Nem todos os narcisistas são traidores, mas as taxas de infidelidade entre eles são maiores. Se seu parceiro é um deles, então você já deve ter percebido que ele perdeu o interesse por você, se comportou inadequadamente no mundo online, flertou com outras pessoas na sua frente e ficou na defensiva quando questionado.
Então, identificar os principais os padrões de traição dos narcisistas é fundamental para esclarecer suas suspeitas e encontrar as melhores maneiras de lidar com a situação.
O que é um narcisista?
Em essência, um narcisista é alguém que se envolve consigo mesmo, precisa de atenção constante e carece de empatia.
Muitas pessoas podem ter traços narcisistas, mas quando esses traços são persistentes e imutáveis, receberão um diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista.
Os dois subtipos são:
- Narcisista oculto ou vulnerável: são mais inseguros e vulneráveis, tornando-os difíceis de identificar;
- Narcisista grandioso: exibem um sentimento de superioridade, parecendo ser o que a maioria das pessoas imagina que é o narcisismo.
Por que são mais propensos a trair?
Ao contrário dos convencionais, os infieis narcisistas tem maior impulsividade, sofrem de problemas de controle, experimentam falta de empatia e remorso. Além disso, os narcisistas buscam prazer por natureza, o que os leva a procurar constantemente novas fontes de suprimento, tornando mais provável a ocorrência de atos adúlteros e de traições em série.
Os 7 padrões
O narcisista infiel desenvolveu um conjunto de táticas para permitir o comportamento enganoso. Portanto, identificar esses padrões vai protegê-lo de danos adicionais e preservar seu bem-estar. Embora cada relacionamento seja diferente, abaixo estão sete sinais do narcisista infiel:
Mentiras
Desonestidade, mentira e sigilo sempre estão presentes em qualquer forma de infidelidade, e os narcisistas são mestres do engano. Um parceiro narcisista usa da personalidade encantadora para atrair, mas ele sabe que essa fachada pode desmoronar a qualquer momento.
Para evitar que isso aconteça, ele mente sobre tudo, até sobre as menores coisas que, aos olhos dele, mancham a imagem “perfeita”. Portanto, se você perceber que seu parceiro narcisista está mentindo sobre coisas triviais, é provável que ele também esteja mentindo sobre coisas maiores, como infidelidade.
Defensividade
Não espere admissão de culpa ao questionar um narcisista sobre traição. Na verdade, ele pode se ofender com isso, colocar a culpa em você e alegar que você o levou a traição. O narcisista teme perder o controle e ter sua conduta questionada, e é por isso que estar na defensiva é tão comum. A defensiva por si só é, sem dúvida, a confirmação mais complexa de que a traição está acontecendo.
Quando um narcisista é infiel, ele vai pensar que você também é, ou pode manipular a situação para fazer parecer assim. Ele acredita que mostrar uma forte aversão à infidelidade fará com que você não suspeite dele. Ele normalmente fará isso enquanto o insulta com acusações, assédio e julgamentos severos de suspeita de traição.
Infelizmente, essa tática comum vai colocá-lo em desvantagem porque, em vez de confrontar os atos adúlteros dele, agora você estará mais preocupado em se defender.
Falta de garantia
O narcisista não é apenas defensivos, ele também não é muito tranquilizador. Um parceiro narcisista é tão auto-envolvido que se torna incapaz de se separar do ego. É altamente improvável que ele valide suas preocupações sobre uma possível infidelidade, ou se sinta culpado por isso. Ele desconsiderará qualquer pedido de segurança, te deixando mais confuso e desconfiado.
Necessidade de espaço
Quando alguém inicia um relacionamento com um narcisista, encontrará bombas de amor regadas com extrema atenção e carinho. No entanto, como ele tende a ficar entediado e a perder o interesse rapidamente, essa fase geralmente dura pouco.
Aos poucos, seu parceiro narcisista, particularmente o tipo grandioso, se afasta dizendo que “precisa de espaço”, de maneiras que antes não fazia. Geralmente, isso indica que ele atingiu um limite e agora está procurando novos caminhos de excitação.
Comportamento online duvidoso
Indivíduos narcisistas têm uma necessidade contínua de autopromoção e anseiam por validação externa. Portanto, as redes sociais são a saída mais gratificante. Não é incomum que eles passem muito tempo na frente do computador.
