Cabeçalho site

Conteúdos sobre narcisismo, borderline e saúde emocional. Psicólogo online com ética e empatia.

Como descobrir se você está lidando com um narcisista maligno?

Início » Como descobrir se você está lidando com um narcisista maligno?

Como descobrir se você está lidando com um narcisista maligno?

Se você estiver lidando com um narcisista maligno, se sentirá constantemente desconfortável, preso e sua segurança estará em risco.


Idioma:

Os narcisistas malignos estão entre alguns dos tipos mais perigosos de narcisistas. Frequentemente, eles atendem aos critérios tanto para Transtorno de personalidade narcisista quanto para Transtorno de personalidade antissocial, e seu comportamento é tipicamente prejudicial, explorador e destrutivo.

Se você estiver lidando com um narcisista maligno, se sentirá constantemente desconfortável e irritado. Você também pode se sentir preso e sua segurança estará em risco.

Vejamos os outros sinais de narcisismo maligno:

Poder a todo custo

A maioria dos narcisistas cobiça poder e controle, pois isso ajuda a manter seus egos ilimitados.

Mas, um narcisista maligno está constantemente faminto por poder e não toma atalhos para obter o máximo que precisa.

Infelizmente, ele pode trabalhar em carreiras altamente influentes, tornando mais fácil garantir este poder. Por exemplo, ocupar funções como CEOs, políticos, médicos ou advogados.

Mesmo que trabalhe em ambientes menores, como escolas ou empresas locais, ele pretende ter controle total sobre as operações diárias.

A imagem mostra uma figura com uma constituição muscular, usando uma grande coroa ornamentada com joias. Ela está apoiando o queixo na mão enquanto se inclina sobre um globo. O fundo é azul escuro, sugerindo que pode estar situada no espaço.

Para satisfazer seus impulsos, ele não tem problemas em ultrapassar as regras ou jogar outras pessoas para debaixo do ônibus.

Profundo rancor

Se você ofender um narcisista maligno, não espere que ele se esqueça disso.

Ele não apenas se lembrará do que aconteceu, mas provavelmente tentará lembrá-lo de seu erro sempre que puder.

Além disso, ele pode facilmente isolar ou afastar outras pessoas. As pessoas são totalmente descartáveis ​​para ele.

Mesmo que faça você se sentir especial, ele pode “desligar” essa sensação como se fosse um interruptor de luz.

Portanto, o narcisista maligno tendem a ter longas listas de inimigos e pessoas que supostamente o injustiçou.

Naturalmente, ele falará destas pessoas como se fossem subumanas, as piores que já existiram.

Mas, se você se aprofundar um pouco mais, provavelmente descobrirá que essas pessoas não fizeram nada de errado!

Falta de remorso

Alguns narcisistas aparentemente demonstram arrependimento quando tomam uma decisão errada.

Isso não significa que seu arrependimento seja credível, mas pode significar que eles sabem como praticar empatia cognitiva suficiente para fingir conexões íntimas.

O mesmo não pode ser dito do narcisista maligno.

Esse indivíduos não pede desculpas e nunca demonstra um pingo de arrependimento ou vergonha por suas decisões anteriores.

Em vez disso, até parece orgulhoso dos seus erros, justificando-os e distorcendo-os para fazer parecer que foram os gênios o tempo todo.

A imagem mostra duas pessoas sentadas uma de frente para a outra. A pessoa à esquerda parece estar levantando a mão, possivelmente em um gesto de falar ou explicar algo, enquanto a pessoa à direita tem ambas as mãos levantadas com as palmas voltadas para cima, o que pode indicar uma postura de questionamento ou discussão. Há uma terceira pessoa ao fundo, que parece estar em pé e parcialmente fora de foco. O ambiente parece ser um espaço interno casual, possivelmente uma casa ou um local de reunião descontraído.

Mesmo que seus erros sejam flagrantemente óbvios, ele sempre culpará outras pessoas ou fatores externos.

Prazer com a dor alheia

A maioria dos narcisistas se sente ameaçada pelo sucesso de outra pessoa. Mas, o narcisista maligno levam esse sentimento um passo adiante.

Assim como os sociopatas, o narcisista maligno fica satisfeito quando outras pessoas sofrem. Isso ocorre porque há um sentimento de crueldade inerente.

É claro que, se confrontado, negará esse desejo. Em vez disso, irá acusá-lo de ser louco, estranho ou ciumento.

