Essa dúvida ocorre porque a resposta é subjetiva, já que muitos casais combinam as regras que cada parte deve seguir. Mas, as pessoas podem pedir um tempo por diferentes razões. Porém, estar longe do parceiro não é o mesmo que terminar.
Quando os casais não conseguem ficar juntos ou mesmo conversar um com o outro sem perder o controle, eles se afastam até que tenham certeza do que desejam. Assim, pedir um tempo nada mais é do que dar um ao outro o espaço e o tempo de que precisam para repensar e obter clareza sobre sua posição no relacionamento, e o que desejam dele.
Se você e seu parceiro decidirem dar um tempo do relacionamento, precisarão conversar, porque esse tempo pode não significar a mesma coisa para ambos. Porém, deve haver limites claros e um prazo para quanto tempo a separação vai durar.
Por que os casais dão um tempo?
A razão pela qual os casais decidem dar um tempo varia. Eles podem ter a sensação de que algo no relacionamento é problemático, insatisfatório ou que a paixão está se acabando. Em vez de ser energizado pelo tempo que passam juntos, o casal se sente ansioso, esgotado ou sem inspiração.
Então, dar um tempo é bom para os relacionamentos? A resposta é sim. Para algumas pessoas, dar um tempo é uma excelente ideia. Ele permite a analise do que a parceria significa para ambos. Outras razões incluem:
- Insatisfação;
- Relacionamentos à longa distância;
- Atender às necessidades pessoais de saúde mental;
- Redefinição de relacionamento;
- Sensação de sufocamento;
- Histórico de infidelidade prévia;
- Dúvidas sobre o próximo passo.
Dar um tempo é o mesmo que estar solteiro?
Dar um tempo no relacionamento não é o mesmo que se separar. Então, não é prudente namorar outras pessoas quando você e seu parceiro se separam temporariamente. Isso não fará nenhum bem para o relacionamento.
Na verdade, isso só aumentará o abismo entre vocês. Se alguém está ficando com outra pessoa quando vocês estão dando um tempo, ela não te ama. Se te amasse, não ficaria com outra.
Leia também:
Quando é considerado traição?
Ter relações com alguém que não seja seu parceiro durante um relacionamento monogâmico é comumente considerado traição. Aqui estão 10 sinais de que uma pessoa está traindo durante um tempo no relacionamento:
- Sair para encontros românticos: mesmo que não haja envolvimento físico, o ato de ir a encontros pode ser visto como uma traição emocional;
- Beijar alguém: independentemente das circunstâncias, beijar outra pessoa costuma ser considerado traição;
- Ter relações sexuais: envolver-se fisicamente com outra pessoa durante o tempo de afastamento é frequentemente visto como traição;
- Enviar mensagens românticas ou sensuais: flertar ou enviar mensagens de teor romântico ou sexual para outra pessoa;
- Passar muito tempo com alguém específico: se dedicar excessivamente a outra pessoa pode gerar suspeitas e sentimentos de traição;
- Manter segredos sobre novas amizades: ocultar novas amizades ou contatos do parceiro pode ser visto como uma traição de confiança;
- Desenvolver uma conexão emocional profunda com alguém: formar laços emocionais fortes com outra pessoa pode ser visto como uma traição ao relacionamento original;
- Publicar fotos comprometedores nas redes sociais: compartilhar imagens que insinuem um relacionamento com outra pessoa;
- Conversar sobre problemas do relacionamento com outra pessoa: confiar a alguém de fora do relacionamento os problemas íntimos pode ser visto como traição emocional;
- Planejar um futuro com outra pessoa: fazer planos de longo prazo com outra pessoa durante o tempo de afastamento, como viagens ou morar juntos, é frequentemente considerado traição.
Por que não se deve ficar com outra pessoa?
Manter silêncio sobre sua vida afetiva durante a separação levará a problemas de confiança. O objetivo de dar um tempo no relacionamento é para que cada um se conheça fora dele. Ficar com outra pessoa tornará isso difícil. Lembre-se, dar um tempo no relacionamento é para ambos explorarem o que precisam.
Como seguir em frente?
Vocês podem seguir em frente juntos, especialmente se não definiram limites antes do intervalo. Mas, esta decisão é muito pessoal não se deve minimizá-la. Será necessário verificar o nível de afeto que sentem, e se podem confiar um no outro daqui para frente.
Para concluir, é fundamental aprender a se comunicar melhor. Ela é o melhor remédio para momentos difíceis. Dar um tempo no relacionamento pode ser desafiador e gerar incertezas sobre o que fazer e o que não fazer. Mas, se você acredita que dar um tempo é o caminho para melhorar as coisas, você precisa estabelecer regras.
Pensamentos finais
O que é considerado traição quando se está dando um tempo no relacionamento nem sempre está claro. É importante ter uma boa comunicação sobre as expectativas o mais cedo possível, de modo a evitar um estresse adicional no relacionamento.
Conversar com um Psicólogo se torna de grande valia para esclarecer isso, além de apoiá-lo no enfrentamento das preocupações para promover uma pausa saudável.
Últimas postagens
Deixe um comentário