As redes sociais fazem parte do dia a dia e dos relacionamentos, então conhecer um homem que curte fotos de outras pessoas em diferentes plataformas não é incomum. Ele pode curtir fotos de outras pessoas nas rede sociais por vários motivos, e isso nem sempre é um ameaça para o relacionamento.
Embora às vezes seja uma simples demonstração inocente de amizade, em outras ocasiões podem significar que:
- Eles são amigos íntimos;
- Eles são colegas de trabalho, familiares ou amigos;
- Ele costumava gostar de suas fotos antes de iniciar o relacionamento com você;
- Ele não acredita que há algo de errado com isso;
- Ele é atraído pela pessoa;
- Ele não acha que isso te incomoda;
- Ele não está mais interessado em seu relacionamento;
- Ele está procurando atenção;
- Ele está procurando alguém para ter um caso.
Diante disso, é natural que você sinta ciúmes ou desenvolva inseguranças que afetam sua autoestima, especialmente se isso ultrapassar seus limites pessoais. Curtir as fotos de outras pessoas não é inerentemente ruim.
Então, curtir as fotos de outras pessoas tornará inapropriado se:
- Causar desconforto;
- Afetar sua autoestima;
- A foto for vulgar;
- A pessoa for alguém com quem seu parceiro já se envolveu ou;
- A pessoa é alguém por quem ele já se sentiu atraído.
As pessoas geralmente estão familiarizadas com os amigos do parceiro e, normalmente, não deixam que os sentimentos de insegurança atrapalhem o relacionamento.
De um ex parceiro romântico
Se o homem que curte fotos de outras pessoas o faz no perfil de uma ex, por exemplo, e sabe que esse comportamento é inaceitável para você, então isso é inapropriado e enganoso.
Para ser considerado um ato normal, ambos os parceiros têm de expressar sua aceitação desde o início, bem como concordar com o que é permitido. Se vocês são amigos do ex dele, ou se vocês têm um entendimento mútuo do que é considerado aceitável na relação com um ex, curtir fotos pode ser tolerado e até normal.
Mas, quando um parceiro quebra esse acordo, ele viola os limites previamente estabelecidos e engana o outro. Algumas dicas para ajudar a lidar com o fato de que seu parceiro gosta das fotos de uma ex incluem:
- Priorize o autocuidado;
- Aproveite esta oportunidade para melhorar a comunicação em seu relacionamento;
- Permita-se sentir suas emoções plenamente, mas tente não agir sob a influência delas;
- Não se culpe;
- Permita que seu parceiro explique;
- Pratique habilidades saudáveis de resolução de conflitos.
De um influenciador ou celebridade
A maioria das pessoas segue e se envolve com seus influenciadores e celebridades favoritos nas redes sociais, então curtir suas fotos é considerado normal. Algumas tendem a moldar personas online que ajudam a aumentar sua visibilidade ganhando mais seguidores e curtidas.
No entanto, se seu parceiro está fazendo algo com o qual você não se sente confortável, é importante não reprimir seus sentimentos e optar por processar e comunicar suas emoções. Algumas dicas práticas para lidar com um homem que curte fotos de outras pessoas incluem:
- Encontrar maneiras de reconstruir a confiança em seu relacionamento;
- Aprender a deixar de ser inseguro;
- Evitar ficar na defensiva;
- Compartilhar os sentimentos com seu parceiro;
- Estabelecer limites nas redes sociais.
Da pessoa de biquíni
Seu parceiro curtindo fotos de biquínis de outras mulheres pode ser considerado normal se for a foto de um familiar ou amigo próximo, ou se você já concordou que isso é aceitável.
Mesmo que uma das fotos das mulheres seja de uma amiga em comum, isso se torna desconfortável para você e para a outra pessoa se ultrapassar os limites do razoável. Lidar com seu parceiro curtindo fotos de biquínis fará você se sentir inseguro e preocupado que haja algo mais acontecendo.
Algumas etapas práticas a serem tomadas para encontrar uma solução incluem:
- Revisar os limites nas redes sociais;
- Conversar com seu parceiro sobre por que isso o incomoda;
- Pedir à ele uma justificativa.
De colegas de trabalho
Curtir as fotos de colegas de trabalho pode ser uma parte normal da formação e manutenção das amizades no local de trabalho. Seu parceiro pode ser alguém amigável com seus colegas de trabalho, independentemente do gênero, e isso ajuda a promover um ambiente de trabalho mais positivo.
Lidar com seu parceiro curtindo as fotos de seus colegas de trabalho vai fazer você se sentir como se estivesse competindo pela atenção dele.
Leia também:
Portanto, encontrem uma maneira de reconstruir a confiança e a conexão no relacionamento, definam datas e horários em que ambos passem bons momentos juntos, priorizem suas necessidades e pratiquem uma comunicação saudável.
De amigas íntimas
Um homem que curte fotos de outras pessoas, principalmente de amigas íntimas, levanta alguns sinais de alerta. Isso é considerado inapropriado se eles já tiveram um relacionamento ou foram íntimos no passado, ou se seu parceiro já teve uma atração por essa pessoa.
Ter amigos do gênero oposto é um problema quando representa um risco para a saúde do relacionamento.
É importante que você faça isso sem julgamentos, pois seu parceiro pode não perceber que está fazendo algo errado. Explorar o que os comportamentos de seu parceiro significam em um nível pessoal vai ajudá-lo a esclarecer os próprios sentimentos, facilitar a comunicação e entender quaisquer experiências do seu passado que estejam distorcendo sua percepção.
Algumas dicas práticas para lidar com seu parceiro curtindo as fotos de suas amigas íntimas incluem:
- Conhecer melhor a relação dele com os amigos;
- Expressar suas preocupações sem fazer julgamentos (tente usar declarações que comecem com “eu”);
- Peça esclarecimentos antes de presumir o pior;
- Estabeleça ou revise limites;
- Procure apoio e segurança de amigos e familiares.
De seus amigos
Seu parceiro pode curtir as fotos de seus amigos para impressionar, tentando se envolver e se relacionar com seus amigos nas redes sociais. No entanto, isso também pode ser um sinal de desrespeito a você e ao relacionamento. Esse comportamento se torna imprudente, desrespeitoso e inapropriado quando é mais do que apenas uma curtida amigável ou as fotos são vulgares.
Lidar com um parceiro curtindo as fotos de seus amigos fará você questionar o status de seu relacionamento. Você pode se preocupar que ele esteja te usando você para se aproximar deles. Para superar isso:
- Converse com seu namorado;
- Defina expectativas claras;
- Evite assumir ou culpar até que seja capaz de obter mais informações e conseguir uma explicação.
De roupas íntimas ou lingerie
Se você vir um homem que curte fotos de outras pessoas que estão com roupas íntimas ou lingerie, preocupe-se imediatamente.
Esse comportamento é inapropriado, pois mostra desrespeito, falta de consideração e mecanismos de enfrentamento pouco saudáveis. Algumas dicas para conversar incluem:
- Explique ao seu parceiro por que isso causa desconforto;
- Reafirme o compromisso entre você e seu parceiro;
- Peça esclarecimentos: por que ele está curtindo fotos de mulheres com lingerie?
E se ele tiver uma conta secreta?
Se o seu parceiro tem uma conta secreta nas redes sociais, então isso é um grande sinal de alerta para questões relacionadas ao sigilo, a mentira e a potencial infidelidade. Ele criou algo para esconder de você deliberadamente, o que é enganoso, desonesto e prejudicial.
Descobrir que seu parceiro tem uma conta secreta fará você questionar o compromisso dele com você, a honestidade e o futuro da parceria. Você também pode começar a se sentir inseguro, bem como questionar se ele está falando ou até se encontrando com outras pessoas em segredo.
Se você encontrar a confirmação de que seu namorado tem uma conta secreta, primeiro peça a ele para fornecer mais detalhes sobre quando e por que ele a criou, tenha uma conversa aberta e honesta, e estabeleça termos e condições mútuas para uso das redes sociais.
Quando procurar a ajuda?
Um Psicólogo sempre ajuda os casais a restaurar a confiança, incentivando cada parceiro a fazer mudanças graduais e que mostrem seu compromisso com o relacionamento.
A terapia conjunta e/ou individual vai ajudar com os sentimentos de insegurança, ansiedade de relacionamento, preocupações com a imagem corporal e baixa autoestima, que podem ser desencadeadas por envolvimento inadequado com as redes sociais.
Palavras finais
Você e seu outro significativo são os únicos a fazerem esse julgamento, pois cabe a vocês definirem o que considera apropriado. Se você notar sinais de uso e engajamento inapropriados ou relacionados às redes sociais, tente sempre conversar primeiro, de modo a entender suas motivações antes de reagir.
Últimas postagens
Deixe um comentário