Uma das maneiras mais infalíveis de identificar um narcisista no local de trabalho é prestar atenção em quem o cerca. Ele tende a cercar-se de defensores leais que compense a sua insegurança e acalme o seu ego. No ambiente de trabalho, desenvolverá um relacionamento próximo com alguém para cultivar um sentimento de indignação contra você.
Se um narcisista tem problemas com uma decisão gerencial, por exemplo, ele terceirizará o descontentamento para outras pessoas: “É horrível o que estão fazendo comigo, não acha?”. Assim, na hora certa, essas pessoas estarão prontas para defendê-lo.
Quando um narcisista tem um problema com você, é mais provável que ouça sobre isso de um de seus lacaios: “Não está certo, a maneira como você o está tratando!”.
O que são os macacos voadores?
O narcisista depende de seguidores leais para travar suas batalhas por ele. No local de trabalho, os macacos voadores são colegas sutilmente manipulados para sentir pena, proteger e/ou agir com lealdade a um narcisista.
É improvável que questionem a versão dos eventos do narcisista, especialmente se ele estiver contando seu lado da história com a maior convicção. Também não perceberão que estão sendo manipuladas ou usadas.
Como eles servem os narcisista?
Para garantir que a sua versão da realidade seja mantida, um narcisista precisa de pessoas que concordem e apliquem a sua perspectiva.
Digamos que um narcisista esteja insatisfeito com a decisão de um gerente de mudar os integrantes de uma equipe. Ele, então, se voltará para seu macaco voador e dirá: “Isso não é injusto? O gerente mudou os integrantes da minha equipe para dificultar as coisas para mim. Não quero causar alvoroço, mas não sou o único que está chateado.”
Ele está genuinamente indignado e amargamente irritado com o gerente. Mas não porque é assim que ele se sente; ele está sendo alimentado com essa perspectiva pelo narcisista, que prefere vivamente que outros lutem suas batalhas por ele.
Leia também:
Como identificar a manipulação?
Quando se trata de identificar um macaco voador em potencial, o contexto é fundamental e é importante investigar cada instância cuidadosamente, sem fazer suposições.
Quando um colega geralmente contente, motivado e afável começa a exibir os seguintes comportamentos, é hora de prestar atenção:
- Levantar um assunto e justificar dizendo: “Não sou o único que se sente assim!”;
- Expressar preocupações seguidas de “Não estou infeliz, mas ouvi dizer que há coisas ruins acontecendo.”;
- Fazer amizade com um novo amigo de trabalho na mesma época em que seu comportamento, desempenho e/ou atitude muda para pior;
- Ele e este novo amigo acusam outro membro da equipe de bullying ou má conduta; isso é conhecido como efeito de triangulação.
Novamente, é tudo uma questão de contexto. Esses comportamentos não são uma garantia absoluta de que alguém está se tornando um macaco voador, mas vale a pena ficar de olho.
Como descobrir se você é um macaco voador?
Só porque você é uma pessoa que vê o melhor nos outros não significa que tenha que cair na armadilha do narcisista.
Existem muitos comportamentos observáveis e que indicam que alguém é um narcisista em potencial, incluindo:
- Fofocas direcionadas ou excessivas;
- Criar o hábito de acusar outras pessoas de bullying ou má conduta;
- Ouvir a mesma narrativa de vitimismo repetidas vezes.
Como ajudar?
Um gestor precisa contar com o conhecimento de que um colaborador infeliz e insatisfeito pode nunca ter se sentido assim se não fosse pelas táticas de manipulação do narcisista. Veja como gerenciar e proteger melhor a equipe caso suspeite que alguém está sendo transformado em macaco voador:
- Tenha um relacionamento robusto com quaisquer macacos voadores em potencial para que tenham menos motivos para assumir a causa do narcisista;
- Se o macaco voador chegar ao RH com uma reclamação, enfatize que você realmente quer ajudar, e que a melhor maneira de fazer isso é incentivando que a própria pessoa que está tendo um problema compareça.
Palavras finais
O narcisismo e seus comportamentos correspondentes causam sérios danos ao local de trabalho. Desde sabotar o moral até causar enormes divisões pessoais entre os colaboradores, tudo pode ser uma enorme ameaça à saúde e à felicidade de todos.
Embora este tipo de personalidade represente um desafio significativo, tanto para gestores como para colegas, existem passos que você pode tomar para mitigar a raiva do narcisista.
Últimas postagens
Deixe um comentário