O termo “macaco voador” vem do livro O Mágico de Oz. Eles estavam sob o feitiço da Bruxa Má e executavam seus planos malignos.
Em relação aos narcisistas cotidianos, macacos voadores são pessoas que capacitam e ajudam os abusadores, agindo em seu nome.
Elas as manipulam fazendo-se passar por amigo, então espalham rumores e mentiras.
Os macacos voadores também ajudam os narcisistas a manter a sua imagem social positiva, defendendo-os e negando as suas ações abusivas.
Sinais de que você é um macaco voador
Os macacos voadores nem sempre são pessoas inerentemente más e que desejam causar danos. Na verdade, elas próprias são vítimas de abuso e manipulação. Existem dois tipos de macacos voadores:
- Macacos voadores benevolentes causam danos involuntariamente;
- Macacos voadores malévolos têm prazer em ferir os outros.
Existem vários sinais que indicam que você está agindo como um macaco voador, ou que pode está especialmente em risco de fazê-lo:
Necessidade de agradar as pessoas
Como muitos macacos voadores benevolentes tem necessidade de agradar as pessoas, os narcisistas podem manipulá-los facilmente pois eles querem ser úteis.
Eles se convencem facilmente de que o narcisista precisa de ajuda, de um ente querido ou de uma segunda chance.
Dificuldade em estabelecer limites
Ter dificuldade em estabelecer limites apropriados torna você mais suscetível à manipulação por um narcisista.
Alta empatia
Pessoas altamente empáticas correm o risco de serem manipuladas por narcisistas, especialmente por meio de táticas como o love bombing. O love bombing é um sinal comum de uma pessoa tóxica, como um narcisista.
Medo do narcisista
Algumas pessoas são levadas a agir como macacos voadores através de táticas de intimidação. Os macacos voadores têm medo do narcisista ou algo a perder se pararem de apaziguá-lo. O narcisista pode até usar algo contra eles como chantagem.
Sensação de perda de si mesmo
você já sentiu que a vida do narcisista tinha muito mais coisas acontecendo do que a sua? Isso é porque você é vítima de suas táticas de manipulação.
Se você agir de acordo com os desejos de outra pessoa e, assim, machucar alguém, estará servindo como um macaco voador.
Amor pelo drama
Por parecer um motivo um tanto superficial para se tornar o macaco voador de alguém, muitas pessoas participam ativamente dos comportamentos abusivos.
O amor pelo drama faz com que pessoas se sintam do “lado bom” de um conflito enquanto ajuda um narcisista carismático a “se vingar” de outra pessoa, prejudicando-a.
Tendências psicopáticas
Embora os sinais listados anteriormente se apliquem a macacos voadores benevolentes, ter tendências psicopáticas torna mais fácil se tornar um macaco voador malévolo.
Aqueles que são altamente antissociais, amorais e gostam de infligir danos aos outros têm muito mais probabilidade de trabalhar em conjunto com os agressores.
Leia também:
Felizmente, os indivíduos psicopatas são bastante incomuns, o que significa que os macacos voadores são muito mais benevolentes do que malévolos. No entanto, se estas características se aplicarem a você, recomendamos procurar ajuda profissional.
Outros sinais
Além dessas características, se você se pega espalhando fofocas prejudiciais, espionando, enganando as pessoas e dando desculpas para os abusadores, você deve se controlar.
Esses comportamentos não são bons e significam que você está sendo usado e manipulado por um narcisista.
Como detectar macacos voadores?
Macacos voadores podem ser sua família, amigos próximos, colegas de trabalho e muito mais. Qualquer pessoa que um narcisista atraia para agir como seus fantoches.
No entanto, macacos voadores também podem ser indivíduos que você conheceu através do narcisista. Se você sente que está lidando com abuso e manipulação, há vários comportamentos a serem observados:
Fofoca
Macacos voadores beneficiam os narcisistas ao espalhar boatos e mentiras sobre outras pessoas. Se você constantemente flagrar alguém espalhando informações falsas e prejudiciais sobre você, essa pessoa pode ser um macaco voador.
Stalking
Outra grande ajuda que os macacos voadores fornecem aos abusadores é o stalking. Macacos voadores que estão próximos do alvo têm acesso ao seu paradeiro e detalhes de sua vida.
Eles relatam informações ao narcisista, que então as usará contra você. Isto se manifesta de maneiras perigosas.
Por exemplo, se você cortar contato com alguém porque foi considerado abusivo, essa pessoa pode ter macacos voadores que continuarão a espioná-lo para o agressor.
Gaslighting
Macacos voadores são ferozmente leais aos narcisistas. Muitas vezes, os narcisistas fazem o papel de vítima para seus macacos voadores e dizem que a vítima é na verdade o agressor.
Quando as vítimas confiam aos seus entes queridos sobre o que estão vivenciando, geralmente são invalidadas. Isso é um sinal claro de que você está lidando com um macaco voador.
Desculpas
Se você confidenciou a um ente querido e contou-lhe sobre o abuso que está sofrendo, e ainda assim ele continua a dar desculpas, permitindo que o narcisista continue com o abuso, então provavelmente ele é um macaco voador.
Por exemplo, se você contar a um amigo como seu parceiro é manipulador e cruel com você, mas ele diz coisas como “todo mundo comete erros às vezes” e “mas ele parece uma pessoa tão legal, então não acho que ele machucaria você de propósito”.
Esta é uma mentalidade que invalida sua experiência e permite que o narcisista continue te machucando.
O que fazer?
Se você desconfia de que é um macaco voador, então primeiro se distancie do narcisista. Pare de ouvi-lo e converse com seus entes queridos para saber o lado deles da história.
O mesmo vale para situações em que você lida com macacos voadores. Se as pessoas não estão te tratando bem, corte os laços. Pare de divulgar informações privadas sobre você. Se possível, corte completamente o contato.
Você também deve procurar ajuda profissional de um Psicólogo. Independentemente de você temer ter se tornado um macaco voador ou estar lidando com eles em sua vida, conversar com um profissional vai ajudá-lo a ir em direção de relacionamentos mais saudáveis.
Últimas postagens
Deixe um comentário