A empatia é importante nos relacionamentos; permite-nos compreender o que o nosso parceiro sente e apoiá-lo quando os tempos são difíceis.
Se você está em um relacionamento com um narcisista, provavelmente espera que ele tenha empatia por você de vez em quando.
Quando falamos de narcisismo, estamos nos referindo a pessoas que têm transtorno de personalidade narcisista ou mostram traços desse transtorno. A falta de empatia é um dos critérios diagnósticos do narcisismo.
Ele acha que é superior
Sabe-se que as pessoas narcisistas se consideram superiores aos outros. Eles acreditam que são especiais e devem ser tratados como tal.
Se um narcisista o machucar, é improvável que ele assuma a responsabilidade por isso ou se preocupe com a forma como você está se sentindo.
Você é parte de uma fantasia
Pessoas com traços narcisistas muitas vezes fantasiam sobre alcançar o amor, o poder e a beleza ideais.
Se você está em um relacionamento com alguém assim, você é simplesmente parte de sua fantasia.
Ele espera que você desempenhe o papel de um amante perfeito e sedutor, o que exige que você siga um determinado roteiro.
O narcisista na verdade não vê você como uma pessoa separada dele, com suas próprias necessidades, desejos e perspectivas.
É difícil para o narcisista até compreender que você tem sentimentos diferentes dos dele. Ele não pode ter empatia por você simplesmente porque só veem as coisas através das próprias lentes.
Você existe para atender às necessidades
Quando você inicia um relacionamento com um narcisista, você está se inscrevendo para atender a todas as suas demandas.
Um narcisista não pode imaginar um mundo em que seu parceiro não atenda a todas as suas demandas.
Ele ficará chocado se você não estiver disponível quando ele precisar ou se ousar dizer não a uma de suas demandas.
Ele não está com você para atender aos seus sentimentos. Ele está no relacionamento para você atender à ele!
A exploração é sua tática primária
Entre os outros traços do transtorno de personalidade narcisista está a disposição de explorar os outros para seu próprio ganho.
Isso significa que ele quer um parceiro inteligente, atraente e bem-sucedido. Ele prefere alguém que aumente seu status, preencha suas contas bancárias e promova seus próprios interesses.
O narcisista escolhe esse tipo de parceiro para aproveitar o que ele tem a oferecer. Ele não sentirá remorso por usá-lo pelo seu dinheiro ou pelo que você pode fazer por ele.
Leia também:
Ele vê o relacionamento como transacional; você fornece o que ele precisa, e ele concorda em estar em um relacionamento com você, enquanto oferece pouco ou nada em troca.
Ele tem direito
O narcisismo vem com um forte senso de direito. Ele acredita que você deve ceder automaticamente às demandas dele, e ele sente que tem o direito de tirar de você o que quiser.
O problema com esse senso de direito é que o narcisista não vai gostar quando você estabelecer limites ou colocar suas próprias necessidades antes das dele, mesmo quando for inteiramente razoável.
Então, se você disser não ou defender suas próprias necessidades, o narcisista reagirá com raiva. Ele também pode puni-lo, dando-lhe o tratamento silencioso ou desaparecendo de sua vida por dias.
Ele considera as emoções fracas
O que os narcisistas não querem que você saiba é que eles lutam com uma autoestima frágil. Por baixo de seu comportamento arrogante, eles não têm certeza de si mesmos e são altamente autocríticos.
Para se protegerem de sentimentos de vergonha e inferioridade, os narcisistas mantêm um exterior duro.
Como o narcisista se endurecera emocionalmente, ele também não têm espaço para suas emoções.
Quando você compartilha que está chateado com algo que fez, ele sentirá que você é simplesmente muito fraco ou sensível.
Ele tem medo da vergonha
Os narcisistas não conseguem lidar com qualquer sentimento de vergonha ou culpa. Por serem altamente autocríticos e com autoestima frágil, devem manter uma personalidade arrogante e autoconfiante.
Além disso, eles precisam que você os elogie e admire, para reforçar o grande ego que construíram para se proteger.
Admitir culpa por injustiçar você faria com que o narcisista se sinta envergonhado, o que é um de seus piores medos.
Mostrar empatia pelo que fizeram, e validar seus sentimentos, significaria admitir que não é perfeito.
Então, se ele de alguma forma te machucar, mostrar empatia por você faria com que o narcisista se sentisse muito envergonhado, e todo o seu sistema para se proteger cairia no chão.
Palavras finais
A empatia é contrária à maior parte do que torna um narcisista, bem, um narcisista.
Pessoas com traços narcisistas são arrogantes e intituladas, preocupando-se mais em ter suas demandas atendidas.
Se você optar por manter um relacionamento com um narcisista, não espere que ele sinta sua dor, especialmente se for ele quem está causando isso.
Se você quer um relacionamento com reciprocidade e cuidado genuíno, terá que deixar o narcisista para trás.
Últimas postagens
Deixe um comentário