Cabeçalho site

Conteúdos sobre narcisismo, borderline e saúde emocional. Psicólogo online com ética e empatia.

10 exemplos de triangulação narcisista em relacionamentos

Início » 10 exemplos de triangulação narcisista em relacionamentos

10 exemplos de triangulação narcisista em relacionamentos

Quando os narcisistas percebem que estão perdendo o controle, eles incluem um terceiro elemento para criar medo e ansiedade.


Idioma:

As táticas de triangulação narcisista também são conhecidas por “dividir para conquistar”.

Quando os narcisistas percebem que estão perdendo o controle sobre uma vítima, eles incluem um terceiro elemento para criar medo e ansiedade.

No entanto, o objetivo sempre será o de manipular ambos os lados e controlar toda a comunicação.

Na triangulação narcisista há apenas duas conversas unilaterais com o objetivo de colocar as partes uma contra a outra.

A triangulação familiar narcisista, por exemplo, é uma tática em que um pai movido pelo ego coloca todos uns contra os outros, sempre na intenção de manter algum controle.

O desafio de compreendê-la é que vários outros transtornos de saúde mental e de personalidade imitam essa tática popular.

No namoro

Um narcisista cria um sentimento inflado de desejabilidade por meio de uma farsa. Ele encontra uma pessoa real para fazer a vítima sentir que está prestes a perder alguma coisa.

Mesmo que o comportamento seja desconfortável para a vítima, o desequilíbrio da triangulação cria um desejo mais forte de manter o relacionamento, mesmo com sinais de alerta óbvios.

No casamento

Os parceiros narcisistas ficam entediados facilmente e a monotonia da vida de casado gera triangulação.

Eles fazem isso para obrigar o cônjuge a se esforçar mais para agradar ou impedir as suspeitas de traição.

Por exemplo, um narcisista pode se conectar com uma ex-namorada e contar a vítima sobre isso. Se ela ficar chateada, ele dirá que está sendo ridícula, ao mesmo tempo que indica o quão atraente ele acha sua antiga paixão.

Ele leva a antiga namorada a acreditar que está genuinamente interessado nela, ao mesmo tempo que menciona que a vítima é uma ótima esposa. Agora ele tem duas pessoas sob controle.

O manipulador também pode usar a terceira pessoa para respaldar sua versão de um evento ou percepção de uma situação. 

Como pais

Um pai narcisista não pode oferecer amor incondicional como a maioria das pessoas entende. Ele não tem esse vínculo com o filho e o vê como mais uma ferramenta para construir sua autoestima.

Assim, ele manipulará os filhos para que os vejam como o “único pai que se importa” ou o “pai divertido”, enquanto o outro pai deve assumir um papel secundário.

O pai tóxico impedirá qualquer esforço do outro para ser visto como herói ou favorito.

Como pais divorciados

A única coisa pior do que casar com um narcisista é divorciar-se de um.

Ele usará os filhos como arma, fornecendo informações controladas e limitadas que influenciam a opinião sobre o outro progenitor. 

Eles também fazem com que a criança busque desesperadamente sua aprovação, fazendo-a participar do caos da comunicação.

Leia também:

As crianças se sentirão compelidas a partilhar informações falsas ou prejudiciais com familiares e amigos, colocando mais pessoas contra a vítima. 

Nas amizades

Os narcisistas criarão uma sensação de tensão com um novo amigo ou antigo colega de classe para torná-lo mais leal a eles.

Eles também compartilham mentiras prejudiciais para que a vítima se sinta mais em dívida.

Como muitas pessoas evitam o conflito criado pela triangulação, todas as partes se inclinam em direção ao narcisista.

No local de trabalho

Os mesmos conflitos podem surgir em escritórios, com o objetivo de fazer alguém se sentir mais popular, poderoso ou confiável.

Isto funciona especialmente bem quando um novo funcionário é trazido para o triângulo, pois não está ciente das táticas narcisistas em curso. 

Se um novo funcionário for informado de que todos zombam dele por ficar até tarde, ele contará com o apoio do narcisista, deixará o trabalho mais cedo e, assim, se tornará uma ameaça profissional menor. 

Na gestão de uma empresa

Os chefes narcisistas adoram ver os seus empregados a lutar pela sua atenção, por isso, em vez de criarem um local de trabalho competitivo, colocam os empregados uns contra os outros.

Os funcionários que temem perder o emprego ou o status têm muito menos probabilidade de se confrontarem, criando oportunidades de progresso e segurança no emprego para os narcisistas.

Eles também usam os escritórios corporativos como bode expiatório para decisões de negócios, e podem até convencer um funcionário de que o Departamento de Recursos Humanos não ouvirá suas reclamações.

Na família

Você já teve um membro da família que é constantemente referido de forma negativa? A família inteira parece ter se voltado contra ele.

Quando a triangulação narcisista está no centro disso, um membro da família controla a narrativa com exemplos contínuos de mau comportamento. 

A dissonância cognitiva cria uma fachada onde, embora nossa tia favorita pareça legal, um número suficiente de membros da família sussurra pelas costas dela.

No culto religioso

Os narcisistas amam a confiança, o perdão e a natureza atenciosa da multidão que frequenta a igreja.

Como bônus, fazer parte de um grupo religioso dá à comunidade a percepção brilhante de que essa pessoa é boa e decente.

Os narcisistas podem controlar a narrativa, os fundos e as atividades com campanhas de fofocas e colocar dois paroquianos um contra o outro, ou contra os líderes para conseguir o que querem. 

Nas redes sociais

A triangulação nem sempre precisa envolver uma pessoa. Pode envolver um conjunto de circunstâncias fora da realidade.

Como as redes sociais já são competitivas e estimulantes em sua essência, um narcisista pode criar um sentimento de aprovação com contas falsas ou postagens.

Eles também podem selecionar postagens específicas que farão você se sentir mal, cuidar deles ou torná-lo mais inflexível em reafirmar seu desvio.

Palavras finais

Todos nós enfrentaremos ou já enfrentamos triangulação em nossas vidas, e conhecer suas características nos deixará mais bem preparados.

Como acontece com qualquer tática de relacionamento saudável, estabeleça limites firmes de que você não falará pelas costas das pessoas ou permitirá que outros influenciem sua decisão sem fatos e evidências.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a entenderem a saúde emocional!

Borderline (23) Depoimentos (6) Narcisismo (290) Outros (239)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *