Ghosting é a prática de encerrar um relacionamento com alguém retirando, repentinamente, toda a comunicação sem dar qualquer explicação. Ele é uma das táticas de manipulação mais irritantes que os narcisistas usam.
Existem cinco razões pelas quais um narcisista dá um ghosting:
Confundir
Para os narcisistas, as pessoas que eles abusam nada mais são do que fontes de suprimento, enquanto a oferta narcisista é a validação, admiração, garantia, poder e controle que eles obtêm do ambiente ao seu redor.
Para que um narcisista transforme você em uma fonte confiável de suprimento narcisista, ele precisa estar em uma posição de poder e controle. Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é usando do ghosting.
Como a confusão é a incapacidade de pensar com clareza ou rapidez, então quando alguém está confuso ele se sentirá desorientado e terá dificuldade em prestar atenção, lembrar e/ou tomar decisões.
Veja bem, antes de um narcisista iniciar a fase de desvalorização, ele frequentemente arrasta a pessoa de quem está abusando por uma fase de espelhamento e falsificação futura.
Neste contexto, o espelhamento refere-se à capacidade do narcisista em usar as informações que recolhe para criar uma identidade falsificada e com a qual a pessoa que está a abusar possa se relacionar.
Por exemplo, se você disser ao narcisista: “Estou passando por um momento muito difícil agora. Ontem à noite descobri que meu pai só tem seis meses de vida.”, ele poderia espelhar você dizendo: “Não quero tirar nada do que você acabou de dizer, mas perdi um parente próximo há alguns anos. Eu só queria que você soubesse que eu entendo o que você está passando.”
Com o tempo, o espelhamento faz com que a pessoa de quem o narcisista está abusando se sinta ouvida, compreendida e valorizada.
Por exemplo, se um pai narcisista dissesse “Ei. Vou comprar um sorvete para você no caminho para casa se você disser a essa garçonete que tem 10 anos em vez de 12, para poder comer de graça”, mas não tem a intenção de comprar o sorvete, então isso é uma falsificação futura.
Este foi um exemplo muito simples de falsificação do futuro, mas em uma escala maior (ou seja, casamento, promoções, férias, objetivos, etc.), a falsificação do futuro é usada para manipular a pessoa que está sendo abusada, fazendo-a acreditar que terá um futuro brilhante com o narcisista.
Com o tempo, o espelhamento e a falsificação do futuro manipulam aqueles que sofrem abusos, fazendo-os acreditar que o narcisista é alguém que pode ajudá-los a se tornarem as melhores versões de si mesmos.
Quando isso acontece, as pessoas muitas vezes atribuem seus pensamentos, sentimentos, emoções e necessidades ao narcisista.
Fazer você duvidar de si mesmo
É muito comum que os narcisistas dêem um ghosting em você para manipulá-lo e fazê-lo duvidar de si mesmo, e isso lhes dá uma quantidade enorme de suprimento.
Leia também:
Eles, então, aproveitam essa oportunidade para invalidar, desvalorizar e te degradar, permitindo-lhes projetar todos os seus pensamentos, sentimentos e emoções dolorosas.
Receber atenção
Os narcisistas têm um grandioso senso de auto-importância, acreditam que são especiais e únicos, têm um senso de direito e acreditam que os outros têm inveja deles.
Estas são as autovisões irrealisticamente positivas. Agora, para as manter, eles precisam validação externa. Esta validação externa é a oferta narcisista.
Outra das razões pelas quais um narcisista dá um ghosting em você é porque quer que você lhe dê algum tipo de suprimento. Neste caso, a atenção.
Contudo, em vez de invalidar, desvalorizar e degradar a atenção recebida, ele usa essa atenção para dizer a si mesmo: “Está vendo? Eu não sou desagradável ou indesejado. Veja o quanto estão tentando entrar em contato novamente.”
Bloquear
O termo “bloquear” refere-se à recusa de um narcisista em participar da comunicação e conexão do relacionamento.
Por exemplo, imagine que você está ligando para o narcisista para confrontá-lo sobre algum dinheiro que ele roubou. Ele atende e você diz: “Ei, eu sei que você roubou dinheiro de mim. Eu preciso que você devolva!”
*clique*. Ele desliga.
Você tenta enviar uma mensagem, mas ela não vai. Você tenta ligar algumas horas depois e ninguém atende.
Portanto, o narcisista bloqueia você por meio do ghosting para evitar assumir a responsabilidade por seu comportamento.
Como descarte
Descartar é quando alguém se livra de alguém ou de algo que não considera mais útil ou desejável. No contexto narcisista, o descarte pode manifestar-se sob a forma de ghosting.
Palavras finais
O ghosting narcisista é um comportamento complexo e prejudicial que reflete a falta de empatia, a necessidade de controle e os mecanismos de defesa disfuncionais dos indivíduos narcisistas.
Ao compreender as motivações subjacentes a essa tática, podemos nos proteger de suas consequências negativas e promover relacionamentos mais saudáveis e autênticos.
Últimas postagens
Deixe um comentário