Quando você ouve a palavra narcisista, o que você pensa? Talvez pense em um parceiro egocêntrico ou manipulador, ou alguém de quem algum guru de relacionamento nas redes sociais incentiva a ficar longe.
Mas, uma narcisista diagnosticada atendida por mim topou em dar sua própria opinião para esclarecer alguns mitos típicos e alarmistas, alegando que o distúrbio não é exatamente o que as pessoas pensam.
Ela só descobriu que tinha um Transtorno de personalidade narcisista em janeiro deste ano, mas tem lidado com seus sintomas, sem saber, durante a maior parte de sua vida.
Ao dizer às pessoas que ela é narcisista, a jovem de 27 anos afirma que muitos rapidamente a rotulam de “cruel”, “má” e até “demoníaca”. E embora a falta de empatia e o comportamento coercitivo estejam entre os traços típicos do narcisismo, isso apenas arranha a superfície.
Ela continuou:
Um grandioso senso de identidade, fantasias irrealistas de alcançar riqueza e um desejo adicional de estar associado a indivíduos de alto status são três sintomas comuns dela.
No entanto, esta minha paciente tem lutado particularmente com a necessidade de admiração excessiva, inveja e de estabelecer expectativas irracionais para si mesma, como parte do que é conhecido como “narcisismo oculto”.
Este é o lado mais introvertido do transtorno, com esta paciente não aparecendo como uma narcisista estereotipada “barulhenta e orgulhosa”, mas em vez disso se sentindo muito inferior e envergonhada de sua condição amplamente egocêntrica.
Ela também admite que explorar os outros para ganho pessoal tem sido outra de sua característica, tornando-a impossível de se apaixonar verdadeiramente ou manter relacionamentos saudáveis.
No entanto, a terapia a ajudou a superar isso e ela afirma que seu antigo eu não é mais reconhecível.
Ela, portanto, acredita que quando não gerenciado, o narcisismo é incrivelmente prejudicial – especialmente em um relacionamento – mas ainda existem alguns grandes equívocos. Ela continuou:
Em meio a esses equívocos, esta paciente recorreu à Internet para aumentar a conscientização sobre o narcisismo e outros problemas de saúde mental. Por ser influenciadora digital, ela agora conquistou mais de 75.000 seguidores em uma rede social, graças aos seus regulares desmascaramentos de estigma e vídeos explicativos.
Às vezes, ela também posta vídeos com seu parceiro – um sociopata diagnosticado. Os dois vão para a terapia e ajudam um ao outro a lidar com seus distúrbios.
Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.
Olá! Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a política de privacidade.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Deixe um comentário