Leia também:

Ele pode até virar o confronto do avesso, insistindo que é você quem quer vê-lo sofrendo.

Ausência de responsabilidade

Uma das características clássicas de um narcisista maligno (e de quase qualquer narcisista) é a incapacidade de assumir responsabilidades pessoais.

Em vez de reconhecer um erro, ele transferirá a culpa, criticará você ou negará o que aconteceu. Em outras palavras, fará tudo o que puder para evitar assumir suas ações.

E se você tentar denunciá-lo? A raiva só aumentará. O narcisista maligno não quer ser confrontado.

Como resultado, você fica preso e se desculpando pelo comportamento dele, pisando em ovos ou esperando e implorando que mude.

Vingança planejada

O narcisista maligno não é tão impulsivos quanto outros narcisistas. Ele também pode não ser tão grandioso e em busca de atenção.

Em vez disso, o seu comportamento é muito mais controlado, tornando-o mais insidioso e perigoso.

A imagem mostra uma pessoa usando um chapéu e óculos de sol, olhando através de um par de binóculos. O fundo está cheio de grandes folhas verdes, que quase camuflam a pessoa, adicionando um elemento de mistério, como se o indivíduo estivesse em uma exploração ou escondido na natureza.
Quais as características que os narcisistas procuram em seu “suprimento”, e como elas reforçam seu ego e mantém sua autoimagem?

Se acreditar que alguém o ofendeu, gastará muito tempo planejando e calculando seus próximos movimentos.

Ele passará meses pensando sobre como se vingar.

O planejamento lhe dá tanta emoção quanto a execução.

Fúria narcisista

Independente do motivo, a reação do narcisista maligno é sempre extrema e desproporcional à situação em questão.

A fúria narcisista é um dos sintomas dos narcisistas malignos mais perigosos, isso porque ela pode desencadear qualquer coisa, desde difamação até violência com risco de vida.

Paranóia

A paranóia do narcisista maligno se estende a alguns comportamentos aparentemente desagradáveis. Por exemplo, rastrear ou perseguir pessoas.

Ele sempre suspeita e desconfia dos outros. Muitas vezes acredita que as pessoas têm segundas intenções, e que elas podem se manifestar do nada.

Se você sugerir uma abordagem mais lógica, ele reagirá dizendo que você é muito ingênuo.

Inexistência de amigos próximos

Como o narcisista maligno se concentra exclusivamente nas suas próprias necessidades, ele não consegue manter relacionamentos saudáveis ​​com os outros.

Como resultado, a maioria das pessoas mantém uma distância segura, apenas permanecendo por perto se for absolutamente necessário.

O narcisista maligno provavelmente passará mais tempo com pessoas que supram sua necessidade.

A imagem mostra uma pessoa sentada em um banco. A pessoa está vestindo um terno cinza claro com uma camisa branca e uma gravata rosa, além de um lenço de bolso e um broche na lapela. Ao lado da pessoa, no banco, há uma pasta de couro marrom. O banco está situado em uma praça aberta com edifícios ao fundo, sugerindo um ambiente urbano.

É por isso que muitas vezes ocupam cargos de liderança ou executivos. Isso força outras pessoas a admirá-los.

Desrespeito às leis

A maioria dos narcisistas acredita que tem direito a tudo o que quiser. Mas o narcisista maligno presume que as leis são meras sugestões.

Ele não sente necessidade de segui-las se não atenderem às suas necessidades específicas.

Em alguns casos, o seu padrão de violação é incrivelmente bizarro.

Por exemplo, um empresário rico que ganha milhões de dólares pode roubar uma barra de chocolate no supermercado, ou um cirurgião da UTI que trabalha com vítimas de trauma pode acelerar agressivamente para o trabalho todos os dias.

Essas estranhas discrepâncias acontecem porque os narcisistas não vivem no mesmo plano de realidade.

Uso da coerção

O narcisista maligno tem maior probabilidade de usar a violência para controlar os outros. Ela assume muitas formas, incluindo empurrões, socos, pontapés ou qualquer outra forma de ferir você sem o seu consentimento.

Tenha em mente que os narcisistas também podem prejudicar animais de estimação ou crianças pequenas. Isso porque ele os percebem como “mais fracos” e mais fáceis de controlar.

Infelizmente, a violência muitas vezes aumenta – uma vez que começam a se envolver neste comportamento, geralmente não param.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a entenderem a saúde emocional!

Borderline (23) Depoimentos (6) Narcisismo (290) Outros (239)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *