Hoje, 1º de junho, é o Dia Mundial da Conscientização sobre o Abuso Narcisista.
Este dia tornou-se mundialmente conhecido por ser uma oportunidade para apoiar aqueles que sofreram abuso narcisista, educar o público e promover a cura para os sobreviventes.
Objetivo
O Dia Mundial da Conscientização sobre o Abuso Narcisista começou em 2016, sendo comemorado pela primeira vez pela psicoterapeuta Bree Bonchay.
Afinal, pessoas em relacionamentos românticos ou outros relacionamentos próximos com indivíduos com Transtorno de personalidade narcisista geralmente tem dificuldade em reconhecer os sinais de abuso.
O que significa ser narcisista?
Embora a palavra “narcisista” seja comumente usada para descrever qualquer pessoa cheia de si, seu significado é mais profundo do que isso.
Ele envolve um padrão de comportamento destrutivo e prejudicial que causa graves impactos mentais nos outros.
As vítimas de abuso narcisista experimentam coisas como gaslighting, isolamento e negligência, e são regularmente insultadas por um parceiro, amigo, membro da família ou até mesmo por estranhos.
As mais impressionáveis não percebem que o abuso está acontecendo, pois internalizam a confusão, ocasionando mais danos mentais e aumentando a autodepreciação.
Infelizmente, os efeitos do abuso narcisista são relativamente pouco estudados e geralmente difíceis de se obter estatísticas.
Isto aumenta o desafio de por um fim nele, mas ainda é possível fazê-lo sensibilizando e educando as pessoas sobre o que constitui tal abuso, como identificar os abusadores e o que pode ser feito para ajudar as vítimas e os sobreviventes.
Leia também:
Uma violência silenciosa
Diferentemente do abuso físico, que muitas vezes deixe cortes, hematomas e outros sinais claros, o abuso narcisista é mais difícil de identificar.
Ele sempre passará despercebido se não houverem leis que proíbam jogos mentais, intimidação ou xingamentos.
Mesmo que hematomas e ossos quebrados cicatrizem muito mais rápido do que um espírito quebrantado, o abuso cometido por um narcisista é real e extremamente prejudicial para a vítima.
Muitas vezes, leva anos para se recuperar desse tipo de abuso.
Palavras finais
O Dia Mundial da Conscientização sobre o Abuso Narcisista também é um testemunho da resiliência e da bravura dos sobreviventes.
Oferece-lhes um refúgio seguro para partilharem as suas histórias, encontrarem consolo e conectarem-se com uma comunidade de apoio que realmente compreende a sua jornada é fundamental.
Ao promover a compaixão e a cura, capacitamos os sobreviventes a recuperarem as suas vozes e a tomarem medidas significativas em direção à recuperação.
Juntos, permanecemos unidos no nosso compromisso de tornar visíveis as feridas invisíveis do abuso narcisista e de criar um mundo onde os sobreviventes sejam recebidos com compreensão, empatia e solidariedade.
Se você ou alguém que você conhece está sofrendo algum tipo de abuso, saiba que você tem recursos disponíveis.
A terapia, seja presencial ou online, pode ajudá-lo a se curar dos seus efeitos nocivos.
Últimas postagens
Deixe um comentário