A maioria dos narcisistas constroem relacionamentos de uma forma que envolvem comportamentos abusivos contra seus parceiros. Principalmente por meio da manipulação psicológica.
A fase de descarte do relacionamento é o terceiro e penúltimo de um ciclo de 4 estágios do abuso narcisista. Os quatro estágio, ou padrões de relacionamento narcisista, são os seguintes:
- Idealização: você recebe amor, presentes, elogios e carinho;
- Desvalorização: você é criticado, rebaixado e desprezado;
- Descarte: você é rejeitado em um processo que parece uma separação;
- Hoovering: você recebe atenção, desculpas e promessas de mudança, como uma tentativa de trazê-lo de volta ao relacionamento;
Idealização
Este estágio também é conhecido como estágio de apreciação e é tipicamente caracterizado pelo love bombing.
Não importa o tipo de relacionamento, seja romântico, amigável, profissional ou outro. Ele se move rapidamente e tem uma qualidade fervorosa. Num relacionamento amoroso, o narcisista irá deslumbrá-lo com presentes e elogios. Ele fará você se sentir especial e parecerá extremamente atraído. Vai parecer que ele se apaixonou imediatamente e que isso estava destinado a acontecer.
Apesar de parecerem inocentes ou cativantes, algumas táticas de controle estarão presentes desde o início. Por exemplo, culpar ou envergonhar você por passar tempo com outras pessoas fora do relacionamento.
Numa amizade, o narcisista vai te elogiar, passar muito tempo e depender de você para todo tipo de coisa. Com um chefe narcisista, você terá a sensação de que é o funcionário dos sonhos e que ninguém é tão bom no trabalho quanto você. Haverá indícios de aumentos e promoções que na verdade não se materializam.
Outras táticas comuns de manipulação que um narcisista usará durante o estágio de idealização incluem fingir empatia, demonstrar interesse excessivo, fazer falsas promessas e espelhar as palavras e ações da vítima.
Desvalorização
A fase de desvalorização, também conhecida como fase de depreciação, vem a seguir. Muitas vezes começa devagar. O narcisista dará dicas sutis de que você fez algo errado, que esqueceu algo importante ou que magoou os sentimentos dele. Sua tentativa será de provocar insegurança.
Alguns outros sinais incluem:
- Comportamento passivo-agressivo;
- Críticas sutis;
- Jogos mentais que parecem inofensivos;
- Xingamentos;
- Falta de empatia e validação;
- Comparações com outros;
- Humilhações.
Você questionará suas próprias memórias e julgamento e se esforçará para melhorar, para que o narcisista não o abandone. Ele também se envolverá em projeções narcisistas, onde evita aceitar a responsabilidade por seu próprio comportamento, projetando-a em você.
Leia também:
A fase de desvalorização deixará você deprimido, ansioso, confuso e com medo de perder o relacionamento.
Descarte
Nas fase do descarte o narcisista romperá repentinamente o relacionamento e te descartará. Pode ser porque ele não sente mais que está recebendo suprimento narcisista suficiente (atenção, admiração, controle) e/ou porque encontrou outra pessoa.
Muitas vezes, o abuso aumenta ainda mais durante esta fase, pois o narcisista quer deixar o relacionamento como sendo o “vencedor”. A vítima muitas vezes fica confusa e arrasada pela perda do relacionamento e pela maneira dura como tudo aconteceu.
Hoovering
Neste estágio, o narcisista usa seu charme e habilidades de manipulação para colocar você de volta sob seu controle. Ele pede desculpas, promete mudar e diz tudo o que você deseja ouvir.
É semelhante à fase do love bombing, então ele vai levá-lo para férias luxuosas, enchê-lo de presentes e elogios e fazer grandes declarações de amor. Naturalmente, você quer acreditar no que ele está dizendo e prometendo, porque ainda mantém a esperança de que as coisas possam dar certo.
Quanto mais o ciclo se repete (e isso pode acontecer com muita frequência), mais ele prejudica a confiança, a resiliência e o senso de identidade e realidade da vítima. Sentimentos de desamparo e desesperança tomam conta, deixando você incapaz de escapar sem ajuda.
Palavras finais
Abordamos as características de cada fase, os impactos psicológicos devastadores que elas causam nas vítimas e os desafios inerentes à ruptura de um relacionamento com um indivíduo narcisista.
Agora, reflita sobre a importância de reconhecer os sinais do abuso e buscar ajuda profissional especializada. A jornada de cura e reconstrução da vida após um relacionamento tóxico com um narcisista exige força, resiliência e apoio.
Permita-se reconstruir sua autoestima, resgatar sua identidade autêntica e estabelecer relacionamentos saudáveis e nutritivos. Lembre-se: você não está sozinho(a). Existem diversas ferramentas e recursos disponíveis para te auxiliar nesse processo de cura e transformação.
Priorize seu bem-estar emocional e mental, e caminhe em direção a uma vida livre do ciclo de abuso narcisista.
Últimas postagens
Deixe um comentário