Cabeçalho site

Psicólogo para atendimento online em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Quais os aspectos positivos do borderline?

Início » Outros » Quais os aspectos positivos do borderline?

Quais os aspectos positivos do borderline?

Alguém com Transtorno de personalidade limítrofe pode ter pontos positivos? Quais os aspectos positivos do borderline?


Idioma:

Alta perspicácia

A capacidade de detectar emoções ocultas e perceber dinâmicas subliminares pode ser muito valiosa. Ela permite percorrer melhor pelas situações sociais e entender as verdadeiras intenções das pessoas ao redor.

Pessoas com borderline geralmente têm uma capacidade aumentada de detectar expressões faciais e mudanças sutis de humor em comparação a outras pessoas.

Essa habilidade perceptiva também contribui para o sucesso pessoal e profissional, pois o borderline faz observações e toma decisões astutas com base em sua intuição aguçada.

No entanto, este presente também vem com desafios. Sua capacidade de reconhecer hipocrisia, injustiça e engano dificulta sua vida, pois pode ser difícil ignorar ou tolerar tais comportamentos.

Pode ser desanimador testemunhar repetidamente a discrepância entre as palavras e ações das pessoas, levando a uma maior frustração na sua busca de autenticidade e justiça ao longo da vida.

Profunda empatia

Um empático é alguém com tanta empatia que sente dor alheia como sua; às vezes eles não conseguem separar suas próprias emoções dos outros.

Um dos aspectos positivos mais salientes do Borderline é a sua capacidade única de compreender e ter profunda empatia com outras experiências emocionais.

Além disso, a experiência pessoal com a dor emocional lhe concedeu uma compreensão profunda do que significa sofrer. Essa compreensão permite oferecer consolo e apoio àqueles que estão tristes, ansiosos ou de luto.

A imagem apresenta uma pintura ou obra de arte de uma pessoa com a mão no rosto. As partes visíveis incluem cabelo penteado para trás e uma orelha, com os dedos repousando suavemente na bochecha e na têmpora. A paleta de cores é quente, composta principalmente por tons de marrom e bege.

Sem pronunciar uma palavra, a presença do borderline transmite uma profunda empatia e uma compreensão tácita das lutas. Sua capacidade de se conectar em um nível emocional, de realmente ver e reconhecer a turbulência interior, fornece uma sensação de validação.

Amar profundamente

Por trás da turbulência emocional e das violentas mudanças de humor está um coração que parece excepcionalmente profundo. O amor por alguém com borderline não é superficial ou fugaz; é uma experiência profunda e abrangente.

Outros nem sempre podem ver ou compreender isso, mas as pessoas com borderline têm a capacidade de amar e cuidar dos outros.

Quando alguém com borderline ama, o faz com todo o seu ser. Ela investe plenamente em seus relacionamentos e abraça a intensidade e a vulnerabilidade que isso acarreta. Ela não têm medo de expressar seus sentimentos, oferecendo cuidado e carinho genuínos por seus entes queridos.

Alguém com TPB muitas vezes adora de uma forma que transcende as definições convencionais. Como sabem como é ser atípico, sabem abraçar a singularidade de cada pessoa.

O seu amor também pode ser acompanhado de medo e inseguranças. O medo de ser abandonado ou rejeitado acarreta em problemas na manutenção de relacionamentos estáveis e saudáveis.

Sensibilidade para a arte

A dor experimentada pelo borderline pode ser imensamente profunda, muitas vezes desafiando as limitações da expressão verbal. Nesses momentos, as artes se tornam um poderoso canal através do qual sua alma encontra sua voz.

Muitas pessoas com borderline canalizam sua dor visualmente, poeticamente, musicalmente ou de outra forma. Historicamente, artistas, escritores e atores/atrizes talentosos ganharam sentido com seu sofrimento mental e ansiedade existencial.

Ao explorar a sua essência criativa e usar meios artísticos para expressar as suas lutas mais íntimas, ele recupera o poder e recusa-se a ser confinado pela vitimização.

A imagem apresenta uma pintura ou obra de arte. A pessoa está sentada em frente a um cavalete e pintando uma tela. A pintura retrata um cenário de pôr do sol sobre um corpo d’água, possivelmente um lago, com montanhas ao fundo e o sol refletindo na superfície da água. A pessoa parece estar segurando um pincel e uma paleta, com várias cores de tinta visíveis na paleta. Também há vários pincéis descansando em um suporte ao lado da tela. O ambiente sugere um espaço interno com luz natural vindo de trás, possivelmente de uma janela, iluminando tanto o pintor quanto a pintura.

Através da expressão criativa, o borderline estende um alcance sincero ao mundo. Ao compartilhar suas criações artísticas, se torna um farol de conexão e compreensão para outras pessoas que também estão lutando com emoções semelhantes.