Leia também:
Porém, se ele começar a postar comentários de flerte na foto de alguém, compartilhar detalhes pessoais com pessoas que você nunca conheceu e criar perfis em sites de namoro, isso solidifica ainda mais o envolvimento dele com atos infiéis.
Aumento de gastos financeiros
O narcisista, especialmente o do tipo grandioso, tende a ser chamativo por acreditar que seu charme e seu “apelo sexual” vêm da exibição de riquezas e possuir bens materiais. Assim, um parceiro narcisista faz compras impulsivas e gasta demais com coisas como aparelhos luxuosos, um carro chique, roupas caras e assim por diante. Esse comportamento é motivado pelo desafio de seduzir com sucesso as pessoas com quem está tentando ter um caso.
Comportamento sexual de risco
O narcisismo grandioso está fortemente ligado a uma infinidade de comportamentos sexuais de risco, incluindo múltiplos parceiros, frequentes encontros de uma noite e taxas mais altas de sexo desprotegido. Ele se sente com direito ao prazer sexual de qualquer forma. A impulsividade e abertura em relação ao sexo e à infidelidade do narcisista é uma combinação perigosa para todos os envolvidos.
Dito isso, se você é parceiro de um narcisista e contrai uma DST, então ele certamente está te traindo e, ao mesmo tempo, colocando sua saúde em risco.
O que fazer se você estiver namorando um narcisista infiel?
Se você suspeitar que seu parceiro está traindo, investigue melhor suas emoções e opções de resposta antes de confrontá-lo. Lembre-se de que o narcisista emprega táticas como negação, defensividade e até mesmo se torna abusivo.
Algumas coisas a considerar se você suspeitar que seu parceiro o traiu:
Antes de mais nada, investigue suas emoções
Dê um passo para trás e permita-se sentir as emoções desconfortáveis que a traição desencadeia. Embora isso não seja o que você gostaria de fazer, dar-se um tempo para processar os sentimentos e examinar como gostaria de lidar com o que aconteceu vai ajudá-lo a encontrar um caminho construtivo.
Planeje como abordar o assunto
Ter um plano ajuda a gerenciar melhor a resposta de seu parceiro, que certamente incluirá mecanismos de defesa como projeção e ataques verbais. Quando estiver pronto, tenha uma conversa estruturada na qual consiga transmita claramente seus sentimentos, e discuta apenas a suspeita ou confirmação da infidelidade.
Reavalie o relacionamento
Se o seu parceiro não é receptivo aos seus sentimentos, não quer se comprometer, reage de forma violenta, agressiva, e coloca sua saúde e bem-estar em risco, então é hora de seguir caminhos separados. Antes de fazer isso, certifique-se de tomar as precauções de segurança necessárias, pois o narcisista fica furioso e/ou fisicamente violento quando rejeitado.
Considere ficar junto
Embora o narcisista seja menos comprometido nos relacionamentos de longo prazo, ele é fortemente dedicado quando se sente satisfeito com seu parceiro. Então, salvar o seu relacionamento pode ser possível. Se o seu parceiro está igualmente empenhado em lidar com esta crise, uma terapia de casal será útil. Isso pode não garantir o resultado que você espera, mas fornecerá apoio emocional durante todo o processo.
Quando considerar a ajuda profissional?
Se você está lutando contra a infidelidade ou não tem certeza de como proceder, a terapia pode ajudá-lo, fornecendo um local seguro para processar emoções fortes e incentivá-lo a tomar decisões saudáveis.
Além disso, ela fornece um apoio moral fundamental para se lidar com a infidelidade, e fornece estratégias para lidar com seus efeitos.
Se você e seu parceiro decidiram salvar o relacionamento após um caso de traição, a terapia de casal será benéfica. Ela ajuda na reconstrução da confiança. Contudo, tenha em mente que este é um processo que requer intenção, esforço e comprometimento.
Pensamentos finais
Se você notar comportamentos incomuns em seu parceiro narcisista, mesmo que isso não signifique necessariamente que ele está traindo, ainda é importante discutir essas preocupações. A comunicação eficaz é fundamental para um relacionamento saudável e funcional.
No entanto, se você acredita que ele não está disposto a abordar suas preocupações, mesmo que não esteja traindo, procure um profissional para obter apoio e orientação.
Últimas postagens
Deixe um comentário