Cabeçalho site

Psicólogo para atendimento online em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Como identificar um gaslighting narcisista?

Início » Como identificar um gaslighting narcisista?

Como identificar um narcisista gaslighter?

Narcisista gaslighter é uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista, que usa do gaslighting para manter o controle e manipulação.


Idioma:

Narcisista gaslighter é uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista, que usa do gaslighting como uma forma de manter o controle e a manipulação.

O termo Gaslighting refere-se à uma forma de abuso que faz com que a vítima questione a própria realidade ou se sinta confusa. Esta tática é usada como uma forma de causar dúvidas e obter vantagem em uma discussão. Com o tempo, isso leva a uma baixa autoestima, sentimentos de inutilidade e outros efeitos negativos.

Se você está sendo vítima de gaslighting, então é possível que esteja vivendo com uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista (NPD).

Além disso, alguém que pode não ter sido formalmente diagnosticado com narcisismo, mas exibe traços narcisistas, também se envolve em comportamentos gaslighting.

A imagem mostra uma pessoa vestindo uma roupa branca com um cinto na cintura e nos punhos, lembrando o estilo de uma camisa de força. As mãos da pessoa estão posicionadas à frente, sugerindo que podem estar presas pelo cinto nos pulsos. O fundo é escuro, destacando a figura central. Esta imagem pode ser interessante por sua interpretação fashion de roupas de restrição, podendo evocar discussões sobre saúde mental ou declarações de moda.

Entender como reconhecer os sinais de um gaslighter vai ajudá-lo a encontrar um apoio confiável.

O que é?

O gaslighting narcisista é uma forma de abuso emocional que alguém usa para obter poder e controle sobre outra pessoa. Esse tipo de abuso faz com que a vítima questione:

  • Sentimentos;
  • Sanidade;
  • Os próprios instintos.

Traços

Muitas pessoas mostram sinais de narcisismo sem serem diagnosticadas como tal. Para uma pessoa receber um diagnóstico completo, ela precisa exibir pelo menos cinco das seguintes características:

  • Estar preocupada com fantasias de poder, brilhantismo, sucesso, beleza ou amor perfeito;
  • Tem um senso grandioso de auto-importância, como exagerar nas conquistas ou esperar reconhecimento sem mérito;
  • Requer admiração excessiva;
  • Falta de empatia e falta de vontade em se identificar com as necessidades dos outros;
  • Acreditar que ela é “especial”, e só pode ser entendida ou deve se associar a outras pessoas especiais;
  • Ter inveja dos outros ou acreditar que os outros têm inveja dela;
  • Mostrar atitudes e comportamentos arrogantes;
  • Ter um senso de direito, como a expectativa irracional de tratamento favorável;
  • Tirar vantagem de outros para alcançar seus próprios fins.

Uma pessoa narcisista não se envolve em comportamento fisicamente abusivo, mas é emocionalmente abusiva para atender às suas próprias necessidades. Assim como nem todos os agressores têm algum transtorno de personalidade, nem todo narcisista usa o gaslighting ou outras formas de abuso.

Leia também:

A imagem mostra três pessoas lado a lado. A figura central está vestindo uma camisa azul clara e fazendo um sinal de positivo com ambas as mãos. As pessoas ao lado também estão fazendo o mesmo gesto. A pessoa à esquerda parece estar usando uma camisa branca, enquanto a pessoa à direita está com uma roupa escura. A imagem sugere aprovação ou uma resposta positiva de várias pessoas, frequentemente usada em contextos onde há concordância ou satisfação.