Leia também:

Saber o que é um trauma invisível

O sofrimento dele é muitas vezes descartado ou negligenciado, particularmente quando são evidentes. No entanto, ele entende em primeira mão a profundidade que há por trás de uma fachada.

Ao contrário de uma lesão física ou incapacidade, o borderline é invisível. Uma das condições mais dolorosas que alguém poderia ter.

Suas experiências lhe concederam profunda compaixão e visão sobre as complexidades das emoções e lutas humanas.

Através de sua própria jornada pelas profundezas da dor emocional, as pessoas com TPB desenvolvem uma perspectiva única e sensibilidade ao sofrimento dos outros. Conhecem em primeira mão o impacto dos factores sociais e sistémicos na saúde mental e no bem-estar.

Essa compreensão o leva a lutar pela justiça social, fazer ouvir vozes marginalizadas e criar espaços de inclusão e aceitação.

Ver beleza no mundo

Embora a sensibilidade seja tentadora às vezes, ela também dá uma compreensão profunda da beleza. O amor não é garantido, e mesmo os gestos ou expressões de afeto mais simples evocam sentimentos avassaladores no borderline.

Como uma pessoa naturalmente sensível, o borderline tem uma profunda capacidade de sentir e ter empatia com a dor coletiva do nosso mundo.

As pequenas coisas “da vida, como um único verso de uma música, ou um gesto sincero de um parceiro romântico, causam uma impressão profunda e duradoura.

Embora a intensidade das emoções seja desafiadora, é importante perceber que essa sensibilidade também é um presente. Ela abre você para um mundo de riqueza e profundidade, onde se pode experimentar momentos de profunda conexão, alegria e admiração de maneiras que os outros podem não compreender totalmente.

Resiliência

Como uma árvore resiliente, ele pode se curvar sob o peso dos desafios, mas não deixa que eles o derrubem. A dor e o desespero que experimentados dão uma compreensão profunda de que cada dia é um presente precioso.

O borderline molda o indivíduo e o força a olhar para dentro, tornando-o mais forte.

A cada dia que passa, o borderline fica mais forte e se transforma em um guerreiro que não apenas lida com os sintomas, mas também sobrevive às inevitáveis provações e tribulações que a vida traz.

A imagem retrata uma cena serena de uma floresta. As árvores altas e esguias têm troncos escuros e estão principalmente sem folhas. No centro, destaca-se uma árvore distinta com flores rosadas e brancas em plena floração, contrastando com as árvores nuas ao redor. O chão da floresta está coberto de folhas caídas e pequenos trechos de grama. A luz do sol penetra pelo dossel, criando um brilho suave e destacando a árvore florida como ponto focal.

Sua identidade vai muito além das flutuações superficiais das mudanças de humor. Há um núcleo que é inabalável e determinado a abraçar a vida em toda a sua vívida complexidade.

Palavras finais

O resultado final é o seguinte: não dispense ninguém com borderline por causa de seu distúrbio.

Vilanizar alguém com qualquer distúrbio é um erro, mas permitir que as opiniões da mídia e de outras pessoas alterem negativamente sua percepção só promoverá mais equívocos.

Reserve um tempo para se envolver e aprender com alguém com borderline. Eles têm muito a oferecer e podem tornar a vida maravilhosa.

Borderline (21) Depoimentos (6) Narcisismo (288) Outros (237)


Comentários

2 respostas para “Quais os aspectos positivos do borderline?”

  1. Avatar de Fernanda Veronezi marques
    Fernanda Veronezi marques

    ler sobre o trastorno de borderlaine, so me abriu mais sobre o assunto. Tive um relacionamento com um homem que eu consegui identificar os sintomas do transtorno nele, pois ate então todos sempre achavam ele e bravo, impulsivo bipolar e lendo pesquisando vi que não era isso sim borderlaine, e muito dificil conviver com alguem assim faço terapia a 20 anos acho que ate por isso permanecia ate que muito tempo nessa relação quase dois anos. Tentei de varias formas ajudar apoiar e ate mesmo levando a terapias , mas as recaidas sempre viam e isso cada vez pior fazendo uso de alcool e drogas. Tinha sempre a sensação de estar andando em ovos , cuidando o que falar ou agir, onde ele podia me segurava para não ter contato com amigos e vida social ate com a minha família, o ciumes era algo sem palavras sempre desconfiando. Fora s momentos de explosão e sai de casa , crises de ansiedade depois do que fazia sempre ocorria. O arrependimento e a fala de que ia mudar que precisava de mim pra isso era constate , tinha uma dependencia emocional de mim declarações de me amar de mais o que me sufocava e adoecia. Muito dificil largar essa situação me fazia chantagens de suicidio de uso de drogas e outras coisas. E um processo muito doloroso pra ambos com certeza, mas não é possivel conviver com alguem sem tratamento. Gostaria de deixar meu relato.

    1. Obrigado pelo seu relato! Certamente ajudará outras pessoas com uma situação parecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *