à medida que envelhecem, enquanto outros se tornam mais conscientes e menos tolerantes com suas tendências doentias.
Deixe um comentário