Exemplos

O gaslighting é capaz de assumir várias formas. Alguns tipos comuns incluem o seguinte:

  • Contra-ataque: o contra-ataque ocorre quando o agressor questiona as memórias da vítima, mesmo quando ela tem certeza de que se lembra corretamente. Por exemplo, a vítima menciona um acontecimento passado, e o agressor distorce os fatos ou nega que tenha ocorrido da forma como ela se lembra;
  • Retenção: a retenção é uma técnica em que o agressor não ouve ou finge não entender o que a vítima está dizendo. Por exemplo, a vítima expressa seus sentimentos ou preocupações, mas o agressor ignora completamente ou age como se não compreendesse o que foi dito;
  • Bloquear ou desviar: bloquear ou desviar ocorre quando o narcisista gaslighter questiona os pensamentos da vítima, muda de assunto ou faz comentários irrelevantes para evitar discutir o tema em questão. Isso desvia a atenção da vítima e impede que ela se expresse completamente.
  • Esquecimento ou negação: outra técnica comum de gaslighting é “esquecer” o que aconteceu ou negar coisas, como promessas que foram feitas ou coisas que foram ditas. Por exemplo, a vítima confronta o agressor sobre algo que foi dito anteriormente, mas ele simplesmente nega ter dito ou age como se não se lembrasse;
  • Reforço intermitente: o reforço intermitente descreve um ciclo de afirmação e invalidação da vítima. Em um momento, o agressor pode elogiar ou apoiar a vítima, fazendo-a se sentir bem consigo mesma. No entanto, em outro momento, o agressor pode diminuí-la ou criticá-la, minando sua confiança e autoestima;
  • Banalização: banalizar envolve fazer com que os sentimentos ou opiniões da vítima pareçam sem importância ou irrelevantes. O agressor diminui os problemas ou preocupações da vítima, fazendo-a sentir que não são dignos de consideração;
  • Mentiras evidentes: o narcisista gaslighter pode simplesmente mentir na cara da vítima, sem mostrar nenhum sinal de que está fazendo isso. Por exemplo, mentir sobre eventos passados ou negar coisas que são óbvias para a vítima, levando-a a questionar sua própria percepção da realidade.

Como reconhecer?

O narcisista gaslighter pode ser difícil de reconhecer, principalmente se estiver morando com um parceiro que o está usando contra você. Uma maneira de ajudá-lo a determinar se você, um amigo ou membro da família está passando por gaslighting é procurar sinais em si mesmo, ou em outras pessoas.

A imagem mostra duas pessoas em uma sala com uma janela. A pessoa à esquerda parece ser um profissional de saúde, vestindo um jaleco branco com um estetoscópio no pescoço e segurando uma prancheta. A pessoa à direita tem cabelos curtos e é vista de costas, aparentemente em conversa com o profissional de saúde. O cenário sugere uma consulta médica ou discussão, o que pode ser relevante para tópicos relacionados à saúde, interações médico-paciente ou ambientes médicos.

Você está:

  • Muito sensível ou inseguro?
  • Tendo problemas para tomar decisões simples?
  • Constantemente questionando a si mesmo?
  • Se tornando mais retraído ou insociável?
  • Defendendo o comportamento do seu agressor?
  • Se sentindo confuso?
  • Se sentindo inútil, sem alegria, incompetente ou sem esperança?
  • Constantemente se desculpando com seu agressor?
  • Mentindo para amigos ou familiares sobre seu relacionamento?

Experimentar ou perceber qualquer um desses sinais não significa necessariamente que seu parceiro é um narcisista gaslighter. Mas, se você descobrir que responde com um sim a maioria das perguntas, então busque um Psicólogo ou familiar de confiança. Eles fornecerão informações adicionais sobre o que está acontecendo e vão ajudá-lo a descobrir maneiras de superar o problema.

Palavras finais

O narcisista gaslighter fará você, um amigo ou membro da família se sentir pequeno, insignificante ou ter baixa autoestima. Ele quer que você se sinta inseguro sobre seus pensamentos e sentimentos. Para uma pessoa com narcisismo, o gaslighting:

  • Dá a ela uma sensação de poder sobre você;
  • Reforçando a própria necessidade de superioridade;
  • Te torna mais dependente dela.

Se você reconhecer sinais desse tipo de abuso em si mesmo, entre em contato com um Psicólogo. Ele vai te fornecer um suporte.

Borderline (22) Depoimentos (6) Narcisismo (290) Outros (238)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *